CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Ouvinte do Agroconsciente pergunta da polarização nefasta e sobre os orgânicos

Publicado em 05/05/2023

TCA
Produtos orgânicos

O ouvinte Francisco Rabelo, do Belenzinho (São Paulo), perguntou sobre a polarização no agronegócio na Agrishow, afirmando que o agronegócio caminha sozinho independentemente do partido político no Governo, e questionou o preço maior dos produtos orgânicos e de sua importância para a saudabilidade das pessoas.

Ouça a minha resposta abaixo para o ouvinte da Eldorado/Estadão.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Agro brasileiro venderá mais para o mundo inteiro.Três ótimos motivos explicam e justificam isso: 1 – Segurança alimentar, energética, ambiental (mudança climática) e social estão na pauta obrigatória mundial. 2 – Os Estados Unidos são o maior agribusiness do mundo, e também o nosso maior concorrente, cujo vendedor presidente (hard sell style) Trump está muito distante de conquistar confiança e credibilidade no seu comércio internacional de alimentos, energia e ambiental. 3 – O agro brasileiro é essencialmente meio para o processamento agroindustrial dos nossos países clientes, onde temos ainda baixíssima participação nas gôndolas dos supermercados junto aos consumidores finais, porém representamos uma fonte confiável em volume, escala, e preços de produtos que são transformados, embalados com marcas locais, e obtém grande valor agregado dentro dos países nossos clientes.
Aloizio Mercadante, novo presidente do BNDES, declarou: “O Brasil não pode ser só a fazenda do mundo”, e que será mais atuante na indústria, e que o Brasil não pode ser somente um exportador de commodities agrícolas”.
Em evento do Senar, em Campinas, conversei com o Dr. Mario Biral, superintendente do Senar-SP. Perguntei a ele quais são as grandes ações do Senar para o Brasil, para o Estado de São Paulo e o objetivo do evento que reúne Senar com Sebrae.
“A democracia é o melhor sistema de governo, agora a sociedade civil tem que se organizar. A regra mundial é quem estiver organizado vai, quem não estiver não vai, por isso eu não confio mais somente em governo”, in memorian, palavras do Alysson Paolinelli pra mim em 7 de dezembro de 2017, na cidade de Janaúba, em Minas Gerais.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite