CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Na guerra dos 3 poderes e nas contas no vermelho até 2026, o país precisa do 4º Poder, urgente!

Publicado em 22/04/2024

Divulgação
Hora do 4º Poder aparecer!

“A democracia é o melhor sistema de governo, agora a sociedade civil tem que se organizar. A regra mundial é quem estiver organizado vai, quem não estiver não vai, por isso eu não confio mais somente em governo”, in memorian, palavras do Alysson Paolinelli pra mim em 7 de dezembro de 2017, na cidade de Janaúba, em Minas Gerais.

E na polarização, guerras dentro dos 3 poderes constituídos, Legislativo, Executivo e Judiciário, conflitos chegando ao ponto de poderes de outros países participarem das polarizações e ainda incluirmos personagens como Elon Musk nos nossos destinos, sem dúvida, está na hora do 4º Poder de uma nação tomar ação e contribuir para o nosso rumo.

As confederações nacionais empresariais formam o conjunto que realiza o PIB do país. No caso do agronegócio, está na soma da indústria, do comércio, de serviços e agropecuária uma responsabilidade de algo em torno de 1/3 do PIB nacional.

Pergunto, tomando como fundamento a declaração de um herói do agro brasileiro, Alysson Paolinelli, in memorian, não seria chegada a hora de reunirmos pelo menos a Confederação Nacional da Agropecuária, a Confederação Nacional do Comércio, a Confederação Nacional da Indústria, a financeira, a das cooperativas e a do transporte, saúde, serviços? Seriam oito lideranças para começar, que reunidas poderiam ter um plano de desenvolvimento e crescimento do PIB brasileiro. Um projeto integrado, imitando de forma mais ampla a iniciativa que foi realizada anos atrás com o Renovabio, onde a indústria, com agropecuária, ciência, serviços, comércio, ao lado do governo, deu ao país um norte, metas, rumos no setor dos biocombustíveis.

O Brasil não merece ser pautado pela discórdia, polarização, desinformação e ficarmos como que hipnotizados pelos conflitos internos ideológicos e político-partidários, indo aos egos pessoais, em meio a uma riqueza extraordinária plena de potenciais num país único no mundo hoje como potência alimentar, energética e ambiental. A reunião da sociedade civil organizada que cria e constrói o PIB brasileiro precisa assumir seu protagonismo, para que possamos ter um comando econômico, empreendedor, e aí, sim, junto com os lados saudáveis do governo, e no caso do agronegócio com a ciência, da Embrapa, dos institutos agronômicos, das universidades, podermos ter um legítimo plano de estado nacional. E por que não uma meta que dobre o PIB de tamanho gerando empregos, renda e dignidade de vida para todos?

Hora do 4º Poder aparecer, juntos, reunidos com planejamento estratégico integrado para o país. Os outros 3 poderes estão precisando do 4º e muito!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

O mercado global Halal, produtos e serviços que seguem as leis islâmicas, compram apenas 7,4% de alimentos e bebidas do Brasil. US$ 190,5 bilhões é quanto o mercado Halal compra de bebidas e alimentos no mundo. E deste montante apenas US$ 14 bilhões é do Brasil, cerca de 7,4%.
Under the initiative of the Minister of Development, Industry, Commerce, and Services (MDIC), the vice-president, Mr. Geraldo Alckmin, and the Secretary of Green Economy, Decarbonisation and Bioindustry, Mr. Rodrigo Rollemberg, we will now move towards a level of value addition competing world markets, with a commitment from the Brazilian state, ensuring principles of sustainability.
Nas últimas semanas os analistas financeiros tem colocado para baixo as expectativas do PIB do país para 2022, em uma associação com os efeitos climáticos prejudicando as safras e consequentemente o agronegócio brasileiro.
Segredo número 1 para o enfrentamento do bullying: coragem. Não tema o bullying, pois quanto maior for o seu temor dessa arte demoníaca e sádica, parece ser maior o grau de atração dessa torpe energia.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite