CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - O nosso carbono é verde. Entrevista com o presidente da Abag

Publicado em 26/07/2021

Marcello Brito - Presidente da ABAG

Entrevistei nesta segunda-feira (26) o presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Marcello Brito, que falou sobre “O nosso carbono é verde”, tema que será debatido durante o 20º Congresso Brasileiro do Agronegócio, que acontecerá no próximo 2 de agosto, totalmente on-line e gratuito.

Marcello Brito falou sobre uma ampla discussão que a Abag vem promovendo com diversas autoridades nacionais e internacionais a respeito do peso geopolítico que o Brasil tem no campo da segurança alimentar e energética, a importância da preservação do meio ambiente, a necessidade de mecanismos financeiros eficientes e sobre os investimentos sustentáveis, baseados no ESG, além dos temas que serão debatidos durante o congresso.

“Esse ano nós vamos falar sobre carbono, elevando a temática das nossas florestas, da nossa cobertura vegetal e vamos passar sobre carbono florestal, carbono no agronegócio, carbono na produção de energia e discutir também o futuro do agronegócio nacional no mundo diante desses novos modelos de pagamento de serviços ambientais e de mercado de carbono, que a gente espera que finalmente chegue a algum acordo entre os países em relação ao artigo 6 agora no Encontro de Paris no final do ano na COP 26, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Glasgow”, disse Brito.

Para participar é necessário se inscrever no site: www.congressoabag.com.br

Também pode interessar

João Martins obteve uma vitória exemplar como líder representante das produtoras e produtores agropecuários do Brasil. A CNA representa quase 2 mil sindicatos rurais patronais de todo território nacional e 27 federações estaduais que, reunidas através de seus presidentes em Brasília no último dia 14, o recolocaram no cargo para o quadriênio 2021/25.
I’m here by Mr. Roberto Rodrigues' side, a prominent leader in Agribusiness who has held key positions worldwide. Currently an Emeritus Professor at the Getúlio Vargas Foundation (FGV), he was recently invited by COP30 to serve as the organizer and sponsor, coordinating the voice of  Brazilian Agribusiness for the summit.  
Ouvimos aqui entidades e líderes sérios com dados e fatos nas mãos sobre o assunto do arroz. Aliás, um produto que carece de ações de valorização perante o consumidor, pois ao longo de anos, onde cresce a renda, cai seu consumo.
Com a guerra, as narrativas mundiais convergem para afirmações como: “o pior está por vir”. Inflação será mundial. Protecionismo agrícola voltará. Vai faltar alimento na Europa. Nunca dependemos tanto da China para acabar com uma guerra como hoje. Putin é um líder do século XIX atuando no século XXI”.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite