CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Habemus ministro da Agricultura? Agroconsciente Brasil: a marca essencial da próxima gestão.

Publicado em 21/12/2022

Divulgação
Ministério da Agricultura

Até agora não. Recebi uma mensagem de Brasília: “está maduro, devemos ter notícias nas próximas horas”. Mas está estranho essa demora na Agricultura. Conversando com Roberto Rodrigues, que foi ministro no primeiro governo Lula, me disse que o Ministério da Agricultura foi um dos três primeiros anunciados na época.

Parece que a negociação com o Centrão com Lira está envolvida também na questão. Como ministeriáveis fortes e que tiveram posições contrárias ao governo Bolsonaro e membros da equipe de transição estão Neri Geller, ministro no governo Dilma, e Carlos Favaro, senador, ex-presidente da Aprosoja Mato Grosso, foi vice-governador também.

E surgem nomes ligados à Frente Parlamentar da Agropecuária, como o ex-presidente Sérgio Souza, MDB Paraná que foi substituído na FPA agora por outro paranaense, o deputado Pedro Lupion PP/PR. O próprio Nilson Leitão, presidente do IPA – Instituto Pensar Agro.

No governo Bolsonaro a ministra Teresa Cristina veio também da Frente Parlamentar da Agropecuária. Então, com certeza, esta demora estranha, ligada a um dos núcleos com forte marca bolsonarista, a agropecuária, está na mesa das negociações da transição.

Enquanto isso chuvas fortes em Santa Catarina acionam a solidariedade das cooperativas. Argentina campeã mundial no futebol, mas clima de seca prejudicando plantios e mexendo nos preços da soja em Chicago.

E na China, com seu partido comunista de planejamento central, anuncia que fará uma “política fiscal proativa, uma política monetária prudente. Irá fortalecer a regulamentação da política macroeconômica, com coordenação e cooperação entre todos os seus agentes econômicos”.

E nessa conferência central de trabalho econômico anual, nos últimos dias 15/16 de dezembro acrescentam que “irão expandir a demanda doméstica e priorizar a recuperação do consumo”.

Portanto enquanto não habemus ministro da Agricultura, seguimos rezando para São Pedro nos proteger de crises climáticas e que o maior freguês do Brasil, a China, siga crescendo.

E talvez os produtores rurais estejam hoje querendo mesmo é que o governo não atrapalhe. Mas até sexta teremos o ministro, que seja competente, não ideológico, e que domine o conceito sistêmico de agronegócio para dobrar o agro de tamanho com sustentabilidade criando uma marca brasileira: Agroconsciente Brasil.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Conversei com Ivan Wedekin, um dos mais competentes brasileiros na questão de políticas agrícolas e visão estratégica econômica do agronegócio. Foi exatamente secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento ao lado do ministro Roberto Rodrigues no período entre 2002 a 2006
Precisamos administrar a percepção da marca Amazônia na Europa. Eu estou na França, desenvolvendo o programa Food Agribusiness Management com a Academia Francesa de Nantes, e a minha missão é trazer as realidades tropicais brasileiras para cá. E ontem debatemos o papel do Brasil no cinturão tropical do planeta e um dos resultados que obtivemos em um estudo de caso que discutimos era originado na Amazônia.
Um Comitê Interministerial foi criado para elaborar diretrizes, ações e metas do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD). São 40 milhões de hectares de áreas já abertas com baixíssima produtividade identificada pelos sistemas de inteligência do Ministério da Agricultura e da Embrapa.
Hoje me despeço da Rede Jovem Pan depois de cerca de 7 anos aqui no A Hora do Agronegócio todas as manhãs. São novos rumos, mas saio muito agradecido por toda a audiência de vocês e engrandecido pelo convívio com tão seletos ouvintes internautas e telespectadores e dos companheiros e colegas de altíssimo nível aqui da Jovem Pan. Muito obrigado a todos vocês.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite