CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - ABAG e Andav, dois eventos em São Paulo.

Publicado em 07/08/2023

Divulgação
22º Congresso Brasileiro de Agronegócio e Congresso Andav

Hoje abre o Congresso da ABAG/B3 com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, governador Tarcísio de Freitas e o ministro da Agricultura Carlos Fávaro. Amanhã se inicia o congresso da Andav.

Neste 7 de agosto no World Trade Center (WTC) acontece o Congresso Brasileiro de Agronegócio, 22ª edição. E também comemoração de 30 anos da Associação Brasileira de Agronegócio (ABAG), inspirada por Ney Bittencourt de Araújo, o brasileiro pioneiro a trazer o conceito de coordenação de cadeias produtivas, o agribusiness, para o país.

Este congresso é uma parceria ABAG e B3. O vice-presidente Geraldo Alckmin estará no Welcome Coffee, e na abertura o ministro da Agricultura Carlos Fávaro e o governador Tarcísio de Freitas comporão a mesa inicial, com demais autoridades.

Nesta edição o tema central do congresso ABAG será inovação e governança, incluindo a visão estratégica da geopolítica numa transição que o país precisa ter competência para fugir de polarizações e nos posicionarmos como o país dos alimentos, energia e da agricultura tropical, social e ambiental. Como exemplo temos a estratégia das cadeias descarbonizadas em andamento, um plano vital para abrir mercados e criar imagem positiva do país no mundo.

No congresso da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), no Transamerica Expocenter, amanhã (dia 8), o tema será agroeconomia brasileira, um olhar para o futuro.  E o congresso Andav envolverá também os dias 9 e 10 de agosto. O cenário global da distribuição de insumos será um dos importantes paineis e teremos a presença de Philip Kotler, o maior escritor de marketing e pensador contemporâneo, abordando a mudança das gerações e estratégias de vendas e distribuição.

Portanto, estamos muito bem no campo do pensamento. Ótimos temas, paineis e apresentadores. Agora precisamos de muita celeridade na união estratégica das cadeias produtivas, pois desde a genética até o consumidor final, a eficácia dos agentes do antes, dentro e pós-porteira das fazendas dependerá exatamente da governança integradora da agropecuária com a indústria, o comércio e os serviços.

Paulo Tiburcio, presidente executivo da Andav, abrirá o Congresso da Distribuição e Luiz Carlos Carvalho abrirá o Congresso Brasileiro do Agronegócio com autoridades nacionais presentes.

E estarei lá recebendo o prêmio Personalidade do Agronegócio, prêmio Ney Bittencourt de Araújo. Obrigado pela premiação e a compartilho com nossos ouvintes da Rádio Eldorado Estadão, e nossa equipe do Jornal Eldorado, Haisem, Carol, Agroconsciente, a Laís, Nelson, Moacir, toda equipe, Emanuel Bomfi, por esta especial  distinção.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

A Chocolates De Mendes venceu o prêmio “Startup do Ano” no Fórum Mundial de Bioeconomia, que aconteceu de 18 a 20 de outubro, em Belém, no Pará. O Comitê Consultivo do evento levou em consideração o impacto da companhia para a bioeconomia circular e para as mudanças climáticas.
The book entitled *The March of Folly* by Barbara W. Tuchman examines the self-sabotage of governments toward their own nations, from Troy to Vietnam. Without a doubt, Donald Trump would be a richly detailed chapter in this story of insanity.
The meeting between Trump and Lula revealed that the world's largest economy, the United States, with a GDP of around $30 trillion, is entirely driven by multinational corporations that depend on multilateral markets. This is true both for their supply chains, as is evident with products like coffee, citrus, sugar, and cocoa, and also for products beyond tropical ones, such as meats, animal proteins, eggs, fruits, leather, beans, rice, and more, covering everything from the "A" in avocado to the "Z" in zebu cattle.
O Renovabio, programa de estímulo aos biocombustíveis brasileiros, considerado o maior projeto de descarbonização através de etanol e biodiesel do mundo, teve segundo Plínio Nastari, Datagro, um dos mais competentes especialistas do setor no país e no mundo; o que ele chamou de “uma ação intempestiva e inapropriada do Ministério de Minas e Energia (MME)”, do ministro Adolfo Sachsida.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite