CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Brasil poderá romper parte do elo Japão & USA na carne bovina

Publicado em 26/03/2025

Eu falo do Mato Grosso, de Lucas do Rio Verde, em um evento grandioso acontecendo aqui, Show Safra, onde tem tecnologia, ciência, e os agricultores estão muito otimistas com a produtividade esperada dos grãos, fundamentalmente, a soja e o milho, e o tema pecuária, bovinocultura, carne bovina e a expectativa é positiva.

O pessoal está aguardando que venham notícias boas dessa Comitiva Brasileira lá no Japão para abrir o mercado japonês para a carne bovina brasileira. O Brasil já é o maior fornecedor do Japão de carne de frango e com relação à carne bovina terá de passar por inspeções muito severas porque o Japão tem uma exigência com relação ao alimento, onde lá efetivamente é sinônimo de saúde, portanto as exigências serão grandes.

Mas o Brasil já exporta para também mercados muito exigentes e nesta situação da guerra mundial do comércio, protagonizada por Trump, com certeza nós deveremos ter uma abertura nesse mercado do que significa no total as importações do Japão na casa das 600 mil toneladas de carne bovina. O Brasil tem exportado 4 milhões de toneladas, portanto qualquer percentual do mercado japonês terá um impacto muito positivo com relação à atividade dos pecuaristas e dos frigoríficos brasileiros.

Uma coisa importante é salientar que o Japão tem 124 milhões de habitantes, a quarta maior economia do mundo, O PIB do Japão é praticamente o dobro do PIB brasileiro, então é um mercado sofisticado, muito exigente onde eles gostam muito, inclusive das carnes bovinas dianteiras, enquanto aqui no Brasil gostamos mais das partes de dos cortes da carcaça traseira. Então é uma oportunidade também de produtos que as vezes não são tão queridos aqui no mercado nosso e que para lá tem um desejo muito grande.

Portanto, a expectativa aqui no Mato Grosso é que venham boas notícias inclusive porque está havendo aqui do ponto de vista de modelo de cultivos uma integração cada vez maior da lavoura com a pecuária, chama-se integração lavoura e pecuária e em alguns casos, inclusive, lavoura, pecuária e florestas, o que significa um aporte ambiental e sustentável muito significativo para a imagem do produto brasileiro.

E no Japão, meio ambiente, sustentabilidade, saúde, tudo isso é rigorosamente considerado nos negócios com o Japão. Então é um país de um tamanho pequeno, uma economia extraordinária eu um povo que tem, sim, com o Brasil uma relação fraternal de longa data, haja visto aqui as colônias japonesas que vieram para o Brasil na imigração e o quanto elas realizam aqui também de contribuições para o nosso desenvolvimento tropical.

Então expectativa positiva e se tivermos aí um mercado de mais de 200 mil toneladas dentro das 600 mil significa uma efetiva contribuição para o desenvolvimento aqui no país também de um modelo mais ambiental da integração lavoura, pecuária e floresta. Vamos aguardar e que essa comitiva seja positiva e que o churrasco que está sendo feito lá no Japão encante os japoneses. Eu tenho certeza que sim!

José Luiz Tejon para a Rádio Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Começa neste sábado (26) a celebração de 90 anos da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), a genética animal que significa 80% da pecuária nacional no gado Gyr, Guzerá, Nelore e cruzamentos com outras raças. Começou com um pioneiro herói Celso Garcia Cid em torno de 1940 importando os primeiros zebus da Índia. Aqui foram tropicalizados e hoje nesta Expozebu, em Uberaba Minas Gerais, nos transformamos na capital mundial do zebu, e exportamos genética brasileira para a própria Índia.
Parlamento europeu, declínio da economia chinesa, e imagem do Brasil, três grandes riscos para o agro 2023. Por um lado o parlamento europeu está exigindo um plano radical para proibição de importações de áreas desmatadas. Exportadores brasileiros estão preocupados.
Estou em Goiás no Tecnoshow Comigo, um evento grande do agronegócio, em Rio Verde (Goiás) perto de Brasília, com produtores e produtoras rurais e lideranças de todo o setor. E aqui eu posso ver os aspectos positivos que os agricultores estão tendo agora na expectativa da produtividade melhor comparada com a do ano passado. Então, de fato, vamos ter uma super safra e quem está conduzindo isso fundamentalmente é toda a região do Cerrado no Brasil Central e aqui na Tecnoshow em Rio Verde isso está evidente.
A Federação de Agricultura e Pecuária de São Paulo (Faesp) critica a decisão do Supremo Tribunal Federal que mantém parcialmente o decreto do Governo Federal permitindo aumento do IOF, o Imposto sobre Operações Financeiras.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite