CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Independência com paz e amor. Expoflora viva as flores!

Publicado em 07/09/2022

Expoflora - Holambra 2022

Pra não dizer que não falamos das flores e plantas ornamentais, melhor símbolo para celebrar 200 anos de Independência. Com paz e amor e pétalas de flores dos imigrantes holandeses que criaram Holambra em 1948.

Quase 15 bilhões de reais o movimento desse setor no país. E um trabalho excelente do IBRAFLOR - Instituto Brasileiro da Flor com o CEPEA da ESALQ/USP, que mediram a participação dessa cadeia produtiva identificando o quanto o setor de flores e plantas irriga a economia, gera empregos e empreendedorismo, desde os agricultores das flores e plantas até as floriculturas, jardineiros e paisagistas, 45% da cadeia de valor está nos agrosservicos, 31% no comércio pós porteira dos produtores rurais, e 23% no dentro das porteiras das propriedades produtoras. E isso tem origem na Holambra, na cidade de Holambra no interior de São Paulo, simplesmente a 4a maior cooperativas de flores do mundo.

Vamos ouvir o Jorge Possato, diretor executivo da Holambra convidando a todos nós para a Expoflora, uma feira de flores e plantas espetacular em Holambra, são 4 finais de semana, começando neste próximo de sexta até domingo.

Após 2 anos uma grande festa na cidade - Expoflora capital das flores, 300 mil pessoas devem vir ao evento.

E num dia, da Independência, onde devemos reverenciar a paz, a sensatez e a harmonia humana, nada como falar das flores.

É um agronegócio extraordinário, que além de irrigar a cidade com empreendedorismo, cooperativismo e empregos, significa saúde mental.

Vamos visitar a Expoflora, até dia 25 de setembro todos os finais de semana na cidade Holambra, pertinho de São Paulo, há apenas cerca de 130 km, a cidade mais europeia do estado.

Parabéns Holambra, Expoflora. Com paz e amor os negócios florescem mais e melhor.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

 

Também pode interessar

Hoje é o Dia Nacional da Distribuição de Insumos Agropecuários. É o dia em que se comemora o excelente trabalho realizado pela rede de revendas da distribuição de um setor que leva tecnologia, educação, dias de campo, treinamento. É um setor privado vinculado à ciência, à tecnologia, e que faz um excelente trabalho para o agronegócio brasileiro. Então neste dia a ANDAV vai celebrar e eu convidei o Paulo Tibúrcio, que é o presidente executivo da associação, para deixar uma mensagem em comemoração a este dia.
Na semana passada tivemos um encontro com o governador João Doria, de São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, e com o governador conversamos também com Francisco Maturro, secretário executivo da Agricultura.
Imagine se o Brasil não tivesse condições de fornecer cerca de 112 milhões de toneladas de soja para a China no ciclo 2025/26, enquanto o USDA projeta 47 milhões de t “se tudo der certo” para os Estados Unidos. Imagine como a China teria retaliado os Estados Unidos no setor alimentar não adquirindo um grão de soja até agora, aplicar tarifa de 20% sobre soja, algodão, sorgo, frango, carne suína, leite e derivados. Assistiríamos um poder de ferro dos Estados Unidos sobre a China pois nos alimentos o jogo é cruel. Nada novo na história da humanidade o embargo de alimento ser usado como arma de guerra.
The concept of Agribusiness emerged from a vision by Dr. Ray Goldberg at Harvard/USA in the 1950s as a synthesis of the sum total of factors before, inside, and after the farm gate. Agriculture encompasses factors of human history on Earth that go beyond commerce and business itself. It represents the possibility of life producing food, from ancient times for survival, evolving to bartering in medieval fairs, and today into a mix of commerce, agrI-industrialization, and marketing. 
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite