CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - “Expozebu 2025 é sucesso celebrando 90 anos”, afirma Ana Claudia Souza, VP ABCZ.

Publicado em 25/04/2025

Divulgação
Ana Claudia Mendes Souza, vice-presidente da ABCZ.

Começa neste sábado (26) a celebração de 90 anos da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), a genética animal que significa 80% da pecuária nacional no gado Gyr, Guzerá, Nelore e cruzamentos com outras raças. Começou com um pioneiro herói Celso Garcia Cid em torno de 1940 importando os primeiros zebus da Índia. Aqui foram tropicalizados e hoje nesta Expozebu, em Uberaba Minas Gerais, nos transformamos na capital mundial do zebu, e exportamos genética brasileira para a própria Índia.

Vamos ouvir a vice-presidente da ABCZ, Ana Claudia Mendes Souza:

“Por aqui começamos a Expozebu, 90 anos de um grande legado. Essa edição tão especial e histórica tanto em números de animais inscritos que superou a edição passada. Recebemos a confirmação de mais de 2.800 exemplares de várias raças inscritas. O evento inicia neste sábado (dia 26) e vai até o dia 4 de maio no Parque Fernando Costa, na capital do Zebu, Uberaba. Por essa data histórica, que evidencia a solidez de um legado e compromisso com a pecuária zebuína do mundo, nós preparamos uma programação diversificada para destacar esse legado atemporal, com uma agenda de mais de 39 leilões, 9 shoppings, e esperamos superar os mais de R$ 190 milhões movimentados no ano passado. Além disso, com a virada do círculo pecuário, que inclusive já reflete positivamente no mercado de touros, agora os pecuaristas começam a investir mais em animais melhoradores para se preparar para uma alta no preço do bezerro. Sem dúvida esse ano será bem melhor para quem produz o touro e isso será refletido na Expozebu, no mercado como um todo, porque o ciclo positivo começa no campo, mas já com o consumidor em mente. O produtor rural moderno entende que o paulistano valoriza qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade. O agro que pensa no consumidor paulistano não entrega só comida, entrega confiança, saúde e propósito. E o paulistano, ao valorizar esse agro, não compra só produtos, investe no futuro mais conectado e sustentável. A nossa expectativa é de mais de 400 mil pessoas que passam pelo Parque Fernando Costa para acompanhar os julgamentos, concurso leiteiro, os eventos culturais e gastronômicos. Uma das novidades desse ano será a 1ª edição da ABCZ Walk n' Run, a corrida para quem quiser participar e colocar o seu cárdio em dia. Teremos também uma linda amostra do Museu do Zebu, que é um verdadeiro patrimônio de Uberaba e do Brasil, reconhecido pela Unesco. Para a sociedade uberabense ele representa, não apenas a memória viva da pecuária zebuína, mas uma das grandes molas propulsoras do desenvolvimento regional, mas também um símbolo de orgulho e pertencimento. Ao longo dos anos o museu se tornou um espaço de acesso gratuito à cultura, à educação e a valorização da história local. Recebendo milhares de visitantes, incluindo escolas, pesquisadores, famílias, turistas do mundo inteiro. Além disso o museu contribui fortemente para o fortalecimento da imagem de Uberaba com a capital mundial do Zebu. É um ponto de conexão entre o campo e a cidade, mostrando que a pecuária e o agro podem e devem ser compreendidos também como expressões de cultura, ciências, sustentabilidade e afeto. Convido a todos para prestigiar o nosso evento”.

Ainda nesta edição Expozebu teremos a diretora de promoção comercial do MAPA, Ângela Peres, com a Caravana Agro Exportador ao lado de adidos agrícolas da Indonésia e Turquia voltados à exportação de material genético bovino com oportunidades nesses países.

Expectativa positiva de sucesso na maior exposição da pecuária brasileira.

Obrigado a líder mulher da pecuária vice-presidente da ABCZ, Ana Claudia Mendes Souza, e vamos para Uberaba!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

O Rio Grande do Sul significa cerca de 70% da produção de arroz no Brasil. A Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) conversou conosco através da sua diretora executiva Andressa Silva. Há uma perspectiva de não haver desabastecimento, porém aspectos da logística e mesmo melhores dados sobre o arroz já colhido em silos que podem estar sob inundações são necessários para uma maior certeza da situação. O preço da saca de 60 kg no campo ontem estava a R$ 107,00. Os próximos dias irão evidenciar como ficarão os preços no mercado interno.
A Federação da Agricultura do Estado de São Paulo está às portas de uma eleição para sua presidência. Conversei com Tirso Meirelles, que é candidato à presidência da Faesp, pedindo a ele que nos mostrasse e fizesse saber os principais pontos para à presidência da entidade.
A luta entre as forças criadoras sintrópicas, com as destruidoras entrópicas, faz parte da história da humanidade. Vamos aqui ao registro de quatro ótimas notícias de um Agroconsciente na semana passada, em Brasília, na Câmara Federal, no fechamento do relatório da reforma tributária, e no lançamento do Plano Safra.
Sofrem os legais, os legais não legalizados pelo não uso da lei, e vicejam os criminosos, grileiros e ilegais ilegalizáveis.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite