CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - O Brasil é a única opção verde do mundo em escala! Vamos vender mais e brigar menos.

Publicado em 23/08/2023

Divulgação
Brasil Verde: somos o único país do mundo que pode oferecer aos nossos clientes aquilo que eles desejam!

Lula fala a empresários do Brics que não deve aceitar neocolonialismo verde! Comento diretamente de Santa Maria, no centro do Rio Grande do Sul, porque ao invés disso não se apresenta como o fornecedor mais seguro de alimentos e energia verde! Mais comércio e menos guerras ideológicas nos fariam muito melhor.

Em reunião com produtores e produtoras rurais que estão preocupados com a estiagem que o Rio Grande do Sul passou e com a perspectiva da próxima safra, mas as informações trazidas aqui de que o El Niño não será forte, então há uma perspectiva mais positiva para o Rio Grande do Sul e também com ótimas práticas agronômicas e conservacionistas.

E eu queria comentar a atual narrativa, discurso do presidente Lula falando a empresários do Brics que não devem aceitar neocolonialismo verde. E fica aqui a minha colocação: por que ao invés desse enfrentamento a gente não assume definitivamente que ao contrário nós somos hoje a opção mundial para a oferta de alimentos e de energia efetivamente verde, porque a nossa agricultura é regenerativa, as práticas que desenvolvemos no Brasil são comprovadamente e resistem as avaliações do conservacionismo com o plantio direto, com uma série de ações que já estamos tomando de cadeias descarbonizadas, ou seja, o Brasil ao contrário de lutar contra a voz do cliente e levá-la para temas que envolve ideologias, que envolve aspectos de interesses políticos, nós poderíamos, ao contrário, muito bem nos apresentarmos: somos, sim, o país da segurança alimentar e energética totalmente dentro das exigências regenerativas de uma agricultura moderna, conservacionista, porque efetivamente a fazemos, caso contrário, o Brasil não teria se transformado nunca na 4ª maior agricultura do mundo hoje e com toda a perspectiva de dobrar de tamanho, em um planeta onde a possibilidade de outro país realizar isso, hoje é simplesmente impossível.

Então faço aqui uma observação de que ao invés de brigar com o cliente, nós deveríamos e poderíamos vender para o cliente e de atrair cada vez mais investimentos porque temos, aqui no Brasil, o conhecimento da ciência, da tecnologia, da única agricultura tropical, sustentável, do mundo hoje e mais do que vender produtos para o mundo, nós temos toda condição de fornecer serviços e conhecimentos para o mundo como somos já chamados, sim, para esse fim que ainda não estão aparecendo nas informações como deveriam, mas comissões de outros países venham ao Brasil para buscar o conhecimento brasileiro para a atividade do cinturão tropical do planeta Terra.

Então ao invés de discutir ideologias e pontos de vistas de interesses político-partidário, de olho em eleições e falar para suas facções, nós temos de ter uma postura de muito mais bom comércio e boas vendas. Somos o único país do mundo que pode oferecer aos nossos clientes aquilo que eles estão desejando, ou seja, uma produção de alimentos e de energia verde. Bem-vindos ao Brasil!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Planejamento estratégico no agronegócio diminuiria a crise? Falta consciência de crise. Agosto de 2020 a Abras - Associação Brasileira de Supermercados apontava que não conseguiria mais repor pelos mesmos preços os estoques dos itens básicos como arroz, feijão, lácteos, óleo de soja.
Estou aqui no 11º Congresso de Fertilizantes, em São Paulo, é o principal setor de insumos para o agro brasileiro. Eu conversei com o Ricardo Tortorella, CEO da Associação Nacional para a Difusão do Adubo (ANDA) e perguntei a ele como está a situação dos fertilizantes.
Clean label, um conceito que ganha preferência dos consumidores na hora de comprar alimentos. Esse termo clean label, em uma tradução direta significa rótulo limpo porque alimento está associado à saúde, e saúde rima e está diretamente vinculada com natureza, pureza. Portanto vem ganhando espaço nas preferências dos consumidores.
Conversei com o presidente do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil), Marcos Antônio Matos, e com o diretor-geral de Agronegócio da Serasa Agro, Marcelo Pimenta, que juntos inauguram um novo design das negociações internacionais.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite