CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Plano Safra será comunicado dia 3 de julho e há expectativa de que a postergação o traga melhor e maior!

Publicado em 28/06/2024

Divulgação
GAFFFF, Global Agribusiness Fórum Festival

Falo diretamente do Global Agribusiness Fórum Festival, que é um evento gigantesco que acontece no Allianz Park, em São Paulo, e o tema que está incomodando as lideranças do agro é a postergação da informação sobre o Plano Safra que deveria acontecer no dia 27 e ficou para o próximo dia 3 de julho.

Então há indicações do porquê aconteceu isso, se não uma desordem, uma confusão e o setor espera um Plano Safra robusto como a Federação Nacional da Agricultura e Pecuária que pede R$ 570 bilhões, o Ministério da Agricultura fala em R$ 520 bilhões, o Governo também, o Ministério do Desenvolvimento Agrário de que seria um plano maior do que o ano passado. Mas há expectativas de como ficam os juros que, de fato, exigem uma equalização que seja competitiva para as incertezas do setor da agropecuária e também uma grande expectativa a respeito do seguro rural que é algo que está na demanda das lideranças.

Uma parte dos líderes do setor estão criticando o Governo, dizendo que está uma bagunça, uma confusão, como pode essa desorganização, não tem informado o Plano Safra agora, e outros dizendo, olha, é mais bom senso, houve um trabalho mais profundo e a expectativa que nós temos é que, de fato, o Plano Safra seja informado no dia 3 de julho e que venha robusto, consistente e adequado às expectativas.

O Brasil precisa fazer um investimento muito significativo em termos da área agrícola do Rio Grande do Sul, não só atendendo aos agricultores que foram prejudicados, teremos ali problemas de solo que provavelmente não estarão aptos para o plantio nesta safra e, consequentemente, seria muito importante que áreas outras do Brasil fossem estimuladas para podermos suprir aquilo que viria lá do Rio Grande do Sul.

Então seguro rural é outra demanda aqui das lideranças, na esperança que possamos ter muito mais apoio ao seguro rural em função de todos esses aspectos das mudanças climáticas que estão acontecendo. Porém o que eu entendo é que é fundamental investimento em pesquisa, porque a mudança climática vai exigir muita pesquisa adequada a cada bioma do Brasil e a cada microbioma brasileiro, com sementes que sejam adaptadas às circunstâncias das alterações climáticas.

A situação do Global Agribusiness Fórum é muito interessante sobre esses aspectos políticos, estratégicos, tecnológicos e tem aqui esse incômodo do porquê o Governo não informou o Plano Safra 2024/2025 no dia 27 de junho como estava prometido e postergou para o dia 3 de julho. Na minha opinião que venha aí um bom senso e que esse tempo seja usado para uma profundidade maior e melhor neste Plano Safra.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Estou aqui no meio acadêmico europeu e recebendo executivos de organizações do agronegócio que vem para fazer apresentações aos nossos alunos do mestrado internacional que tem diplomação dupla na França pela Audencia Business School e no Brasil pela FECAP.
Conversei com Marcello Brito (ex-presidente Abag, coordenador agro da Fundação Dom Cabral) que está assumindo, a convite do governador do Pará Helder Barbalho, a presidência do Consórcio para o Desenvolvimento Sustentável dos Estados da Amazônia Legal. A COP - Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas está sendo desenhada no Brasil em 2025. Será a COP Paris + 10 que deverá redesenhar as ações e agendas de combate às mudanças climáticas para a década de 2025 a 2035.
Retenciones, impostos, para todo agro. Taxa universal de 15% sobre toda exportação e na soja mantidos os 33%. Essa decisão desagradou profundamente as lideranças agro da Argentina que afirmaram: “tínhamos expectativas e agora é incerteza”, disse Carlos Achetoni  chefe da Federação Agrária Argentina.
Regarding the climate tragedy that happened in the south of the country, to face such a serious dramatic situation requires courage and determination to be overcome. Brazil is a nation that has faced suffering along its history, and we can find it registered throughout the country.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite