CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF), solução tropical para o encanto do mercado global!

Publicado em 09/06/2021

Divulgação
Encontro Santa Brigida Open Farm acontece nessa quarta (9)

Na Semana do Meio Ambiente podemos comemorar o exemplo da fazenda Santa Brígida. Nesta quarta-feira (dia 9), das 19h às 22 h, convido a todos nossos ouvintes a um encontro sobre ILPF - integração lavoura, pecuária e floresta, ou seja, na mesma área uma fazenda produz gado, grãos e árvores. O resultado desse desenvolvimento, gerado na Embrapa, já permite termos a carne carbono neutro, e já caminhamos para grãos, como soja carbono neutro, um agronegócio carbono zero.

A fazenda Santa Brígida de uma produtora, uma mulher diferenciada, que nem pecuarista era, era dentista, fez ali em Ipameri, Goiás, o que hoje é o principal exemplo dessa realidade dentro da agricultura de baixo carbono, o Programa ABC. Acompanhe no site www.santabrigidaopenfarm.com.br.

Poderemos assistir a fala da Marize Porto Costa. A mensagem da ministra Tereza Cristina. Veremos como será a agricultura do Brasil em 2030 com Maurício Lopes, pesquisador da Embrapa. Uma exposição da dra. Ieda Mendes, pesquisadora da Embrapa Cerrados, mostrará como a saúde do solo gera um ganha ganha em ambientes tropicais.

No dia 10, quinta-feira, também das 19h às 22h, no mesmo site, www.santabrigidaopenfarm.com.br, veremos: o financiamento verde, com Leisa Souza, head da Climate Bonds Initiative e diretora da Latam/CBI, Certificação de propriedades ilpf e o impacto das finanças verdes, com José Pugas, do conselho CEPTIS Agro e produção agrícola versus serviços ambientais, por Aurélio Pavinato, Ceo da SLC Agrícola.

E além de painéis, com Guillermo Carvajal, head de sustentabilidade da Syngenta; Luiz Lourenço do conselho da Cocamar e Gustavo Lunardi da SLC Agrícola. No encerramento um grand finale com Alysson Paolinelli, candidato ao Nobel da Paz, ao lado do ex-ministro Roberto Rodrigues, de Celso Moretti presidente da Embrapa, professor Dr. Durval Dourado, diretor da Esalq; Evaldo Vilella presidente do CNPQ e Paulo Hermann presidente da John Deere.

Hoje o modelo ILPF ocupa já cerca de 2 milhões de hectares e a meta do Programa ABC é que tenhamos 10 milhões de hectares nos próximos anos, até 2026. Marize Porto Costa, um exemplo de produtora rural, que mesmo não sendo “produtora” estava de cabeça aberta para fazer o que os pesquisadores da Embrapa como João K, em Goiânia, diziam que era o certo para ser feito. E ela fez.

Bom para a renda da fazenda e ótimo para o meio ambiente. Nunca rimou tanto a palavra rentabilidade com sustentabilidade.Semana Mundial do Meio Ambiente, modelo integração lavoura pecuária e floresta, solução brasileira tropical para o encanto de todo mercado global. Quem quiser saber esse lado muito positivo do agroconsciente, acompanhe no site www.santabrigidaopenfarm.com.br .

Brasil, o único país do mundo que tem nome de árvore. Parabéns ILPF.

José Luiz Tejon para Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Esse prêmio é um dos mais prestigiosos do mundo para o assunto de proteção de cultivos, das safras e também de agricultura digital. Uma grande transformação está ocorrendo na produção de alimentos no mundo e no Brasil. Significa a substituição de agentes químicos por biológicos. Isso tudo segue dentro dos programas de agricultura regenerativa. Não basta mais plantar, precisa preservar.
Hoje, 12 de maio, é um marco histórico no avanço das cidades com consciência de sustentabilidade, incluindo um agroconsciente, onde sabemos que a agricultura local e vertical fazem parte da melhoria da qualidade de vida com implicações positivas na saúde em todos os aspectos, ambiental, mental e física dos habitantes. Em Itu, com apoio do prefeito Guilherme Gazzola, abertura do ex-ministro Roberto Rodrigues e presença do Agroconsciente da Eldorado, Maria Beatriz Bley, presidente do Green Rio América Latina lança o movimento “o mosaico da bioeconomia” para irradiar em todo o Estado de São Paulo.
Entrevistei o primeiro brasileiro que esteve no Everest que dá uma aula de sustentabilidade no agronegócio! Estou com ele em Colider, na Show Rural aqui desse Mato Grosso que vai subir muito no agro com sustentabilidade. Daqui pra frente Waldemar Niclevicz: o que um alpinista pode nos ensinar no Agroconsciente?
Estou em Patos de Minas no início de um forte movimento da implantação de biodigestores nas propriedades rurais da proteína animal, cujos dejetos são processados e transformados em energia elétrica, e também no combustível biometano.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite