CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Muito antes das porteiras das fazendas e muito além delas é hora da gestão ACV total

Publicado em 18/08/2021

Divulgação
Sônia Chapman, diretora executiva da Rede ACV

Conversei com Sônia Chapman, uma das maiores especialistas de sustentabilidade no país. Ela é também diretora executiva da Rede Empresarial de Avaliação de Ciclo de Vida - Rede ACV. Esse sistema significa avaliação do berço ao berço. Quer dizer, na natureza nada se perde tudo se transforma. Para o bem ou para o mal irá depender da competência da gestão humana, todos juntos. Num exemplo simples, para uma avaliação do ciclo de vida do setor de soja e milho, por exemplo, o berço pode ter início nas minas de fertilizantes, em toda logística e transporte, nos setores industriais, comerciais e de serviços que antecedem as fazendas.

Passa pelos agricultores, como manejam safra e safrinha, como usam a agricultura de baixo carbono, segue das porteiras para muito além, industrialização, transportes, portos verdes, combustíveis renováveis, varejo, nossas casas, e chegam nos “lixões” que precisam urgentemente serem transformados em aterros sanitários.

Visitei o Centro de Tratamento de Resíduos Leste, em Sapopemba, São Paulo, onde a Ecourbis, com Gaswatt e MWM transformam 6 mil toneladas de lixo/dia em biogás, eletricidade, que, por exemplo, energizam antenas de telecomunicações como da TIM. Quando olhamos do berço ao berço poderemos estabelecer um mix criativo reunindo políticas públicas com ações articuladas da sociedade civil organizada.

Olhar o ciclo de vida da cadeia produtiva do algodão, por exemplo, nos obriga a incluir métricas e soluções para as boas práticas de tingimento, longevidade do uso da moda versus Fast Fashion, água nas lavanderias, processamento nas tecelagens e todos os demais aspectos de impactos ambientais e de responsabilidade social que passam pelo campo mas vão muito além.

Sem dúvida que uma discussão sobre a Ferrogrão, por exemplo, sob a ACV, eliminaríamos o ambiente nefasto do nós versus eles, uns contra os outros, e colocando ciência e conhecimento nessa questão, poderíamos acelerar imensamente as decisões e o posicionamento do agronegócio brasileiro para o país e para o mundo.

ACV é a fórmula urgente para a gestão agroambiental e o sucesso desse mega setor com acesso a todos os mercados mundiais. Além de ser totalmente saudável para todos. Inclusive para nós mesmos. É urgente usar ACV, já.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

“O país precisa criar coragem para encarar o problema da situação fundiária na Amazônia, de frente”. Essa é a afirmação do diretor executivo do Instituto Escolhas, Sérgio Leitão, a partir de um estudo realizado em parceria com o Grupo de Políticas Públicas da ESALQ/USP.
Ontem a noite (dia 29) a ministra Tereza Cristina me confirmou que seu substituto será o secretário executivo do Mapa, Marcos Montes, o que também é o desejo da grande maioria do agronegócio, como foi a própria manifestação do IPA - Instituto Pensar Agro, em uma reunião de várias entidades através do seu presidente Nilson Leitão, registrando que o secretário executivo do Mapa, Marcos Montes, “será o melhor substituto da ministra Tereza para manter o sucesso alcançado”.
Em entrevista para o Estadão e também para nossa coluna Agroconsciente da Eldorado, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, afirma que meio ambiente, preservação, sustentabilidade, práticas sociais formam o futuro inexorável do agronegócio doravante. Ele também afirmou que irá desenvolver tolerância zero com o crime, desmatamento ilegal, o crime ambiental terá um controle rigoroso.
Na palestra de abertura do Summit ESG Estadão ouvimos o inglês John Elkington, de 71 anos, considerado um dos criadores desse movimento global, que prega agora o capitalismo regenerativo. A síntese de suas palavras é: “a mudança tem de ser do sistema todo”.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite