CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - “O setor do biodiesel está super impactado negativamente com a decisão do governo”, afirma Erasmo Battistella, presidente da BSBIOS

Publicado em 23/11/2022

Divulgação
Erasmo Battistella, presidente da BSBIOS

Conversei com um dos principais líderes do setor do biodiesel no país, Erasmo Battistella, presidente da BSBIOS, que afirmou ter o “setor levado um duro golpe aprovando a mistura de apenas 10% no diesel fóssil brasileiro até 31 de março de 2023”.

Se trata da decisão do Conselho Nacional da Política Energética (CNPE) sobre a mistura de biodiesel, ainda não oficializada. E havia a promessa do ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachisida, que essa posição seria discutida antes com a equipe de transição. A previsão era manter 10% até o final do ano, em janeiro subir para 14% e em março 15%.

Esta decisão teve voto contrário do Ministério da Agricultura, porém aprovado e deve ir para publicação no Diário Oficial da União. O diretor da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene, Ubrabio, Donizeti Tokarski, disse ao jornal o valor: “estamos diante de um cenário devastador para o setor do biodiesel, uma decisão que não considerou aspectos econômicos, sociais, ambientais, além de ser uma intervenção deste governo no próximo”.

Erasmo Battistella falando para o Jornal Eldorado, Agroconsciente, abordou também a ideia de incluir na mistura um diesel coprocessado, que seria a morte do setor. O ex-ministro Francisco Turra, presidente do Conselho de Administração da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil, Aprobio, irá buscar reverter essa decisão no próximo governo, como também Erasmo Battistella espera fazer.

Renovabio é um dos melhores exemplos de planejamento estratégico do agro brasileiro envolvendo uma cadeia produtiva importantíssima, vital na sustentabilidade e no clima, e um exemplo de ação público privada na sua origem, mas que, vira e mexe, está sendo sempre traída, por segmentos do governo.

Vigiai sociedade civil organizada, vigiai!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.
 

Também pode interessar

Agroarrogância só rima com ignorância. O Brasil precisa de comércio e elegância. Precisamos de prosperidade e abundância!
A ministra Tereza Cristina enviou sua mensagem de Natal, onde menciona records obtidos nas safras, mas relembra a importância da agricultura familiar e a dignidade dos assentados. E pede reflexão natalina.
O país todo está polarizado. O bem versus o mal, o nós versus o eles. E no agronegócio a polarização também corre solta. Um vídeo e posts circulam pelo país mostrando uma convocação para 7 de setembro que propõe reunir em Brasília, e pelo país, parte dos agricultores, e os caminhoneiros prometendo parar o país se o voto impresso não for aprovado e o pedido de impeachment dos ministros do STF não for encaminhado pelo Senado federal. Chegam a sugerir sangue derramado, se necessário.
Marcos Antônio Matos, presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) nos enviou diretamente da Suíça seu depoimento sobre a iniciativa do setor, junto com Serasa Agro Experian envolvendo entidades empresariais internacionais e clientes agroindustriais mundiais.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite