CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Planejamento, metas e visão sistêmica, a opinião de Joe Valle, membro da transição agrogovernamental

Publicado em 28/11/2022

Joe Valle é engenheiro florestal, foi presidente da Associação de Agricultura Ecológica, da Federação de Agricultura do Distrito Federal, líder político e administra a maior fazenda de orgânicos do país, Malunga.

Entrevistei Joe Valle, na sequência de ouvir opiniões e vozes dos membros do atual grupo de transição do agronegócio. “Tirar a sustentabilidade da lateralidade e a colocar no centro das mesas de decisões do agro” é um dos seus pontos fundamentais. Vamos ouvir Joe Valle:

“Nós temos trabalho aqui para tirar a sustentabilidade da lateralidade e colocar na centralidade, na mesa do Ministério, como uma coisa importante para que a gente possa ter essa condição colocada na produção de alimentos aqui no Brasil e os alimentos que nós enviamos para o exterior. Outra coisa é unir as pessoas novamente com o objetivo comum. Nosso objetivo efetivo é produção de alimento de qualidade para os brasileiros e para o mundo, com segurança alimentar. Precisamos dessa visão sistêmica de tudo o Governo. Precisamos trabalhar um ministério que faça parte de um Governo que seja um Governo que vai atender as solicitações das pessoas. Então essa é a lógica de trabalho. O Ministério com visão sistêmica, com planejamento de curto, médio e longo prazo, com a visão do alimento seguro, do alimento de qualidade para todos os brasileiros e para o mundo, com a sustentabilidade como a centralidade de nosso trabalho”.

Na conversa que mantive com Joe, membro da equipe de transição agrogovernamental, ele considera também essencial que tenhamos muito menos divisões entre ministérios, e não concorda, como eu também, com a proposta divisão do Ministério da Agricultura em três, pesca, desenvolvimento agrário e agricultura.

Ao contrário Joe tem uma visão interessante de que deveríamos ter três grandes eixos, centros para unificar planejamentos, metas comuns e governar de fato sistemicamente, ele fala de um Ministério de Saúde e Alimentação; outro da economia com todas as suas secretarias envolvidas e um terceiro social, para cuidar dos grandes avanços necessários da população.

Um governo ineficaz esperando um setor produtivo hiper eficaz é uma utopia que atrasa o país. Unir o país é um procedimento vital, pois divididos como estamos não haverá ganhador, seremos todos perdedores.

Joe Valle, nascido em Caicó, Rio Grande do Norte, foi da Emater que já foi secretário de Ciência e Tecnologia e Inovações para inclusão social do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovações, afirma: “precisamos de objetivos, um norte, crescer, metas caso contrário só falamos de cortes, cortes, cortes. Cooperativismo é muito importante e está na hora do bom senso, incluindo a adoção fortíssima dos bioinsumos.

Dobrar o agro de tamanho com sustentabilidade, que os membros da transição agro governamental sinalizem essa jornada e que possamos concluir que não haverá governo mal sucedido se aprender a deixar de ser multidividido.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

O autoengano é o pior de todos os enganos. Nos contos de fada sempre surge a hora de “quebrar o encantamento”. Ou seria se desencantar com uma forte convicção que foi colocada na mente que impossibilita a pessoa, o personagem, aquele reino, de mudar e de fazer cumprir um destino virtuoso ao invés de viver condenado a repetir os mesmos infortúnios ao longo da eternidade.
Hoje estou em um tema muito importante, eu considero até um marco histórico, para o agroconsciente brasileiro porque participo no oeste do Paraná, da Cooperativa Primato, em Toledo, ao lado da indústria Tupy no movimento que cria uma bioplanta que vai transformar dejetos de suínos de praticamente quase 11 mil famílias agrícolas em bioeletricidade, biometano, biofertilizantes. E esse movimento é que se inicia mas que vai tomar conta do país.
Under the initiative of the Minister of Development, Industry, Commerce, and Services (MDIC), the vice-president, Mr. Geraldo Alckmin, and the Secretary of Green Economy, Decarbonisation and Bioindustry, Mr. Rodrigo Rollemberg, we will now move towards a level of value addition competing world markets, with a commitment from the Brazilian state, ensuring principles of sustainability.
Começa neste sábado (26) a celebração de 90 anos da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), a genética animal que significa 80% da pecuária nacional no gado Gyr, Guzerá, Nelore e cruzamentos com outras raças. Começou com um pioneiro herói Celso Garcia Cid em torno de 1940 importando os primeiros zebus da Índia. Aqui foram tropicalizados e hoje nesta Expozebu, em Uberaba Minas Gerais, nos transformamos na capital mundial do zebu, e exportamos genética brasileira para a própria Índia.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite