CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - O Programa ABC+ é um plano perfeito de marketing, só falta comunicação

Publicado em 21/04/2021

Divulgação MAPA
Plano ABC+

No agronegócio brasileiro precisamos de gestão de marketing: uma filosofia de administração que envolve análise de fatores incontroláveis, adaptação aos fatores controláveis, ativação das realidades adaptadas para conquista de valor percebido, e avaliação de performance. Os 4 A’s de Raimar Richers  (in memoriam) e professores Marcos Cobra, Francisco Gracioso, dentre outros. E tudo isso com a mente humana de todos os stakeholders no centro das decisões.

Assistimos neste mês o lançamento do programa agroambiental mais espetacular do mundo. Um programa de marketing perfeito como identificação do que o mercado deseja, de como fazer essa entrega com ciência e procedimentos de produção. Esse programa também tem metas e métricas de avaliação de performance. O que falta? Apenas a ativação de sua realidade para criar percepção de valor na sociedade. Ou seja comunicação e demais ações de promoção e vendas. Esse programa se chama ABC+.

E ele é muito mais. É genial, científico, econômico, sociológico. Permite estratégias de políticas públicas e privadas. Mitiga a reputação negativa do agronegócio brasileiro. E como um produto, se imaginássemos um processo de desenvolvimento sob uma administração de marketing, esse lançamento pode ser apresentado como: “o sonho de consumo de todo consumidor planetário para alimentos e produtos originado nos campos e águas do agronegócio. “E é brasileiro.

A ministra Tereza Cristina, ao lado de Cléber Soares, Fabiana Alves, equipe da Mariane Crespolini, Fernando Camargo; ministro Marcos Pontes do MCTI, Pedro Neto, diretor geral do serviço florestal do Brasil; Rafael Zavala da FAO; Celso Moretti, presidente da Embrapa, e centenas de espectadores estavam orgulhosos e com forte sentimento de termos nas mãos, como expressou a ministra Tereza Cristina: “o programa para o Brasil, uma potência agroambiental”.

O Plano ABC de 2010 até 2020 atingiu 52 milhões de hectares, e mitigou gases de efeito estufa em 15% acima da meta proposta. Conservação e produção com inclusão na gestão ESG, environment, social e governance do país. O Plano ABC+ significa a realidade construída para atuarmos internacionalmente nos embates contra os protecionismos. E, além disso, irmos oferecer a muitos mercados a segurança de um compromisso de sustentabilidade com prosperidade. Saudabilidade no supply chain de todos os clientes.

ABC+ envolve adaptação, mitigação, eficiência, resiliência e gestão integrando a paisagem. Para o modelo ilpf objetiva atingir 10 milhões de hectares até 2025. Agora o ‘+’ do ABC envolve aperfeiçoamento do anterior e adição: regularização fundiária e ambiental, utilização hídrica, aumento da biodiversidade do solo, bioinsumos, assistência técnica no campo, uso avançado do maquinário, biomassa para energia e atração de novos investimentos.

Fabiana Alves, pesquisadora da Diretoria de Produção Sustentável do ministério da Agricultura me disse: “em julho vamos apresentar as metas sobre a área que esperamos cobrir além dos 52 milhões de hectares. Da mesma forma sobre a mitigação de gases de efeito estufa. ABC +, vamos falar em adaptação, de resiliência, de adicionalidade, por isso o +. A biodiversidade e a gestão integrada da paisagem. Este será o futuro e o que o mundo estará falando até 2030”.

Este Programa ABC+ é um caso perfeito de um plano de marketing desde a concepção do produto até as suas entregas para a sociedade e os agricultores. Só falta comunicação, o lado mais criativo, alegre e delicioso de fazer quando a realidade é legítima. Isso é marketing ético. Com a boa comunicação vamos fazer o Programa ABC+ falar muito mais alto e agregar valor para todos os brasileiros e nossos consumidores do mundo inteiro. Como escreveu Peter Drucker: “marketing é satisfação do cliente com lucro”.

José Luiz Tejon para Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

O agro faz sucesso e precisa fazer muito mais sucesso numa reunião de 3 peças sagradas daqui para frente.
“Não resolveremos o crescimento acelerado do país sem a indústria de transformação, ela precisa ser tech, pop, a indústria é tudo”, disse Josué Gomes da Silva, presidente da Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp).
In Ipiranga do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil, a circus family performed shows in this small town, with just 2 thousand inhabitants, when they were surprised by the Covid 19 pandemic. Everyone remembers the Covid 19 events: No more shows, no more joy of the clown in the ring, no more the trapeze, the jugglers, the dancers and the music.
Eu estou aqui na Agrishow, ao lado do Francisco Maturro, o Chiquinho, que é o presidente dessa feira, uma das maiores do mundo hoje (dia 3), e ele vai nos contar o que está acontecendo e as perspectivas de fechamento dos negócios.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite