CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - O futuro da agricultura brasileira: livro celebra 50 anos da Embrapa

Publicado em 21/04/2023

Divulgação Embrapa
Embrapa lançará em 26 de abril O futuro da agricultura brasileira, 10 visões.

Será formalmente lançado  no próximo dia 26 de abril um livro com 10 visões diferentes, celebrando 50 anos de história da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa com o título: “O futuro da agricultura brasileira”.

Essas 10 visões abordam o que esperar do futuro agro do Brasil; o futuro verde; o Brasil fornecedor sustentável de alimentos e energia; o Brasil que alimenta o futuro e alimentar significando construir esse futuro; o rumo à segurança alimentar em 2050; em 2050 o mundo e o agro será mais cooperativo; o Brasil como exportador de soluções e inovações; a regulação de alimentos; crescer juntos biocombustíveis e alimentos; agropecuária de baixo carbono e inovação.

E tive a honra também de estar incluído nesta obra que celebra 50 anos da Embrapa e traça visões para os próximos 50 com meu capítulo que batizei: Brasil, o futuro do agribusiness.

Trato da reunião de três conceitos que explicam a Embrapa quando integra a visão sistêmica de agribusiness nascida em Harvard nos anos 50 como um corpo interconectado do antes, dentro e pós-porteira das fazendas; trago a visão do design thinking, onde pesquisadores da Embrapa reúnem de forma distinta os genes, as moléculas, os algoritmos e criaram a viabilidade de transformarmos solos tropicais e ambientes considerados inóspitos para produção de alimentos no, hoje, maior país com potencial de assegurar alimentos, energia e meio ambiente para o mundo. E também menciono o poder de marketing da Embrapa que numa pesquisa realizada junto à população brasileira, perguntando qual marca tem credibilidade para falar em nome do agronegócio do país, surgiu disparadamente na frente a marca Embrapa.

O livro pode ser encontrado on-line no site da própria Embrapa – O futuro da agricultura brasileira, 10 visões – e tem introdução assinada por Eliseu Alves, um ator fundamental na história, um dos fundadores da Embrapa, e José Eustáquio Vieira Filho doutor em economia do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) onde ressaltam que inclusão nas cadeias produtivas será sagrado para milhões de pequenos agricultores no país. O livro conta também com prefácio dos editores Marcos Pena Jr. e Marcos Françoso.

Parabéns Embrapa, e que venham os próximos 50 anos!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Estou na cidade de Getúlio Vargas, noroeste do estado, onde a soja já estava 90% colhida quando chegaram as chuvas torrenciais, o que preservou parte da economia desta área próxima de Passo Fundo, de Erechim, também no noroeste do estado. Houve perdas com animais, com logística, porém na chegada agora da safra de inverno, no trigo, a previsão aqui desta região é de um plantio em praticamente toda região, inclusive com a chegada de sementes de trigo também para biocombustível e ração, uma novidade da Embrapa Trigo e da Biotrigo.
Ano difícil 2024 com impactos climáticos, o gigantesco trauma do Rio Grande do Sul. Tivemos secas e grandes incertezas internacionais interferindo nas expectativas das commodities.
Estou em Goiás, no lançamento de um projeto muito importante, que sem dúvida alguma será importante para o país. Conversei com José Mário Schreiner, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) e também presidente do Conselho do Sebrae Goiás, sobre o selo Goiás Original que vai desenvolver indicações geográficas de diversos “terroirs” goianos.
In the city of Gramado, Rio Grande do Sul, we had a memorable experience attending the Connection Terroirs of Brazil, an event organized by Rossi Zorzanello in collaboration with Sebrae ( Brazilian Micro and Small Business Support Service), held from May 29 to June 1st.  
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite