CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Quanto mais fértil uma lavoura mais saúde vem no leite e no pão

Publicado em 08/02/2021

Divulgação: ANDA
Programa NPV - Nutrientes para a Vida

O novo agronegócio vai se chamar daqui pra frente de uma agrocidadania. E um ótimo exemplo está sendo dado pela ANDA Associação Nacional para Difusão do Adubo com seu Programa NPV Nutrientes para a Vida.

Adubo não é só o que o agricultor vê, coloca no campo para poder produzir, adubo é também aquilo que nós, consumidores de alimentos, não enxergamos, mas está lá. Solos e plantas bem nutridos, chão com saúde, planta saudável, chega aqui para nós alimentos mais nutritivos, quer dizer, agricultores não apenas plantam e colhem soja, milho, arroz, café e feijão, algodão ou a ração da criação, o bife, as carnes. Quanto mais fértil uma lavoura mais saúde vem no leite e no pão.Entramos numa nova era, tudo significa saúde. E a melhor saúde é aquela que já nasce no campo, na qualidade da plantação. Por isso, os setores agroindustriais estão convocadíssimos para conversar, dialogar e se comunicar com os clientes dos produtores rurais. Quem são os fregueses do campo? Somos nós, consumidores finais.

E doravante, aquilo que não for explicado para a sociedade consumidora não será vendido para a sociedade produtora. Tudo o que é ciência, tecnologia, do “a” do adubo ao “z” do micronutriente zinco, passando por agrotóxicos, produtos veterinários, vacinas, incluindo as sementes e a sua edição gênica, precisará ser devidamente informado e comunicado aos consumidores finais. Da mesma forma os métodos de produção no campo como o ótimo Plano ABC de agricultura de baixo carbono, precisa e deve ser revelado aos consumidores de todas as cidades do mundo.

Por enquanto parabéns Anda/NPV. Todos os demais setores precisam falar com a sociedade consumidora. Os agricultores brasileiros precisam ser valorizados e protegidos, e cabe a todo entorno que os envolve, as organizações industriais, comerciais e de serviços construírem uma comunicação de fatos acima de mitos.

A Hora do Agronegócio, hora da educação e da comunicação.

José Luiz Tejon para Cabeça de Líder.

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Teremos R$ 5,7 bilhões aprovados para o fundo partidário, para propaganda política em 2022. Fiquei pensando. O agronegócio brasileiro vale 1/3 do PIB do país, que anda devagarinho. E impacta indiretamente outro 1/3, basta ver o que acontece no comércio, indústria e serviços onde o agro prospera. Tudo prospera junto.
Estou aqui em Nova Canaã do Norte, Mato Grosso, ao lado do Daniel Wolf que vai nos dizer um aspecto fundamental, importantíssimo, do nosso Agroconsciente. Como é que a gente consegue efetivamente, ao contrário de tirar árvores, plantar mais árvores e ter uma atividade de agronegócio extraordinariamente saudável, rentável e muito inteligente.
Imagine if Brazil were unable to supply around 112 million tons of soybeans to China in the 2025/26 cycle, while the United States Department of Agriculture (USDA) projects only 47 million tons “if all goes well” for them.
Somos o 4º maior produtor de grãos do mundo, 3º maior de frutas do planeta, maior rebanho bovino comercial da terra, líderes do açúcar, 2º maior exportador de algodão global, gigantes da proteína animal, da madeira industrial, e na soma total da produção de tudo o que cultivamos nos solos, águas e mares somamos cerca de 1 bilhão de toneladas. E ainda tem muita gente passando fome!
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