CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - O que esperar do Governo Lula no agro brasileiro?

Publicado em 31/10/2022

TCA
Um só agronegócio no Brasil

Temos um só presidente eleito e Lula, em seu discurso, afirma que “somos um só país, um só povo e uma só nação”. É muito importante que o agronegócio também seja um só.

Ouça abaixo o comentário que fiz lembrando de grandes nomes do agronegócio no Governo Lula, como o ex-ministro da Agricultura no Governo Lula, Roberto Rodrigues. Ministro Aldo Rebelo, conduzindo um trabalho no meio ambiente e na legislação do Código Florestal; resgatar relações internacionais como com o ministro Rubens Barbosa. Ou as contribuições mais recentes e da última ministra do Brasil, Tereza Cristina. Temos condições de reunir os melhores talentos e competências para ter um só agronegócio.

Comento ainda da importância de um planejamento não ideológico mas com objetivo claro de crescimento do PIB nos próximos quatro anos, dobrando o agro brasileiro de tamanho.

Também pode interessar

Brazil on the Move: An extremely important event is taking place this week in São Paulo: the Low-Carbon Mobility for Brazil (MBCB) conference.  
Custo de produção neste ano não é um presente de Papai Noel, a fazenda Baungarten é um exemplo de como administrar esse risco. Recebi o aumento dos custos de produção da Stonex, enviado pelo Arlindo Moura presidente da Abrapa, Associação Brasileira de Produtores de Algodão, trigo subiu 45%; soja mais 38%; leite 33%; milho custos maiores em 32%. Todos os custos dispararam.
Hoje segunda feira, 2 de agosto das 9h até as 13 h, ocorre em São Paulo o 20º Congresso do agronegócio - ABAG. O acesso é gratuito e vale a pena acompanhar para saber como esse futuro do principal setor da economia do país irá se desenrolar nos próximos 10 anos. O tema do congresso é O NOSSO CARBONO É VERDE. Significa uma convocação para adentrarmos imediatamente nesse potencial que temos, transformando o berço esplêndido, numa criança prodígio - nosso bioma sustentável.
Conversei com o deputado Arnaldo Jardim, VP da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA), que foi relator de uma lei que cria debêntures para infraestrutura, aspecto fundamental para a logística do agro.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite