CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - “O setor do biodiesel está super impactado negativamente com a decisão do governo”, afirma Erasmo Battistella, presidente da BSBIOS

Publicado em 23/11/2022

Divulgação
Erasmo Battistella, presidente da BSBIOS

Conversei com um dos principais líderes do setor do biodiesel no país, Erasmo Battistella, presidente da BSBIOS, que afirmou ter o “setor levado um duro golpe aprovando a mistura de apenas 10% no diesel fóssil brasileiro até 31 de março de 2023”.

Se trata da decisão do Conselho Nacional da Política Energética (CNPE) sobre a mistura de biodiesel, ainda não oficializada. E havia a promessa do ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachisida, que essa posição seria discutida antes com a equipe de transição. A previsão era manter 10% até o final do ano, em janeiro subir para 14% e em março 15%.

Esta decisão teve voto contrário do Ministério da Agricultura, porém aprovado e deve ir para publicação no Diário Oficial da União. O diretor da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene, Ubrabio, Donizeti Tokarski, disse ao jornal o valor: “estamos diante de um cenário devastador para o setor do biodiesel, uma decisão que não considerou aspectos econômicos, sociais, ambientais, além de ser uma intervenção deste governo no próximo”.

Erasmo Battistella falando para o Jornal Eldorado, Agroconsciente, abordou também a ideia de incluir na mistura um diesel coprocessado, que seria a morte do setor. O ex-ministro Francisco Turra, presidente do Conselho de Administração da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil, Aprobio, irá buscar reverter essa decisão no próximo governo, como também Erasmo Battistella espera fazer.

Renovabio é um dos melhores exemplos de planejamento estratégico do agro brasileiro envolvendo uma cadeia produtiva importantíssima, vital na sustentabilidade e no clima, e um exemplo de ação público privada na sua origem, mas que, vira e mexe, está sendo sempre traída, por segmentos do governo.

Vigiai sociedade civil organizada, vigiai!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.
 

Também pode interessar

Segurança alimentar de uma nação está acima do som dos berrantes: são causas estruturantes. Roberto Rodrigues, Tirso Meirelles, Arnaldo Jardim, Pedro Lupion, explicam e o próprio ministro Fávaro concorda.
Na previsão de especialistas poderíamos em 7 meses iniciar a produção nacional, com o princípio ativo ifa, para 400 milhões de unidades e nunca mais terminar esse processo.
PIB caiu 8% na comparação do 1º trimestre 2022 com 2021, e 0,9% comparando o 1º trimestre 2022 com o 4º trimestre 2021; e segundo o IBGE os motivos são: seca prejudicando a safra da soja no SUL e MS.
O Fórum Paulista do Agronegócio reúne 45 entidades e enviou um ofício ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ao seu diretor Clezio Marcos de Nardin, discordando veementemente das declarações feitas pela coordenadora do instituto, Luciana Gatti, em entrevista à Globo News no último domingo (15) associando as queimadas nos canaviais a uma prática dos agricultores para baratear a colheita e que essa ação foi coordenada para desgastar o governo federal.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite