CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - O nosso carbono é verde. Entrevista com o presidente da Abag

Publicado em 26/07/2021

Marcello Brito - Presidente da ABAG

Entrevistei nesta segunda-feira (26) o presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Marcello Brito, que falou sobre “O nosso carbono é verde”, tema que será debatido durante o 20º Congresso Brasileiro do Agronegócio, que acontecerá no próximo 2 de agosto, totalmente on-line e gratuito.

Marcello Brito falou sobre uma ampla discussão que a Abag vem promovendo com diversas autoridades nacionais e internacionais a respeito do peso geopolítico que o Brasil tem no campo da segurança alimentar e energética, a importância da preservação do meio ambiente, a necessidade de mecanismos financeiros eficientes e sobre os investimentos sustentáveis, baseados no ESG, além dos temas que serão debatidos durante o congresso.

“Esse ano nós vamos falar sobre carbono, elevando a temática das nossas florestas, da nossa cobertura vegetal e vamos passar sobre carbono florestal, carbono no agronegócio, carbono na produção de energia e discutir também o futuro do agronegócio nacional no mundo diante desses novos modelos de pagamento de serviços ambientais e de mercado de carbono, que a gente espera que finalmente chegue a algum acordo entre os países em relação ao artigo 6 agora no Encontro de Paris no final do ano na COP 26, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Glasgow”, disse Brito.

Para participar é necessário se inscrever no site: www.congressoabag.com.br

Também pode interessar

The Brazilian Ministry of Agriculture, Livestock and Supply (MAPA) announced the National Plan for the Individual Cattle & Buffaloes Identification, which was originated by the 2011 decree, Nº 7.623, which regulates Law 12,097/ November 24th 2009.
Conversei com Neri Geller, que foi ministro da Agricultura, é produtor rural, deputado federal pelo Mato Grosso, progressista e membro coordenador da equipe de transição do agronegócio para o novo governo. Ele me disse que as entidades estão aderindo ao convite para participação na equipe de transição, e que já está ficando para trás a rejeição ao diálogo e contribuição.
Está na hora da integração das Américas pelas oportunidades existentes e combate a fome e a pobreza. Acompanhei a reunião do CEAL – Conselho Empresarial América Latina, com representantes dos países latino-americanos. Há uma desilusão com governos e uma conclusão de que governos não farão planos de longo prazo.
Cop-26 em Glasgow já começou e o Brasil tem uma forte representação da sociedade civil organizada. Associações, coalizões, concertação da Amazônia, consórcio de governadores, sociedade civil organizada com diversos atores, profissionais, empresários, cientistas, agricultores, filantrópicas, ongs.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite