CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF), solução tropical para o encanto do mercado global!

Publicado em 09/06/2021

Divulgação
Encontro Santa Brigida Open Farm acontece nessa quarta (9)

Na Semana do Meio Ambiente podemos comemorar o exemplo da fazenda Santa Brígida. Nesta quarta-feira (dia 9), das 19h às 22 h, convido a todos nossos ouvintes a um encontro sobre ILPF - integração lavoura, pecuária e floresta, ou seja, na mesma área uma fazenda produz gado, grãos e árvores. O resultado desse desenvolvimento, gerado na Embrapa, já permite termos a carne carbono neutro, e já caminhamos para grãos, como soja carbono neutro, um agronegócio carbono zero.

A fazenda Santa Brígida de uma produtora, uma mulher diferenciada, que nem pecuarista era, era dentista, fez ali em Ipameri, Goiás, o que hoje é o principal exemplo dessa realidade dentro da agricultura de baixo carbono, o Programa ABC. Acompanhe no site www.santabrigidaopenfarm.com.br.

Poderemos assistir a fala da Marize Porto Costa. A mensagem da ministra Tereza Cristina. Veremos como será a agricultura do Brasil em 2030 com Maurício Lopes, pesquisador da Embrapa. Uma exposição da dra. Ieda Mendes, pesquisadora da Embrapa Cerrados, mostrará como a saúde do solo gera um ganha ganha em ambientes tropicais.

No dia 10, quinta-feira, também das 19h às 22h, no mesmo site, www.santabrigidaopenfarm.com.br, veremos: o financiamento verde, com Leisa Souza, head da Climate Bonds Initiative e diretora da Latam/CBI, Certificação de propriedades ilpf e o impacto das finanças verdes, com José Pugas, do conselho CEPTIS Agro e produção agrícola versus serviços ambientais, por Aurélio Pavinato, Ceo da SLC Agrícola.

E além de painéis, com Guillermo Carvajal, head de sustentabilidade da Syngenta; Luiz Lourenço do conselho da Cocamar e Gustavo Lunardi da SLC Agrícola. No encerramento um grand finale com Alysson Paolinelli, candidato ao Nobel da Paz, ao lado do ex-ministro Roberto Rodrigues, de Celso Moretti presidente da Embrapa, professor Dr. Durval Dourado, diretor da Esalq; Evaldo Vilella presidente do CNPQ e Paulo Hermann presidente da John Deere.

Hoje o modelo ILPF ocupa já cerca de 2 milhões de hectares e a meta do Programa ABC é que tenhamos 10 milhões de hectares nos próximos anos, até 2026. Marize Porto Costa, um exemplo de produtora rural, que mesmo não sendo “produtora” estava de cabeça aberta para fazer o que os pesquisadores da Embrapa como João K, em Goiânia, diziam que era o certo para ser feito. E ela fez.

Bom para a renda da fazenda e ótimo para o meio ambiente. Nunca rimou tanto a palavra rentabilidade com sustentabilidade.Semana Mundial do Meio Ambiente, modelo integração lavoura pecuária e floresta, solução brasileira tropical para o encanto de todo mercado global. Quem quiser saber esse lado muito positivo do agroconsciente, acompanhe no site www.santabrigidaopenfarm.com.br .

Brasil, o único país do mundo que tem nome de árvore. Parabéns ILPF.

José Luiz Tejon para Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Com revisão dos números em 2021, o PIB da agropecuária cairá 1,2% ao invés de crescer 1,2%. Conforme aponta o Ipea, Instituto de Pesquisa de Economia Aplicada, fundação pública federal vinculada ao Ministério da Economia. Isso se deve a revisão de contas do IBGE sobre os dados de 2020, que na verdade cresceu 3,8% e não 2% como havia sido contado antes. Portanto, a base comparativa com 2020 mudou.
Infelizmente por desinformação flores são rejeitadas e causam prejuízos aos agricultores. O comércio de flores é essencial, é legal, não fecha no lockdown.
Estou em Medianeira, Paraná, ao lado de uma liderança importantíssima do cooperativismo brasileiro. Irineo da Costa Rodrigues é presidente da Lar Coop aque é a 2ª maior cooperativa do estado do Paraná, e que atua com produtos, aves, suínos, grãos para o mundo inteiro e esta cooperativa está fazendo agora 60 anos, são 14 mil cooperados, mais de 29 mil colaboradores e uma mensagem que eu gosto de trazer em nosso Agroconsciente na Rádio Eldorado para toda a população do Brasil.
Na última segunda-feira (28), merecidamente, o presidente do Instituto Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais (IBRAFE), Marcelo Eduardo Lüders, foi homenageado na Assembleia Legislativa do Paraná e recebeu Menção Honrosa por um trabalho realizado ao longo dos 17 anos da instituição.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite