CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - ABAG e Andav, dois eventos em São Paulo.

Publicado em 07/08/2023

Divulgação
22º Congresso Brasileiro de Agronegócio e Congresso Andav

Hoje abre o Congresso da ABAG/B3 com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, governador Tarcísio de Freitas e o ministro da Agricultura Carlos Fávaro. Amanhã se inicia o congresso da Andav.

Neste 7 de agosto no World Trade Center (WTC) acontece o Congresso Brasileiro de Agronegócio, 22ª edição. E também comemoração de 30 anos da Associação Brasileira de Agronegócio (ABAG), inspirada por Ney Bittencourt de Araújo, o brasileiro pioneiro a trazer o conceito de coordenação de cadeias produtivas, o agribusiness, para o país.

Este congresso é uma parceria ABAG e B3. O vice-presidente Geraldo Alckmin estará no Welcome Coffee, e na abertura o ministro da Agricultura Carlos Fávaro e o governador Tarcísio de Freitas comporão a mesa inicial, com demais autoridades.

Nesta edição o tema central do congresso ABAG será inovação e governança, incluindo a visão estratégica da geopolítica numa transição que o país precisa ter competência para fugir de polarizações e nos posicionarmos como o país dos alimentos, energia e da agricultura tropical, social e ambiental. Como exemplo temos a estratégia das cadeias descarbonizadas em andamento, um plano vital para abrir mercados e criar imagem positiva do país no mundo.

No congresso da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), no Transamerica Expocenter, amanhã (dia 8), o tema será agroeconomia brasileira, um olhar para o futuro.  E o congresso Andav envolverá também os dias 9 e 10 de agosto. O cenário global da distribuição de insumos será um dos importantes paineis e teremos a presença de Philip Kotler, o maior escritor de marketing e pensador contemporâneo, abordando a mudança das gerações e estratégias de vendas e distribuição.

Portanto, estamos muito bem no campo do pensamento. Ótimos temas, paineis e apresentadores. Agora precisamos de muita celeridade na união estratégica das cadeias produtivas, pois desde a genética até o consumidor final, a eficácia dos agentes do antes, dentro e pós-porteira das fazendas dependerá exatamente da governança integradora da agropecuária com a indústria, o comércio e os serviços.

Paulo Tiburcio, presidente executivo da Andav, abrirá o Congresso da Distribuição e Luiz Carlos Carvalho abrirá o Congresso Brasileiro do Agronegócio com autoridades nacionais presentes.

E estarei lá recebendo o prêmio Personalidade do Agronegócio, prêmio Ney Bittencourt de Araújo. Obrigado pela premiação e a compartilho com nossos ouvintes da Rádio Eldorado Estadão, e nossa equipe do Jornal Eldorado, Haisem, Carol, Agroconsciente, a Laís, Nelson, Moacir, toda equipe, Emanuel Bomfi, por esta especial  distinção.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

O ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV), líder reconhecido mundialmente, envia na sua “voz de líder” uma mensagem que considero um marco histórico para o futuro do agronegócio brasileiro nesta década.
Nesta quinta-feira (26), na plenária do 8º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), em São Paulo, apresentei as 12 conclusões da Pesquisa de Percepção do Agro Brasileiro na Europa: Alemanha, França, Reino Unido, e República Checa, juntamente com a diretora de Operações da Serasa Experian, Daniela Aveiro; o Head Associate da OnStrategy, José Antonio Silva; a diretora-executiva da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Gislaine Balbinot e a diretora-executiva da Eksim-Co (ex-USDA), Fabiana Fonseca.
Bio, guarde essa palavra quando pensar em agroconsciente, daqui pra frente. Temos a bioeconomia, onde meio ambiente e responsabilidade social passam a ter fundos de investimentos, acesso a créditos, certificações e biomas protegidos valendo mais do que matérias primas clássicas. Mundo virando Bio.
Brasil Agribusiness será um “hub” integrando e conectando todo agronegócio do país na cidade de São Paulo no mês de junho do ano que vem, no São Paulo Expo Imigrantes. Todas as cadeias produtivas com os elos do antes, dentro e pós-porteira das fazendas estarão apresentando ao mundo as realidades e os potenciais desse macro setor do complexo do agribusiness que impacta diretamente 30% da economia do país e 100% da população brasileira.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite