CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Não aprovação da demarcação temporal de terras indígenas pode levar à insegurança alimentar?

Publicado em 03/09/2021

A ouvinte Juliana Teures me perguntou hoje no Agroconsciente da Eldorado: “o presidente afirma que se não for aprovado o Marco Temporal da Demarcação de Terras Indígenas, em julgamento no Supremo, podemos chegar em uma situação de insegurança alimentar no país?”.

A minha resposta foi: não chegaremos a um ponto de insegurança alimentar em função da não aprovação da demarcação temporal. Então é um exagero, até porque o Brasil planta em 70 milhões de hectares aproximadamente as lavouras e temos uma oportunidade de dobrar a produção brasileira dentro dos 70 milhões utilizando uma tecnologia mediana, maior que a média que nós possuímos. Fora isso, nós temos no Brasil 190 milhões de áreas de pastagens e pecuária, e destes 190 milhões, 90 milhões perfeitamente possíveis esperando a agricultura de uma maneira moderna, como é a integração lavoura, pecuária do Plano ABC+.

E falando de coisas úteis que podem levar o país para dobrar a atual produção de alimentos e bioenergia, bem como biometano, mais uma pergunta: o Plano ABC+, de agricultura de baixo carbono, pode ser a segurança alimentar do país e dos clientes para os próximos 10 anos?

Ouça as minhas respostas ouvindo o podcast!

Também pode interessar

No último dia 28 foi divulgada a 27ª edição da Global CEO Survey 2024, uma pesquisa anual da PwC, que neste ano ouviu cerca de 4,7 mil executivos em mais de 100 países, incluindo o Brasil, e que mostra as tendências apontadas para a viabilidade e a resiliência das empresas no longo prazo. Na avaliação dos líderes do setor de agronegócio, as mudanças climáticas e tecnológicas serão as megatendências globais apontadas como fatores de mudança para criação, entrega e captura de valor das empresas para os próximos anos.
Falo diretamente de Porto Velho, Rondônia, ao lado do Léo Borges, que viveu um sucesso brasileiro extraordinário, que está em matéria do Estadão de ontem (31), que é a Flakes, onde a Britney Spears reverberou um ovo de chocolate espetacular que ele faz aqui, além de outras coisas.
Da safra que finaliza agora já estamos perdendo cerca de 12 milhões de toneladas de milho em função da estiagem do ano passado que atrasou o plantio da safrinha e 12 milhões de toneladas de grãos para dar uma ideia dessa dimensão equivale ao tamanho de toda uma safra de arroz no país.
Estou em Brasília com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Carlos Fávaro, e tem um projeto que eu considero muito importante para o país e para o mundo: 40 milhões de hectares de pastos degradados que serão transformados em coisas úteis e ambientais. Perguntei ao ministro como será e quando começará o plano.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite