CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Independência com paz e amor. Expoflora viva as flores!

Publicado em 07/09/2022

Expoflora - Holambra 2022

Pra não dizer que não falamos das flores e plantas ornamentais, melhor símbolo para celebrar 200 anos de Independência. Com paz e amor e pétalas de flores dos imigrantes holandeses que criaram Holambra em 1948.

Quase 15 bilhões de reais o movimento desse setor no país. E um trabalho excelente do IBRAFLOR - Instituto Brasileiro da Flor com o CEPEA da ESALQ/USP, que mediram a participação dessa cadeia produtiva identificando o quanto o setor de flores e plantas irriga a economia, gera empregos e empreendedorismo, desde os agricultores das flores e plantas até as floriculturas, jardineiros e paisagistas, 45% da cadeia de valor está nos agrosservicos, 31% no comércio pós porteira dos produtores rurais, e 23% no dentro das porteiras das propriedades produtoras. E isso tem origem na Holambra, na cidade de Holambra no interior de São Paulo, simplesmente a 4a maior cooperativas de flores do mundo.

Vamos ouvir o Jorge Possato, diretor executivo da Holambra convidando a todos nós para a Expoflora, uma feira de flores e plantas espetacular em Holambra, são 4 finais de semana, começando neste próximo de sexta até domingo.

Após 2 anos uma grande festa na cidade - Expoflora capital das flores, 300 mil pessoas devem vir ao evento.

E num dia, da Independência, onde devemos reverenciar a paz, a sensatez e a harmonia humana, nada como falar das flores.

É um agronegócio extraordinário, que além de irrigar a cidade com empreendedorismo, cooperativismo e empregos, significa saúde mental.

Vamos visitar a Expoflora, até dia 25 de setembro todos os finais de semana na cidade Holambra, pertinho de São Paulo, há apenas cerca de 130 km, a cidade mais europeia do estado.

Parabéns Holambra, Expoflora. Com paz e amor os negócios florescem mais e melhor.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

 

Também pode interessar

This year, we experienced an important moment in Agribusiness, involving a discussion and a fierce fight regarding meat production, animal protein, and the animal world. In the meantime, two days of the congress called “Don’t Forget the Animals” are taking place, held on November 26th and 27th of this year, in the city of São Paulo, where German and Brazilian academics, businesspersons, and technicians gathered.
Do “A” da Albânia e Andorra, passando pelo Brasil, China, União Europeia, Estados Unidos, indo ao “Z” de Zâmbia e Zimbábue, 105 líderes soltaram um manifesto na Cop-26, juntos, com diversos compromissos.
Falo da França, diretamente para o nosso Agroconsciente da Eldorado, com a doutora Juliana Grazini, que é especialista aqui nos temas da Europa e da França junto do agronegócio. Perguntei a professora Juliana qual a sua visão sobre o movimento dos agricultores europeus e franceses e no que o movimento vai levar e chegar com essa ação.
Reunião muito importante do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag), na FIESP, nessa semana, falando da emergência, da urgência que é um Plano Nacional de Fertilizantes. Nós temos uma dependência, que é inaceitável, em um momento de um mundo crítico, cheio de conflitos, e aqui entre várias lideranças nós tivemos a apresentação extraordinária do José Carlos Polidoro, assessor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e na minha opinião o maior especialista de fertilizantes do país. Dirigiu por muito tempo a Embrapa Solos.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite