CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Não aprovação da demarcação temporal de terras indígenas pode levar à insegurança alimentar?

Publicado em 03/09/2021

A ouvinte Juliana Teures me perguntou hoje no Agroconsciente da Eldorado: “o presidente afirma que se não for aprovado o Marco Temporal da Demarcação de Terras Indígenas, em julgamento no Supremo, podemos chegar em uma situação de insegurança alimentar no país?”.

A minha resposta foi: não chegaremos a um ponto de insegurança alimentar em função da não aprovação da demarcação temporal. Então é um exagero, até porque o Brasil planta em 70 milhões de hectares aproximadamente as lavouras e temos uma oportunidade de dobrar a produção brasileira dentro dos 70 milhões utilizando uma tecnologia mediana, maior que a média que nós possuímos. Fora isso, nós temos no Brasil 190 milhões de áreas de pastagens e pecuária, e destes 190 milhões, 90 milhões perfeitamente possíveis esperando a agricultura de uma maneira moderna, como é a integração lavoura, pecuária do Plano ABC+.

E falando de coisas úteis que podem levar o país para dobrar a atual produção de alimentos e bioenergia, bem como biometano, mais uma pergunta: o Plano ABC+, de agricultura de baixo carbono, pode ser a segurança alimentar do país e dos clientes para os próximos 10 anos?

Ouça as minhas respostas ouvindo o podcast!

Também pode interessar

Entrevistei o fundador do PENSA, o Centro de Conhecimento em Agronegócios da FIA, professor Décio Zylberzstajn, que fala de um novo agro, um agro pleno de virtudes  e acima de somente ser um agro produtivista.
Estudos realizados pela equipe econômica do banco Santander apontam o estado de Roraima como o campeão nacional de crescimento do PIB em 2024, na faixa de 4,3%. Significa aproximadamente o dobro previsto para o crescimento do Brasil, e é um percentual semelhante ao crescimento este ano da economia chinesa.
Mr.Edmar Bacha  has concluded: “What we failed to do, was put our economy on a path of sustained growth. Brazil has been slipping. I think – says Edmar, renowned economist and one of the creators of the Real Plan – that Brazil keeps having a growth problem”, so we need to provoke and disturb, through the media, a government meeting which goes far beyond polarisation, hands down given with academia and business people, so that we have a national growth plan, integrating government and agribusiness people, concerning that these will be the  unique ones to drive Brasilian GDP growth.”
We will hold three seminars at the Audencia Academy campus in the city of Nantes, France, and also at the “Paris Agricultural Salon” involving international students, academics and leaders to discuss the vital importance, for the future of humanity, of the tropical belt of the planet, between the tropics of Cancer and Capricorn.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite