CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - O Brasil será acima de tudo um agroconsciente.

Publicado em 24/12/2021

Alimentos

A ministra Tereza Cristina enviou sua mensagem de Natal, onde menciona records obtidos nas safras, mas relembra a importância da agricultura familiar e a dignidade dos assentados. E pede reflexão natalina.

A ONU informa que temos hoje no mundo cerca de 4 bilhões de seres humanos com algum nível de insegurança alimentar, dependendo da inflação e da queda da renda. No Brasil a Rede Brasil atual informa que temos quase 20 milhões com fome e cerca de 40 milhões com algum nível de insegurança alimenta. Portanto o problema não está na existência da comida. Ela não falta. O problema está na renda para comprar alimentos.

Precisamos de um plano de segurança alimentar e a aqui vai nossa provocação para todo país neste último programa AgroConsciente da noite de Natal onde, infelizmente vai faltar pão para muitos seres humanos no mundo e no Brasil. O pão nosso de cada dia está logo no início da oração mais orada do mundo, o Pai Nosso. Que os cristãos estarão orando neste dia onde celebramos Jesus Cristo.

E aqui vai a provocação:

O problema com a comida não está em dar comida e sim na produção da comida. E ao fazer isso ela gera renda, empregos e empreendedores ao longo de toda a cadeia produtiva, desde a ciência, comércio, serviços, indústria, embalagens, transporte, contadores, educadores, até os repositores de gôndola dos supermercados, das barraquinhas do café da manhã matinal nas esquinas de São Paulo, e motoboy dos deliveries dos alimentos e bebidas.

Temos no Brasil cerca de 1 milhão de cooperados na área do agro. São 1.173 cooperativas. Elas geram 223.477 empregos diretos no país. E cada cooperado termina por gerar benefício para 5 outras famílias indiretamente. Como no exemplo da COOPERCUC, em Canudos/Bahia na Caatinga, onde 270 cooperados criam benefícios para cerca de outras mil famílias ao seu redor.

Dessa forma temos no país em torno de 3 milhões de pequenas propriedades familiares que vivem com renda de bolsa família e situação indigna de pobreza e miséria. Se essas 3 milhões de propriedades abraçassem o cooperativismo teríamos o potencial de criar mais 600 mil empregos diretos e impactar positivamente mais 15 milhões de famílias de forma indireta.

Portanto neste Natal, o pão nosso de cada dia não vem sem trabalho, conhecimento e a inteligência humana da cooperação, do cooperativismo. Precisaremos produzir e agregar valor como esse exemplo da COOPERCUC, para citar apenas um exemplo, que produz geleias, compotas, doces dos frutos do sertão, exporta para o mundo e desenvolve também um moderno delivery, vem lá da Caatinga. Só para mostrar como nossa tese tem legítima viabilidade.

A multiplicação dos pães e dos peixes passa pela cooperação e pelo sistema cooperativista, a única fórmula para os pequenos prosperarem e gerarem dignidade direta e indiretamente para milhões de brasileiros. 10 cooperados criam 2 empregos diretos. 10 cooperados geram benefícios para outras 50 famílias no seu entorno.

Que o Natal de 2021 nos permita refletir e agir, além de orar a bela oração do Pai Nosso que pede o pão nosso de cada dia, para todos.

Feliz e profundo Natal, com dignidade para todos. Esses são os votos aqui do nosso AgroConsciente. O sistema CNA-SENAR da mesma forma neste Natal afirma “o amor é o que nos une“. Está na hora. É agora. Próspero 2022 para todos. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Para isso precisamos produzir e incluir 3 milhões de propriedades familiares adicionais na prosperidade para a humanidade.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão

 

Também pode interessar

Nesta quinta-feira (26), na plenária do 8º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), em São Paulo, apresentei as 12 conclusões da Pesquisa de Percepção do Agro Brasileiro na Europa: Alemanha, França, Reino Unido, e República Checa, juntamente com a diretora de Operações da Serasa Experian, Daniela Aveiro; o Head Associate da OnStrategy, José Antonio Silva; a diretora-executiva da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Gislaine Balbinot e a diretora-executiva da Eksim-Co (ex-USDA), Fabiana Fonseca.
2 de julho, Dia Internacional do Cooperativismo. A fórmula da evolução humana na terra, criada a partir do sofrimento, das circunstâncias indignas de vida.
Os gênios do mundo não são muitos. São poucos. Aprender com eles, na capacidade que eles têm de antever as forças inexoráveis da evolução, é a grande e maior lição que todos poderiam aprender.
Nesta semana o Brasil irá apresentar para o mundo o plano de inclusão de 40 milhões de hectares de pastagens degradadas para uma economia agroconsciente. Isso significará dobrar em 10 anos a área agricultável sustentável brasileira dentro de modelos agroflorestais, integração lavoura, pecuária e florestas, diversificação de culturas com alimentos e bioenergia. Dentro desses 40 milhões de há, 12 milhões serão para restauração de florestas.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite