CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Fábio Feldmann fala no Agroconsciente como a polarização política atrapalha o agronegócio

Publicado em 03/12/2021

Divulgação
Fábio Feldmann

Após um resultado extremamente negativo do PIB brasileiro, sendo o clima o grande vilão das perdas no agronegócio, eu, Haisem Abaki e Carolina Ercolin entrevistamos Fábio Feldmann, um dos maiores especialistas em meio ambiente, o primeiro presidente da SOS Mata Atlântica e articulador da campanha de despoluição do rio Tietê.

Em sua entrevista para o Jornal da Eldorado, ele enfatiza como a polarização política inibe o debate, explicando que os polos extremos ficam confinados nas suas posições e dificilmente se estabele uma agenda comum para o Brasil. Ele fala também da importância do setor empresarial fazer sua parte e adotar práticas desejáveis e o ESG e de que a sociedade precisa cobrar dos políticos nas próximos eleições programas de governo sustentáveis e que tenham ações eficazes para o respeito e à melhoria do meio ambiente.

Ouça a entrevista completa no podcat abaixo.

Também pode interessar

Na reunião do Cosag  - Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp -  nesta semana, João Dornellas, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos e Bebidas (ABIA) informou que agregação de valor e geração de empregos passam necessariamente pela industrialização de alimentos e bebidas.
Eu estou na cidade de Toledo, no Paraná, em um evento simplesmente espetacular. Nós vamos participar de um encontro com a Cooperativa Primato, que reúne cerca de 11 mil cooperados, praticamente agricultura familiar. Eu estou com o presidente da cooperativa, o Anderson Léo Sabadin. E o que é espetacular aqui, é que está sendo feito e vai ser inaugurada uma bioplanta que vai produzir biogás com esterco, com os dejetos dos suínos.
Fabiana Villa Alves, diretora de cadeias produtivas e indicação geográfica  do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), me informou sobre a importância estratégica do Programa Nacional de Cadeias Agropecuárias Descarbonizadas: “objetiva conferir credibilidade e transparência à produção agropecuária de baixa emissão de carbono”.
Conversei com Marcelo Luders, presidente do Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses (Ibrafe), para nos contar se vai faltar feijão no mercado interno brasileiro
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite