CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - O futuro da agricultura brasileira: livro celebra 50 anos da Embrapa

Publicado em 21/04/2023

Divulgação Embrapa
Embrapa lançará em 26 de abril O futuro da agricultura brasileira, 10 visões.

Será formalmente lançado  no próximo dia 26 de abril um livro com 10 visões diferentes, celebrando 50 anos de história da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa com o título: “O futuro da agricultura brasileira”.

Essas 10 visões abordam o que esperar do futuro agro do Brasil; o futuro verde; o Brasil fornecedor sustentável de alimentos e energia; o Brasil que alimenta o futuro e alimentar significando construir esse futuro; o rumo à segurança alimentar em 2050; em 2050 o mundo e o agro será mais cooperativo; o Brasil como exportador de soluções e inovações; a regulação de alimentos; crescer juntos biocombustíveis e alimentos; agropecuária de baixo carbono e inovação.

E tive a honra também de estar incluído nesta obra que celebra 50 anos da Embrapa e traça visões para os próximos 50 com meu capítulo que batizei: Brasil, o futuro do agribusiness.

Trato da reunião de três conceitos que explicam a Embrapa quando integra a visão sistêmica de agribusiness nascida em Harvard nos anos 50 como um corpo interconectado do antes, dentro e pós-porteira das fazendas; trago a visão do design thinking, onde pesquisadores da Embrapa reúnem de forma distinta os genes, as moléculas, os algoritmos e criaram a viabilidade de transformarmos solos tropicais e ambientes considerados inóspitos para produção de alimentos no, hoje, maior país com potencial de assegurar alimentos, energia e meio ambiente para o mundo. E também menciono o poder de marketing da Embrapa que numa pesquisa realizada junto à população brasileira, perguntando qual marca tem credibilidade para falar em nome do agronegócio do país, surgiu disparadamente na frente a marca Embrapa.

O livro pode ser encontrado on-line no site da própria Embrapa – O futuro da agricultura brasileira, 10 visões – e tem introdução assinada por Eliseu Alves, um ator fundamental na história, um dos fundadores da Embrapa, e José Eustáquio Vieira Filho doutor em economia do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) onde ressaltam que inclusão nas cadeias produtivas será sagrado para milhões de pequenos agricultores no país. O livro conta também com prefácio dos editores Marcos Pena Jr. e Marcos Françoso.

Parabéns Embrapa, e que venham os próximos 50 anos!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Conversei com o Jair Kaczinski, gerente técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o sistema Faesp/Senar do Estado de São Paulo, que tem um programa intenso de educação de produtores e produtoras rurais para aplicação de defensivos agrícolas e pedi a ele para contar quais as ações realizadas e a quantidade de ações no plano da educação e do treinamento dos agricultores do Estado de São Paulo.
2 de julho, Dia Internacional do Cooperativismo. A fórmula da evolução humana na terra, criada a partir do sofrimento, das circunstâncias indignas de vida.
O parlamento europeu aprovou o “Carbon Border Adjustment Mechanism – CBAM”, um certificado que objetiva equalizar os preços do carbono pago por produtos europeus com outros produtos importados de fora da Europa. Essa regra vai obrigar as empresas que importam produtos do exterior a pagar a diferença entre o preço do carbono no exterior versus o preço autorizado do carbono pelo sistema de emissões de comércio da União Europeia.
Recebi de Fernando Schwanke, diretor de Projetos do Instituto Interamericano de Cooperación para la Agricultura (IICA), a apresentação feita pelo Nobel da Paz e Prêmio Mundial da Alimentação 2020, Dr. Rattan Lal, na Costa Rica na Conferência de Ministros da Agricultura das Américas. Evento de 3 a 5 de outubro em San Jose com temas atuais e voltados ao futuro.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite