CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - O futuro da agricultura brasileira: livro celebra 50 anos da Embrapa

Publicado em 21/04/2023

Divulgação Embrapa
Embrapa lançará em 26 de abril O futuro da agricultura brasileira, 10 visões.

Será formalmente lançado  no próximo dia 26 de abril um livro com 10 visões diferentes, celebrando 50 anos de história da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa com o título: “O futuro da agricultura brasileira”.

Essas 10 visões abordam o que esperar do futuro agro do Brasil; o futuro verde; o Brasil fornecedor sustentável de alimentos e energia; o Brasil que alimenta o futuro e alimentar significando construir esse futuro; o rumo à segurança alimentar em 2050; em 2050 o mundo e o agro será mais cooperativo; o Brasil como exportador de soluções e inovações; a regulação de alimentos; crescer juntos biocombustíveis e alimentos; agropecuária de baixo carbono e inovação.

E tive a honra também de estar incluído nesta obra que celebra 50 anos da Embrapa e traça visões para os próximos 50 com meu capítulo que batizei: Brasil, o futuro do agribusiness.

Trato da reunião de três conceitos que explicam a Embrapa quando integra a visão sistêmica de agribusiness nascida em Harvard nos anos 50 como um corpo interconectado do antes, dentro e pós-porteira das fazendas; trago a visão do design thinking, onde pesquisadores da Embrapa reúnem de forma distinta os genes, as moléculas, os algoritmos e criaram a viabilidade de transformarmos solos tropicais e ambientes considerados inóspitos para produção de alimentos no, hoje, maior país com potencial de assegurar alimentos, energia e meio ambiente para o mundo. E também menciono o poder de marketing da Embrapa que numa pesquisa realizada junto à população brasileira, perguntando qual marca tem credibilidade para falar em nome do agronegócio do país, surgiu disparadamente na frente a marca Embrapa.

O livro pode ser encontrado on-line no site da própria Embrapa – O futuro da agricultura brasileira, 10 visões – e tem introdução assinada por Eliseu Alves, um ator fundamental na história, um dos fundadores da Embrapa, e José Eustáquio Vieira Filho doutor em economia do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) onde ressaltam que inclusão nas cadeias produtivas será sagrado para milhões de pequenos agricultores no país. O livro conta também com prefácio dos editores Marcos Pena Jr. e Marcos Françoso.

Parabéns Embrapa, e que venham os próximos 50 anos!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

A bubalinocultura profissional praticada no Brasil envolve 18 mil criadores, os quais manejam cerca de 3 milhões de animais nas cinco regiões geográficas do país. O rebanho, incluindo as raças murrah, mediterrâneo, jafarabadi e carabao, produz leite e carne com diferenciais de qualidade. Somos líderes na atividade no Ocidente, que responde pelo giro de aproximadamente R$ 1 bilhão ao ano na economia nacional.
O protagonismo das mulheres no agro é crescente e muito importante. No CNMA - Congresso Nacional das Mulheres do Agronegocio o convívio com mais de 7500 participantes ao longo dos últimos anos revela virtudes significativas na competência da gestão do agro cuja contribuição feminina é decisiva para esta década. O CNMA 2022 trará como fundamento a coordenação das cadeias produtivas como fator crítico de sucesso, ou seja, precisamos ir além das fronteiras das fazendas, dialogar e criar governança desde o “gene até o meme“. Traduzindo, da genética até as percepções dos
Estou no Mato Grosso, em seminário de suinocultura, e tenho aqui a presença de um analista econômico admirável, extraordinário, que é o Alexandre Mendonça de Barros da MBAgro. Perguntei a ele sobre Trump, sobre o dólar estar R$ 6,00, sobre as carnes, e pedi uma conclusão e uma síntese sobre esses temas.
A nova novela das 21h da Globo, Terra e Paixão, não é carioca, paulistana, ou de nenhuma grande capital urbana do país. Está ambientada em “Nova Primavera”, (cenas gravadas em Dourados, Deodápolis e estúdios), no Mato Grosso do Sul. Muito além de agronegócio, uma legítima “agrossociedade”.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite