CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Independência com paz e amor. Expoflora viva as flores!

Publicado em 07/09/2022

Expoflora - Holambra 2022

Pra não dizer que não falamos das flores e plantas ornamentais, melhor símbolo para celebrar 200 anos de Independência. Com paz e amor e pétalas de flores dos imigrantes holandeses que criaram Holambra em 1948.

Quase 15 bilhões de reais o movimento desse setor no país. E um trabalho excelente do IBRAFLOR - Instituto Brasileiro da Flor com o CEPEA da ESALQ/USP, que mediram a participação dessa cadeia produtiva identificando o quanto o setor de flores e plantas irriga a economia, gera empregos e empreendedorismo, desde os agricultores das flores e plantas até as floriculturas, jardineiros e paisagistas, 45% da cadeia de valor está nos agrosservicos, 31% no comércio pós porteira dos produtores rurais, e 23% no dentro das porteiras das propriedades produtoras. E isso tem origem na Holambra, na cidade de Holambra no interior de São Paulo, simplesmente a 4a maior cooperativas de flores do mundo.

Vamos ouvir o Jorge Possato, diretor executivo da Holambra convidando a todos nós para a Expoflora, uma feira de flores e plantas espetacular em Holambra, são 4 finais de semana, começando neste próximo de sexta até domingo.

Após 2 anos uma grande festa na cidade - Expoflora capital das flores, 300 mil pessoas devem vir ao evento.

E num dia, da Independência, onde devemos reverenciar a paz, a sensatez e a harmonia humana, nada como falar das flores.

É um agronegócio extraordinário, que além de irrigar a cidade com empreendedorismo, cooperativismo e empregos, significa saúde mental.

Vamos visitar a Expoflora, até dia 25 de setembro todos os finais de semana na cidade Holambra, pertinho de São Paulo, há apenas cerca de 130 km, a cidade mais europeia do estado.

Parabéns Holambra, Expoflora. Com paz e amor os negócios florescem mais e melhor.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

 

Também pode interessar

Marisete Belloli, da gerência agropecuária da Conab-SP, apresenta 9ª estimativa de Safra 2021/22. ​​​​​​​Perante a previsão inicial da safra, de 288,6 milhões de toneladas, perdemos 15,8 milhões de toneladas em função dos fatores climáticos, porém conseguimos recuperar com o crescimento do milho que teve aumento de área nos grãos de 8,7% sobre ano anterior.
Conversei com Acrimat - Associação dos Criadores do Mato Grosso, dr. Oswaldo Ribeiro, seu presidente que me disse ser previsível esses casos, pois em meio a milhões de animais, surgem pouquíssimos casos. São animais velhos, proteína que degenera no cérebro. São vacas que deitam no frigorífico antes do abate.
Participei na São Paulo Fashion Week em desfile do algodão brasileiro que hoje é também o maior algodão com selo de certificação sócio ambiental do planeta! Conversei com a gestora do programa “Sou de Algodão” da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Silmara Ferraresi, e perguntei a ela qual a importância de um desfile como esse que não é apenas de um tecido de algodão.
Com dois palcos simultâneos, raízes e futuro fértil, dias 27/28 de junho no Allianz Parque, mais de 35 painéis e mais de 100 palestrantes, com temas como integração de agricultura alimentar e energética; segurança alimentar e poder global; políticas agrícolas avançadas; o agro tecnológico do futuro; e os desafios e oportunidades da biodiversidade onde estarei como conferencista ao lado de Fabio Feldmann, Patrícia Ellen, Tierry Fuger; dentre outros estratégicos temas.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite