CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - “Expozebu 2025 é sucesso celebrando 90 anos”, afirma Ana Claudia Souza, VP ABCZ.

Publicado em 25/04/2025

Divulgação
Ana Claudia Mendes Souza, vice-presidente da ABCZ.

Começa neste sábado (26) a celebração de 90 anos da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), a genética animal que significa 80% da pecuária nacional no gado Gyr, Guzerá, Nelore e cruzamentos com outras raças. Começou com um pioneiro herói Celso Garcia Cid em torno de 1940 importando os primeiros zebus da Índia. Aqui foram tropicalizados e hoje nesta Expozebu, em Uberaba Minas Gerais, nos transformamos na capital mundial do zebu, e exportamos genética brasileira para a própria Índia.

Vamos ouvir a vice-presidente da ABCZ, Ana Claudia Mendes Souza:

“Por aqui começamos a Expozebu, 90 anos de um grande legado. Essa edição tão especial e histórica tanto em números de animais inscritos que superou a edição passada. Recebemos a confirmação de mais de 2.800 exemplares de várias raças inscritas. O evento inicia neste sábado (dia 26) e vai até o dia 4 de maio no Parque Fernando Costa, na capital do Zebu, Uberaba. Por essa data histórica, que evidencia a solidez de um legado e compromisso com a pecuária zebuína do mundo, nós preparamos uma programação diversificada para destacar esse legado atemporal, com uma agenda de mais de 39 leilões, 9 shoppings, e esperamos superar os mais de R$ 190 milhões movimentados no ano passado. Além disso, com a virada do círculo pecuário, que inclusive já reflete positivamente no mercado de touros, agora os pecuaristas começam a investir mais em animais melhoradores para se preparar para uma alta no preço do bezerro. Sem dúvida esse ano será bem melhor para quem produz o touro e isso será refletido na Expozebu, no mercado como um todo, porque o ciclo positivo começa no campo, mas já com o consumidor em mente. O produtor rural moderno entende que o paulistano valoriza qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade. O agro que pensa no consumidor paulistano não entrega só comida, entrega confiança, saúde e propósito. E o paulistano, ao valorizar esse agro, não compra só produtos, investe no futuro mais conectado e sustentável. A nossa expectativa é de mais de 400 mil pessoas que passam pelo Parque Fernando Costa para acompanhar os julgamentos, concurso leiteiro, os eventos culturais e gastronômicos. Uma das novidades desse ano será a 1ª edição da ABCZ Walk n' Run, a corrida para quem quiser participar e colocar o seu cárdio em dia. Teremos também uma linda amostra do Museu do Zebu, que é um verdadeiro patrimônio de Uberaba e do Brasil, reconhecido pela Unesco. Para a sociedade uberabense ele representa, não apenas a memória viva da pecuária zebuína, mas uma das grandes molas propulsoras do desenvolvimento regional, mas também um símbolo de orgulho e pertencimento. Ao longo dos anos o museu se tornou um espaço de acesso gratuito à cultura, à educação e a valorização da história local. Recebendo milhares de visitantes, incluindo escolas, pesquisadores, famílias, turistas do mundo inteiro. Além disso o museu contribui fortemente para o fortalecimento da imagem de Uberaba com a capital mundial do Zebu. É um ponto de conexão entre o campo e a cidade, mostrando que a pecuária e o agro podem e devem ser compreendidos também como expressões de cultura, ciências, sustentabilidade e afeto. Convido a todos para prestigiar o nosso evento”.

Ainda nesta edição Expozebu teremos a diretora de promoção comercial do MAPA, Ângela Peres, com a Caravana Agro Exportador ao lado de adidos agrícolas da Indonésia e Turquia voltados à exportação de material genético bovino com oportunidades nesses países.

Expectativa positiva de sucesso na maior exposição da pecuária brasileira.

Obrigado a líder mulher da pecuária vice-presidente da ABCZ, Ana Claudia Mendes Souza, e vamos para Uberaba!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Em meio a um festival de besteiras envolvendo a situação do próprio arroz com a tragédia no Rio Grande do Sul e a insensatez de uma péssima decisão querendo transformar o tema numa mal pensada propaganda oportunista, recebemos pela outra mão, pela mão dos brasileiros que criam superando aquelas que destroem, uma notícia espetacular para o Brasil.
Estou em Medianeira, Paraná, ao lado de uma liderança importantíssima do cooperativismo brasileiro. Irineo da Costa Rodrigues é presidente da Lar Coop aque é a 2ª maior cooperativa do estado do Paraná, e que atua com produtos, aves, suínos, grãos para o mundo inteiro e esta cooperativa está fazendo agora 60 anos, são 14 mil cooperados, mais de 29 mil colaboradores e uma mensagem que eu gosto de trazer em nosso Agroconsciente na Rádio Eldorado para toda a população do Brasil.
O colunista do Estadão, Fernando Reinach, registra na sua coluna sobre ciência da última semana uma descoberta de cientistas chineses de um gene capaz de aumentar em 50% a produção de arroz e trigo por hectare. A pesquisa na área da engenharia genética já surpreendeu o mundo na virada dos anos 90 com sementes geneticamente modificadas resistentes a herbicidas, e outras resistentes a pragas, como a helicoverpa armigera, e doenças.
Conversei com uma personalidade admirável, o presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Márcio Lopes, também membro da Aliança Internacional das Cooperativas (AIC), ano de COP-29, ano que vem COP-30, e uma coisa importantíssima ano que vem é o Ano Internacional do Cooperativismo.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite