CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Quanto mais fértil uma lavoura mais saúde vem no leite e no pão

Publicado em 08/02/2021

Divulgação: ANDA
Programa NPV - Nutrientes para a Vida

O novo agronegócio vai se chamar daqui pra frente de uma agrocidadania. E um ótimo exemplo está sendo dado pela ANDA Associação Nacional para Difusão do Adubo com seu Programa NPV Nutrientes para a Vida.

Adubo não é só o que o agricultor vê, coloca no campo para poder produzir, adubo é também aquilo que nós, consumidores de alimentos, não enxergamos, mas está lá. Solos e plantas bem nutridos, chão com saúde, planta saudável, chega aqui para nós alimentos mais nutritivos, quer dizer, agricultores não apenas plantam e colhem soja, milho, arroz, café e feijão, algodão ou a ração da criação, o bife, as carnes. Quanto mais fértil uma lavoura mais saúde vem no leite e no pão.Entramos numa nova era, tudo significa saúde. E a melhor saúde é aquela que já nasce no campo, na qualidade da plantação. Por isso, os setores agroindustriais estão convocadíssimos para conversar, dialogar e se comunicar com os clientes dos produtores rurais. Quem são os fregueses do campo? Somos nós, consumidores finais.

E doravante, aquilo que não for explicado para a sociedade consumidora não será vendido para a sociedade produtora. Tudo o que é ciência, tecnologia, do “a” do adubo ao “z” do micronutriente zinco, passando por agrotóxicos, produtos veterinários, vacinas, incluindo as sementes e a sua edição gênica, precisará ser devidamente informado e comunicado aos consumidores finais. Da mesma forma os métodos de produção no campo como o ótimo Plano ABC de agricultura de baixo carbono, precisa e deve ser revelado aos consumidores de todas as cidades do mundo.

Por enquanto parabéns Anda/NPV. Todos os demais setores precisam falar com a sociedade consumidora. Os agricultores brasileiros precisam ser valorizados e protegidos, e cabe a todo entorno que os envolve, as organizações industriais, comerciais e de serviços construírem uma comunicação de fatos acima de mitos.

A Hora do Agronegócio, hora da educação e da comunicação.

José Luiz Tejon para Cabeça de Líder.

Também pode interessar

O CNPE – Conselho Nacional de Política Energética decidiu nesta semana aumentar a mistura do biodiesel para 14% em março de 2024 no diesel fóssil. Hoje adicionamos 12%. Um grupo de trabalho foi constituído e até suas conclusões está suspensa a importação de biodiesel do exterior.
Enquanto discutimos transição energética saudável o crime organizado entrou forte nos combustíveis. A utilização do etanol para falsificação de bebidas destiladas com morte de pessoas foi descoberta há pouco tempo, através do crime organizado da base da pirâmide criminosa.
Tem início hoje uma verdadeira agro Olimpíada na cidade de São Paulo. Após uma semana do Rio + Agro, no Rio de Janeiro, tem início hoje na cidade de São Paulo o 23º Congresso Brasileiro do Agronegócio, no WTC com o tema da Biocompetitividade.
Uma pesquisa importantíssima está sendo realizada hoje na Europa a respeito da imagem do agro brasileiro, uma pesquisa que vai ser apresentada no Congresso Nacional das Mulheres do Agro, dias 25 e 26 de outubro, no Transamérica, em São Paulo, com apoio da ABAG e patrocínio da Serasa Experian.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite