CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Governador Eduardo Leite cobra Governo Federal no Congresso Abag. Siavs e ANDAV seguem em São Paulo!

Publicado em 07/08/2024

TCAI
Tejon ao lado do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Nesta semana o Congresso Brasileiro do Agronegocio da  Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) teve a presença de autoridades dentre elas Carlos Augustin, representando o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e os governadores Tarcísio Freitas de São paulo e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul .Conversei com o governador Eduardo Leite, eu diria um grande herói desse momento, e perguntei a ele como está o agronegócio no Rio Grande do Sul.

“O agronegócio gaúcho é bastante conhecido pela força, pela resiliência, e eu não duvido que ele vai superar esse momento. Mas vai precisar de muito apoio. É importante mencionar que não é apenas o que nós tivemos de impacto dessas chuvas intensas, com inundações e alagamentos. Nós tivemos em anos anteriores também e recorrentes episódios de estiagem em que afetaram a nossa produtividade. Então o produtor está muito sufocado nos seus compromissos financeiros pela perda de produtividade nos anos anteriores. Essa era para ser uma safra de um início de uma redenção, de uma reorganização dos seus compromissos e o que se vê para muitos produtores gaúchos, frustrados, por conta das chuvas intensas que acometeram na hora da colheita a capacidade de extrair esses grãos que muitos produtores assistiram apodrecendo no campo por conta das chuvas. Então nós precisamos muito de apoio, estamos buscando isso junto ao Governo Federal. Infelizmente até aqui não se expressou um programa para essa reorganização dos financiamentos dos produtores e estamos clamando para que isso se apresente de uma maneira  profunda o programa de refinanciamento das dívidas dos produtores agrícolas no estado do Rio Grande do Sul”.

Em seguida perguntei ao governador do Rio Grande, que estava com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, se o apoio interestadual estava acontecendo e ele me respondeu:

“Muito. Todos os estados brasileiros ofereceram apoio ao governo do Rio Grande do Sul, tanto com equipamentos, policiamento, bombeiros, e também com outros serviços como o caso de São Paulo que ofertou também técnicos e especialistas na área agrícola para dar suporte, diagnóstico, levando também para encaminhamentos das melhores soluções no campo. Então temos tido muito apoio de todos os estados e, inclusive, de São Paulo”.

Nesta semana temos ainda em São Paulo o Siavs, Salão Internacional da Proteína Animal , no Anhembi, que na sua abertura teve o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro,  os ex-ministros Francisco Turra, Tereza Cristina, Roberto Rodrigues, onde Ricardo Santin, presidente da ABPA, acentuou estarmos com grandes oportunidades no mercado mundial para a proteína animal brasileira e disse: “doravante é biossanidade, a palavra que rege o setor".

E até amanhã, ainda em São Paulo, o congresso da Associação Nacional da Distribuição de Insumos Veterinários e Agrícolas (ANDAV), e o presidente, Paulo Tiburcio, disse: “Falo sobre a 13ª edição do Congresso ANDAV que está acontecendo de 6 a 8 de agosto no Transamérica Expocenter, em São Paulo. É uma feira com 24 mil metros quadrados de exposição e uma plenária que reúne cerca de 1.500 pessoas. Essa 13ª edição do evento traz ainda muito espaço para novas tendências, tecnologias, e conexões, com a participação de mais de 250 marcas expositoras e a expectativa recorde de receber 13.500 participantes. Nós vamos debater sobre a agroeconomia brasileira em primeiro lugar. Nós queremos falar sobre a segurança e o propósito de alimentar o mundo. A plenária do congresso ANDAV contará com a participação de mais de 40 especialistas reunidos, então, nesses 3 dias de programação. Contamos com vocês todos para aproveitarem, discutirem e ganharem conhecimento nesses 3 dias de um importante evento, que é o maior na distribuição de insumos agropecuários do mundo”.

Então, uma semana de megaeventos em São Paulo, e com as mais altas autoridades do país. Que haja união para uma integração de planos e metas que acelere o crescimento da economia, única formula de sucesso em um setor onde temos aceitação e demanda mundial.

“Walk like to talk", expressão da língua inglesa que significa agir, atuar, como prometemos ao falar. Nossas falas estão ótimas. Precisamos atuar e fazer da mesma forma. Plano estratégico integrado dos elos das cadeias produtivas do sistema agroindustrial.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Estamos no rumo de uma recessão global com queda no consumo, inflação e desarranjo em todas as cadeias de suprimentos, inclusive dos alimentos. Uma crise planetária agravada por polarizações político ideológicas, acompanhada de uma falência de líderes visionários, competentes e que possam executar uma condução para a prosperidade, o que significaria a governança da boa esperança.
Estou em uma rodada de visitas e encontros por 10 cidades do Paraná, falando da liderança das cadeias produtivas do agronegócio e da prosperidade para o país a convite da FAEP - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Paraná.
Estou em um lugar onde a Agroconsciência está se desenvolvendo espetacularmente. Falo aqui de Bebedouro, da Copercitrus Expo, uma exposição onde o sistema todo ambiental, econômico e social está se desenvolvendo e eu trago para nós a presença do CEO da Copercitrus que é o Fernando Degobbi para nos dar uma síntese do que é essa coisa fenomenal Agroconsciente.
Amar é aperfeiçoar. Quem ama aperfeiçoa. Podemos aprender sempre até o último segundo da vida, porém o que fazemos em um ser humano até 7 anos de idade irá decidir toda a sua vida.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite