CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Lar Coop mais um exemplo de crescimento, desenvolvinento humano e liderança!

Publicado em 22/01/2024

TCAI
Tejon entrevista Irineo da Costa Rodrigues, presidente da Lar Coop

Estou em Medianeira, Paraná, ao lado de uma liderança importantíssima do cooperativismo brasileiro. Irineo da Costa Rodrigues é presidente da Lar Coop aque é a 2ª maior cooperativa do estado do Paraná, e que atua com produtos, aves, suínos, grãos para o mundo inteiro e esta cooperativa está fazendo agora 60 anos, são 14 mil cooperados, mais de 29 mil colaboradores e uma mensagem que eu gosto de trazer em nosso Agroconsciente na Rádio Eldorado para toda a população do Brasil.

Perguntei ao presidente Irineo, da Lar Cooperativa Agroindustrial, que começou com 55 cooperados em 1964, e hoje são 14 mil, como está o cooperativismo e a sua mensagem, principalmente para o nosso cidadão paulistano.

“Essa cooperativa nasceu de uma necessidade, 55 pequenos agricultores em uma colonização da igreja católica vieram do Rio Grande do Sul, com mala e cuia como se diz, as vezes com esposa grávida, com filhos, na boleia do caminhão trazendo desde uma vaca leiteira, suínos, aves, frango, para iniciar no meio do mato, como se diz vieram longe de tudo e perto do nada e começaram suas vidas, formaram a cooperativa da igreja católica do Padre José que foi o primeiro presidente da cooperativa e 60 anos depois ela se desenvolveu muito e é a terceira maior empresa de abate de frango do país. É a cooperativa que mais emprego no país, é a cooperativa que tem mais impactado de forma positiva a vida de pequenos agricultores e ela, embora com 60 anos, embora hoje tenha um faturamento razoável, exporta para 80 países, mas ela é uma cooperativa raiz, ela tem um vínculo muito forte com as famílias associadas, com os jovens e com as mulheres que são uma realidade em nossos conselhos sempre vejo a presença de jovens e mulheres e não é por imposição mas uma escolha nossa. Através do trabalho que elas fazem, elas são reconhecidas e em uma votação secreta sempre surgem mulheres em nossos conselhos”.

O cooperativismo é uma organização que além de promover desenvolvimento e riqueza, onde não havia nada como bem o presidente Irineo aqui nos traz, tem uma preocupação de desenvolvimento humano, pessoas têm que prosperar juntas nas cooperativas. Então quando falamos do Agroconsciente nós estamos falando necessariamente de todo esse movimento cooperativista fundamental para enfrentamentos da desigualdade.

Presidente deixe o seu recado aqui para a cidade de São Paulo. Aliás, é a cidade que mais tem cooperativas no Brasil, cooperativas de reciclagem. Deixe a sua mensagem!

“A Cooperativa Lar nasceu na encíclica do Papa João XXIII que dizia que os pequenos têm de se reunirem ou através dos sindicatos com o objetivo de melhorar a vida ou através de cooperativas para juntar forças e é isso que vemos que o nosso país precisa muito em qualquer situação. A cooperativa tem de nascer de uma necessidade, quando todos têm uma necessidade comum se juntam, formam uma cooperativa e prosperam e a Lar está hoje presente em todos os mercados podemos dizer com marca Lar que é o nome da nossa cooperativa e tem tudo a ver com família, com carinho, e é isso que nós temos de transmitir às pessoas, formar cooperativas para atender as necessidades das pessoas, e que olhe, sobretudo, para o desenvolvimento das pessoas, não só o lado econômico, que é preciso porque é uma questão de sobrevivência.”

Muito bem presidente Irineo, parabéns pela Lar e vamos para a frente com o cooperativismo que é Agroconsciente! Muito obrigado.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Quarta-feira de cinzas e espero que todos tenham tido um ótimo Carnaval. Eu estou em Portugal onde participo hoje de um evento de cooperativismo de crédito, caixa agrícola Torres Vedras falando sobre o desenvolvimento necessário do cooperativismo e da própria agricultura portuguesa.
Nós estamos iniciando o movimento para o 9º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA) e eu conversei com Carolina Brazil, que é embaixadora do congresso para o Norte brasileiro. Amazônia que o mundo tem de conhecer o lado positivo e nós praticamente não conhecemos.
Os cenários competitivos serão duros para o Brasil. Os eternos subsídios agrícolas, investimentos que os países fazem para produzir alimentos nos seus territórios pagando aos próprios agricultores, deverão crescer. Hoje está na casa de US$ 720 bilhões. Aliás, tem crescido quando olhamos os últimos 20 anos.
Após a invasão da Praça dos 3 Poderes, em Brasília, recebemos centenas de manifestos de entidades do sistema do agronegócio repudiando os atos de 8 de janeiro último, com a preocupação na imagem do setor, pedindo que não ocorra uma generalização dos atos de vandalismo associados a agropecuária.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite