Eldorado/Estadão - O Programa ABC+ é um plano perfeito de marketing, só falta comunicação
Publicado em 21/04/2021
Divulgação MAPANo agronegócio brasileiro precisamos de gestão de marketing: uma filosofia de administração que envolve análise de fatores incontroláveis, adaptação aos fatores controláveis, ativação das realidades adaptadas para conquista de valor percebido, e avaliação de performance. Os 4 A’s de Raimar Richers (in memoriam) e professores Marcos Cobra, Francisco Gracioso, dentre outros. E tudo isso com a mente humana de todos os stakeholders no centro das decisões.
Assistimos neste mês o lançamento do programa agroambiental mais espetacular do mundo. Um programa de marketing perfeito como identificação do que o mercado deseja, de como fazer essa entrega com ciência e procedimentos de produção. Esse programa também tem metas e métricas de avaliação de performance. O que falta? Apenas a ativação de sua realidade para criar percepção de valor na sociedade. Ou seja comunicação e demais ações de promoção e vendas. Esse programa se chama ABC+.
E ele é muito mais. É genial, científico, econômico, sociológico. Permite estratégias de políticas públicas e privadas. Mitiga a reputação negativa do agronegócio brasileiro. E como um produto, se imaginássemos um processo de desenvolvimento sob uma administração de marketing, esse lançamento pode ser apresentado como: “o sonho de consumo de todo consumidor planetário para alimentos e produtos originado nos campos e águas do agronegócio. “E é brasileiro.
A ministra Tereza Cristina, ao lado de Cléber Soares, Fabiana Alves, equipe da Mariane Crespolini, Fernando Camargo; ministro Marcos Pontes do MCTI, Pedro Neto, diretor geral do serviço florestal do Brasil; Rafael Zavala da FAO; Celso Moretti, presidente da Embrapa, e centenas de espectadores estavam orgulhosos e com forte sentimento de termos nas mãos, como expressou a ministra Tereza Cristina: “o programa para o Brasil, uma potência agroambiental”.
O Plano ABC de 2010 até 2020 atingiu 52 milhões de hectares, e mitigou gases de efeito estufa em 15% acima da meta proposta. Conservação e produção com inclusão na gestão ESG, environment, social e governance do país. O Plano ABC+ significa a realidade construída para atuarmos internacionalmente nos embates contra os protecionismos. E, além disso, irmos oferecer a muitos mercados a segurança de um compromisso de sustentabilidade com prosperidade. Saudabilidade no supply chain de todos os clientes.
ABC+ envolve adaptação, mitigação, eficiência, resiliência e gestão integrando a paisagem. Para o modelo ilpf objetiva atingir 10 milhões de hectares até 2025. Agora o ‘+’ do ABC envolve aperfeiçoamento do anterior e adição: regularização fundiária e ambiental, utilização hídrica, aumento da biodiversidade do solo, bioinsumos, assistência técnica no campo, uso avançado do maquinário, biomassa para energia e atração de novos investimentos.
Fabiana Alves, pesquisadora da Diretoria de Produção Sustentável do ministério da Agricultura me disse: “em julho vamos apresentar as metas sobre a área que esperamos cobrir além dos 52 milhões de hectares. Da mesma forma sobre a mitigação de gases de efeito estufa. ABC +, vamos falar em adaptação, de resiliência, de adicionalidade, por isso o +. A biodiversidade e a gestão integrada da paisagem. Este será o futuro e o que o mundo estará falando até 2030”.
Este Programa ABC+ é um caso perfeito de um plano de marketing desde a concepção do produto até as suas entregas para a sociedade e os agricultores. Só falta comunicação, o lado mais criativo, alegre e delicioso de fazer quando a realidade é legítima. Isso é marketing ético. Com a boa comunicação vamos fazer o Programa ABC+ falar muito mais alto e agregar valor para todos os brasileiros e nossos consumidores do mundo inteiro. Como escreveu Peter Drucker: “marketing é satisfação do cliente com lucro”.
José Luiz Tejon para Eldorado/Estadão.