CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - O que a super safra brasileira de 273 milhões de toneladas de grãos tem a ver com a fome?

Publicado em 14/04/2021

Gratis.png
Super safra de grãos

Simples. Produção de alimentos não determina acesso a alimentos por parte da população. O drama sempre está na economia, na renda das populações. E onde existe guerra, conflitos civis, e péssimos líderes, nem as doações conseguem chegar para aliviar como no Iêmen hoje com perspectiva de cerca de 2,3 milhões de crianças até 5 anos sofrerem de desnutrição.

No mundo neste ano 2020/2021 vamos colher 2 bilhões e 210 milhões de toneladas de grãos, um pouco maior do que na safra passada, 2019/2020, de 2 bilhões e 186 milhões de toneladas.

Há fome. E com a pandemia, queda na renda, podemos vir a ter cerca de 12 mil mortes diárias no planeta por fome segundo a Oxfam, uma organização da sociedade civil brasileira para ajuda humanitária. E o drama sempre tem sido renda. Cada 2 pontos percentuais que cresce o preço dos alimentos, aumenta em 0,24% a desnutrição.

No Brasil, crescemos de 257,8 para 273 milhões de toneladas de grãos. Agora, 243 milhões e 500 mil toneladas, dessas 273 milhões são de soja e milho; 135 milhões e 500 mil toneladas são de soja e 108 milhões de toneladas de milho, ou seja, praticamente 89% da safra é de soja e de milho.

Arroz continuamos na mesma, em torno de 11 milhões de toneladas, menos do que na safra passada, segundo a previsão da Conab. No feijão 3 milhões e 200 mil toneladas, com 3 safras, mas sem aumento por muito tempo. O trigo vamos colher 6 milhões e 300 mil toneladas, mas vamos importar outras 6 milhões de toneladas. E temos um mundo para fazer em toda hortifruticultura, e na proteína animal enfrentando graves dificuldades de custos na ração.

Somos o 4º maior produtor do mundo e o 3º maior exportador de alimentos. Mas aí está o enigma da esfinge. Por que mesmo com superssafra crescemos a desnutrição? Renda, dinheiro para comprar comida, planejamento econômico da nação, eis a questão. Crise mundial com elevação dos preços das commodities, transportes, e câmbio desvalorizando o real.

Então o ditado certo não deveria ser. Em casa que falta pão todo mundo briga e ninguém tem razão. Seria em casa que falta dinheiro não tem pão, todo mundo briga e ninguém tem razão. E sobre as vacinas poderíamos dizer. Onde falta vacinação não tem saúde, economia, nem dinheiro para o pão.

Que as ações de filantropia continuem e são muito bem-vindas. Afinal agroconsciente exige consciência para a responsabilidade social. Planejamento estratégico, sagrado tanto para o alimento e o agronegócio quanto para a saúde humana. Os dois precisam e devem andar juntos. Alimento para todos é saúde.

José Luiz Tejon para Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

A alma sertaneja foi sacudida pelo falecimento de Marília Mendonça. Como nas melhores fábulas de Tolkien, como em Senhor dos Anéis, cabe ao mais puro dentre todos assumir a jornada de herói. Na Fábula foi o Frodo. Na vida real, Marília Mendonça.
Recebi uma carta assinada por diversas entidades da sociedade civil com pessoas físicas e jurídicas solicitando ao Presidente Lula que indique um representante da visão agro consciente brasileira para participar deste biênio fundamental nas decisões dos próximos 20 anos do mundo, levando as já legítimas ações brasileiras agroambientais, com impacto essencial no mundo inteiro a partir da liderança da faixa tropical do planeta.
Ouvi do Caio Carvalho, atual presidente da Abag, Associação Brasileira do Agronegócio, o quanto há uma relação umbilical entre o conceito ESG, meio ambiente, responsabilidade social e governança, com ser competitivo doravante. 
The lack of a strategic planning for the Brasilian “Agribusiness” integrated system implies polarisation and dissatisfaction among the numerous actors and, even more, involves ideological biases and political lines. As we´re speaking, the Safra Plan and the Tax Reform are multiplying discussions and campaigns carried out by segments and sub-segments, against each other.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite