CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - ABAG e Andav, dois eventos em São Paulo.

Publicado em 07/08/2023

Divulgação
22º Congresso Brasileiro de Agronegócio e Congresso Andav

Hoje abre o Congresso da ABAG/B3 com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, governador Tarcísio de Freitas e o ministro da Agricultura Carlos Fávaro. Amanhã se inicia o congresso da Andav.

Neste 7 de agosto no World Trade Center (WTC) acontece o Congresso Brasileiro de Agronegócio, 22ª edição. E também comemoração de 30 anos da Associação Brasileira de Agronegócio (ABAG), inspirada por Ney Bittencourt de Araújo, o brasileiro pioneiro a trazer o conceito de coordenação de cadeias produtivas, o agribusiness, para o país.

Este congresso é uma parceria ABAG e B3. O vice-presidente Geraldo Alckmin estará no Welcome Coffee, e na abertura o ministro da Agricultura Carlos Fávaro e o governador Tarcísio de Freitas comporão a mesa inicial, com demais autoridades.

Nesta edição o tema central do congresso ABAG será inovação e governança, incluindo a visão estratégica da geopolítica numa transição que o país precisa ter competência para fugir de polarizações e nos posicionarmos como o país dos alimentos, energia e da agricultura tropical, social e ambiental. Como exemplo temos a estratégia das cadeias descarbonizadas em andamento, um plano vital para abrir mercados e criar imagem positiva do país no mundo.

No congresso da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), no Transamerica Expocenter, amanhã (dia 8), o tema será agroeconomia brasileira, um olhar para o futuro.  E o congresso Andav envolverá também os dias 9 e 10 de agosto. O cenário global da distribuição de insumos será um dos importantes paineis e teremos a presença de Philip Kotler, o maior escritor de marketing e pensador contemporâneo, abordando a mudança das gerações e estratégias de vendas e distribuição.

Portanto, estamos muito bem no campo do pensamento. Ótimos temas, paineis e apresentadores. Agora precisamos de muita celeridade na união estratégica das cadeias produtivas, pois desde a genética até o consumidor final, a eficácia dos agentes do antes, dentro e pós-porteira das fazendas dependerá exatamente da governança integradora da agropecuária com a indústria, o comércio e os serviços.

Paulo Tiburcio, presidente executivo da Andav, abrirá o Congresso da Distribuição e Luiz Carlos Carvalho abrirá o Congresso Brasileiro do Agronegócio com autoridades nacionais presentes.

E estarei lá recebendo o prêmio Personalidade do Agronegócio, prêmio Ney Bittencourt de Araújo. Obrigado pela premiação e a compartilho com nossos ouvintes da Rádio Eldorado Estadão, e nossa equipe do Jornal Eldorado, Haisem, Carol, Agroconsciente, a Laís, Nelson, Moacir, toda equipe, Emanuel Bomfi, por esta especial  distinção.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

Conversei com Ivan Wedekin, que foi secretário de política agrícola ao lado do ministro Roberto Rodrigues no primeiro governo Lula e que instituiu pilares importantes e até hoje mantidos e reforçados ao longo dos governos.
Antônio da Luz, economista chefe da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e também Ceo da Agromoney nos explica de maneira simples, óbvia e ao mesmo tempo genial, por que o preço da soja caiu só no Brasil.
Páscoa chegando e fui conversar com dois líderes do mundo do chocolate, e quando falamos chocolate surge a cadeia produtiva do cacau, a cacauicultura. Então vamos lá, o que o coelhinho da Páscoa está trazendo pra mim, pra você, para nós os consumidores e apaixonados por chocolates?
O plano foi lançado pelo ministro Fernando Haddad, da Economia, e conta com suporte da ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, Carlos Fávaro, do Ministério da Agricultura (MAPA), Paulo Teixeira do Desenvolvimento Agrário e do vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio Geraldo Alckmin.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite