CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Daniel Wolf um autêntico bioprodutor: 1ª Integração lavoura pecuária floresta do bioma amazônico!

Publicado em 14/06/2023

Divulgação
Tejon com Daniel Wolf, da Fazenda Gamada

Estou aqui em Nova Canaã do Norte, Mato Grosso, ao lado do Daniel Wolf que vai nos dizer um aspecto fundamental, importantíssimo, do nosso Agroconsciente. Como é que a gente consegue efetivamente, ao contrário de tirar árvores, plantar mais árvores e ter uma atividade de agronegócio extraordinariamente saudável, rentável e muito inteligente. É na Fazenda Gamada, aqui em Nova Canaã do Norte. E o Daniel é o executivo que toma conta dessa operação. Daniel explica para nós como isso é possível e real e não é simplesmente uma história, uma conversa, eu diria, para boi dormir. É uma realidade.

“Eu vou contar um pouco da nossa história que começou em 1975 quando a família e o meu pai Mario Wolf vieram para cá, neste município, e a preocupação com a preservação é desde aquela época. Então hoje nós temos três propriedades, que tem 50% de reserva legal, e dentro dessa propriedade, da Fazenda Gamada, nós temos uma unidade de referência tecnológica em parceria com a Embrapa desde 2009 que é integrar os sistemas: agricultura, pecuária e floresta para otimizar a utilização da terra sem a necessidade de abertura de novas áreas e com isso aumentou a produtividade da fazenda e conseguimos diversificar a produção dentro da fazenda. Então nós produzimos grãos, carne, e temos uma agroindústria de nutrição animal que integra todas essas iniciativas em um projeto só e além disso genética de Nelore P.O”.

Daniel, e isso tudo explica por que nós estamos totalmente dentro da possibilidade real de uma produção de agronegócio sustentável, com carbono neutro, dentro dessa ação que você está realizando aqui no bioma amazônico, primeiro modelo aqui implantado sobre isso, ou seja, isso é possível, é real e profissionais da agricultura vejam visitar a Fazenda Gamada porque todo mundo pode fazer isso, não pode Daniel?

“Com certeza, Tejon, é só a usarmos os bons exemplos que já existem e ter coragem para executar. E com certeza isso é benéfico para todos que participam da cadeia. Estou falando das pessoas envolvidas, dos nossos funcionários que fizeram e fazem grande parte disso, da família e principalmente dos nossos clientes que consomem esses produtos aqui gerados com muito cuidado, sustentabilidade não só do aspecto ambiental, mas econômico e também social”.

Pois é, quando a gente faz uma jornada pelo Brasil afora procurando as coisas espetaculares do Brasil, elas existem. Então não é só notícia ruim não! Tem notícia boa e quero parabenizar o Mario Wolf, pioneiro, o Daniel, a família e fazendo aqui uma realidade. Quem quiser tirar dúvida pega um carro, quem sabe uma boa excursão, São Paulo até aqui e vem fazer uma visita aqui em Nova Canaã do Norte porque isso é real e precisamos mostrar para o mundo inteiro. 

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Ouvi diversos especialistas e há um entendimento que foi o melhor que pode ser feito. Elogios associando a agricultura com sustentabilidade e dúvidas de como será possível averiguar as ações dos produtores no quesito ambiental e sustentável onde há um prêmio no crédito. Dos especialistas com quem conversei, deram nota 8. Uma boa sugestão foi a de que não deveríamos separar o plano safra “empresarial” versus o “familiar”. Concordo, isso alimenta o inconsciente coletivo de que são coisas diferentes e que não fazem parte do sistema único do agronegócio.
A guerra pelas percepções humanas é instrumento vital nas estratégias de poder, negociação e comunicação. A Europa, além de ser a 2ª maior economia do mundo (reunidos todos seus países), é o centro difusor universal de comportamentos e atitudes.  No 8º Congresso Nacional das Mulheres do Agro (CNMA), no Transamérica Expocenter, e com apoio ABAG, o tema central trata de “dobrar o agro de tamanho com sustentabilidade - a marca brasileira”. E para falarmos de “marca” é fundamental ouvirmos distintos stakeholders europeus.
Senado aprova o PL 1343/2021, do senador Wellington Fagundes (PL-MT), autorizando laboratórios instalados no Brasil a produzir vacinas da febre aftosa, para produção de vacina contra a Covid-19.
Quarta-feira de cinzas e espero que todos tenham tido um ótimo Carnaval. Eu estou em Portugal onde participo hoje de um evento de cooperativismo de crédito, caixa agrícola Torres Vedras falando sobre o desenvolvimento necessário do cooperativismo e da própria agricultura portuguesa.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite