CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - O que esperar do Governo Lula no agro brasileiro?

Publicado em 31/10/2022

TCA
Um só agronegócio no Brasil

Temos um só presidente eleito e Lula, em seu discurso, afirma que “somos um só país, um só povo e uma só nação”. É muito importante que o agronegócio também seja um só.

Ouça abaixo o comentário que fiz lembrando de grandes nomes do agronegócio no Governo Lula, como o ex-ministro da Agricultura no Governo Lula, Roberto Rodrigues. Ministro Aldo Rebelo, conduzindo um trabalho no meio ambiente e na legislação do Código Florestal; resgatar relações internacionais como com o ministro Rubens Barbosa. Ou as contribuições mais recentes e da última ministra do Brasil, Tereza Cristina. Temos condições de reunir os melhores talentos e competências para ter um só agronegócio.

Comento ainda da importância de um planejamento não ideológico mas com objetivo claro de crescimento do PIB nos próximos quatro anos, dobrando o agro brasileiro de tamanho.

Também pode interessar

Hoje é o Dia Nacional da Distribuição de Insumos Agropecuários. É o dia em que se comemora o excelente trabalho realizado pela rede de revendas da distribuição de um setor que leva tecnologia, educação, dias de campo, treinamento. É um setor privado vinculado à ciência, à tecnologia, e que faz um excelente trabalho para o agronegócio brasileiro. Então neste dia a ANDAV vai celebrar e eu convidei o Paulo Tibúrcio, que é o presidente executivo da associação, para deixar uma mensagem em comemoração a este dia.
Eu não tenho constatações de que grupos suspeitos de comprar sentenças montou fraudes em recuperação judicial no agronegócio, mas evidentemente temos indícios de uma “indústria” de RJ no agro que vai prejudicar o setor, sem dúvida, em um ano com complexidade e dificuldade de crédito. Conversei com o economista-chefe da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Antônio da Luz, que tem uma visão importante sobre as Recuperações Judiciais.
Mesmo em meio a uma pandemia, a presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos e Bebidas (Abia), Grazielle Parenti, disse: “temos muito orgulho que a indústria de alimentos conseguiu cumprir o seu papel de abastecer o país e o mercado internacional. Os resultados de 2020 mostraram a resiliência do setor, e nos fortalece para os novos desafios a serem enfrentados em 2021”.
Paulo Rabello de Castro no Estadão deste domingo (16) aborda a importância do Censo, e da mesma maneira importantíssimo este Censo para tirarmos uma fotografia atual dos distintos agronegócios que temos no país.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite