CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Independência com paz e amor. Expoflora viva as flores!

Publicado em 07/09/2022

Expoflora - Holambra 2022

Pra não dizer que não falamos das flores e plantas ornamentais, melhor símbolo para celebrar 200 anos de Independência. Com paz e amor e pétalas de flores dos imigrantes holandeses que criaram Holambra em 1948.

Quase 15 bilhões de reais o movimento desse setor no país. E um trabalho excelente do IBRAFLOR - Instituto Brasileiro da Flor com o CEPEA da ESALQ/USP, que mediram a participação dessa cadeia produtiva identificando o quanto o setor de flores e plantas irriga a economia, gera empregos e empreendedorismo, desde os agricultores das flores e plantas até as floriculturas, jardineiros e paisagistas, 45% da cadeia de valor está nos agrosservicos, 31% no comércio pós porteira dos produtores rurais, e 23% no dentro das porteiras das propriedades produtoras. E isso tem origem na Holambra, na cidade de Holambra no interior de São Paulo, simplesmente a 4a maior cooperativas de flores do mundo.

Vamos ouvir o Jorge Possato, diretor executivo da Holambra convidando a todos nós para a Expoflora, uma feira de flores e plantas espetacular em Holambra, são 4 finais de semana, começando neste próximo de sexta até domingo.

Após 2 anos uma grande festa na cidade - Expoflora capital das flores, 300 mil pessoas devem vir ao evento.

E num dia, da Independência, onde devemos reverenciar a paz, a sensatez e a harmonia humana, nada como falar das flores.

É um agronegócio extraordinário, que além de irrigar a cidade com empreendedorismo, cooperativismo e empregos, significa saúde mental.

Vamos visitar a Expoflora, até dia 25 de setembro todos os finais de semana na cidade Holambra, pertinho de São Paulo, há apenas cerca de 130 km, a cidade mais europeia do estado.

Parabéns Holambra, Expoflora. Com paz e amor os negócios florescem mais e melhor.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

 

Também pode interessar

Conversamos hoje com Francisco Medeiros presidente da Peixe BR, Associação Brasileira da Piscicultura. A situação das exportações é extremamente grave, com cenário incerto de hoje em diante. Para os Estados Unidos vai filé de tilápia, produto de alto valor agregado. Os clientes brasileiros norte-americanos estão atuando com lobby para reverter a posição.
Precisamos administrar a percepção da marca Amazônia na Europa. Eu estou na França, desenvolvendo o programa Food Agribusiness Management com a Academia Francesa de Nantes, e a minha missão é trazer as realidades tropicais brasileiras para cá. E ontem debatemos o papel do Brasil no cinturão tropical do planeta e um dos resultados que obtivemos em um estudo de caso que discutimos era originado na Amazônia.
Brazilian agribusiness is capable and prepared for significant global sales expansion, and here are three key reasons.
O acordo União Europeia e Mercosul não foi assinado e uma nova proposta de postergação ficou combinada. Quatro países da União Europeia, em meio a 27, não aceitaram. A França, Itália, Hungria, Polônia. Fortemente oposição na França com manifestações nas ruas, conflitos com a polícia dos agricultores exigindo proteção e quero dizer que não existe nada no mundo mais protegido do que os agricultores europeus, com subsídios gigantescos e brutais e, de verdade, eles estão sendo manipulados por polarizações políticas porque quem mais precisa hoje desse acordo é exatamente a União Europeia como afirmou o ministro da Espanha, o de Portugal e é o pensamento de 23 dentre 27 países.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite