CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - O que esperar do Governo Lula no agro brasileiro?

Publicado em 31/10/2022

TCA
Um só agronegócio no Brasil

Temos um só presidente eleito e Lula, em seu discurso, afirma que “somos um só país, um só povo e uma só nação”. É muito importante que o agronegócio também seja um só.

Ouça abaixo o comentário que fiz lembrando de grandes nomes do agronegócio no Governo Lula, como o ex-ministro da Agricultura no Governo Lula, Roberto Rodrigues. Ministro Aldo Rebelo, conduzindo um trabalho no meio ambiente e na legislação do Código Florestal; resgatar relações internacionais como com o ministro Rubens Barbosa. Ou as contribuições mais recentes e da última ministra do Brasil, Tereza Cristina. Temos condições de reunir os melhores talentos e competências para ter um só agronegócio.

Comento ainda da importância de um planejamento não ideológico mas com objetivo claro de crescimento do PIB nos próximos quatro anos, dobrando o agro brasileiro de tamanho.

Também pode interessar

No 21º Congresso Brasileiro do Agronegócio desta semana conversei com Celso Moretti, presidente da Embrapa, sobre os fundamentos que nos levam ao futuro no novo agro dos próximos 10 anos.
O Dr. Rattan Lal, cientista Prêmio Nobel da Paz 2007, vencedor do Prêmio Mundial da Alimentação 2020, disse na 78ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia, realizada de 8 a 11 de agosto em Gramado, no Rio Grande do Sul, que: “o sucesso do Plano ABC (agricultura de baixo carbono), o milagre do Cerrado, precisa ser traduzido, extrapolado e amplificado para todos os países ao redor do mundo”.
O evento “amistoso e fraternal” de Trump com Putin no Alasca pode não acabar com a guerra, ou se acabar significar rendição da Ucrânia, mas tira outro risco que seria terrível para o Brasil, a ameaça de Trump punir todos que fizessem negócios com a Rússia em 100%.
O escritor, cronista, radialista Sérgio Porto tinha um pseudônimo: Stanislaw Ponte Preta. Falecido em setembro de 1968, seu último livro foi batizado de FEBEAPÁ – Festival de besteiras que assola o país, onde publicou uma série de legítimas “besteiras” que eram proferidas por autoridades da época.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite