CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Biometanizar o Brasil nos campos e nas cidades com lucro: Plano Metano Zero

Publicado em 21/03/2022

Divulgação
Plano da Estratégia Nacional de Redução de Emissões de Metano está sendo lançado hoje (dia 21)

Uma ótima ação no rumo do agroconsciente. Nesta segunda-feira (21) o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, está lançando o Plano da Estratégia Nacional de Redução de Emissões de Metano, em parceria com o Ministério de Minas e Energia, Plano “Metano Zero”.

O compromisso é o de reduzir as emissões de metano em 30% até 2030. E o muito interessante desta ação é que irá gerar além de um feito concreto na defesa das mudanças climáticas, e da imagem do Brasil em meio ambiente,  um impacto no lucro de toda a sociedade, na saúde, geração de empregos, atração de investimentos e viabilizará tecnologias que estavam já disponíveis precisando desta convergência da sociedade civil organizada, ao lado do governo, para entrarmos numa era brasileira da biometanização, exatamente num momento crítico de preços do petróleo e do gás, dele decorrente , bem como do custo dos fertilizantes dos quais somos dependentes de 85% das importações.

Iremos gerar energia equivalente a todo gás natural do pré-sal brasileiro, e com uma vantagem, o biogás produzido dos aterros sanitários, das unidades agropecuárias do leite, de aves, suínos, aterros sanitários e todo setor sucroenergético da cana de açúcar, é natural e renovável.

O projeto inclui incentivos econômicos, além de criar através de uma portaria o mercado de créditos de carbono. Haverá o regime especial de incentivos para o desenvolvimento da infraestrutura - REIDI, incluindo 5 anos para isenção de impostos federais, aquisição de equipamentos e linhas de crédito para biogás e biometano, com redução de PIS e Cofins.

Hoje usamos no Brasil apenas 2% do potencial dessa fonte natural e renovável de energia. Esta semana é um marco histórico significativo na transição da matriz energética brasileira transformando gases efeito estufa em riqueza, saúde e alimentos.

Existe o lançamento deste plano, e já na cidade de São Paulo, na próxima quinta-feira (24), com a participação do secretário de Mudanças Climáticas do município de São Paulo, Antônio Fernando Pinheiro Pedro, ao lado do Estadão, numa realização blue studio, às 17h30 nas redes do Grupo Estado. Vamos assistir a live Brasil Verde, metanização do lixo rumo ao carbono zero.

Nesta live contaremos com a Weber, empresa especializada na transformação dos aterros sanitários em biogás e da MWM, com a inteligência de transformar motores dos veículos para serem movidos com biometano. E já podemos imaginar todo transporte público movido a biometano, a gigantesca contribuição na saúde da megalópole, além do combate ao aquecimento na cidade e diminuição da dependência de fontes fósseis.

E nos campos? Além da bioeletricidade e do biocombustível do metano, as propriedades agrícolas ganham um subproduto hoje de valor inestimável, o biofertilizante, dos resíduos processados nos biodigestores. Na próxima Agrishow, em Ribeirão Preto, a MWM com Auma Energia estarão num stand expondo as tecnologias.

E para que os ouvintes tenham uma ideia dessa riqueza, visitei propriedades que já estão operando com os biodigestores, onde os dejetos e resíduos são depositados e transformados em biogás, além da economia e segurança com eletricidade, na possibilidade do biocombustível metanizado, o biofertilizante enriquece o solo, aumenta a produtividade das lavouras e representa lucro no bolso dos produtores rurais.

Uma das propriedades visitadas no município de São Gotardo, Minas Gerais, zona rica de hortifruticultura, o Sekita, uma das principais propriedades de hortaliças no país, eles criaram uma atividade leiteira onde os dejetos das vacas são recolhidos automaticamente e ininterruptamente. Isso abastece o biodigestor, e dali gera energia e biofertilizantes retornando aos solos com muito melhor produtividade nas hortaliças.

Ou seja, numa atividade agrícola, desenvolver pecuária leiteira como fonte de lucratividade otimizada tendo biodigestores e geradores movidos a biogás fornecendo também um excelente biofertilizante. Uma ideia genial. É a economia circular de fato. É a estratégia de ACV - Avaliação de Ciclo de Vida de produto.

É o encontro da sustentabilidade, saúde e alimentos com a lucratividade, para todos. Para quem produz, quem usa e quem consome. O planeta e as pessoas agradecem!

O Brasil, se fizer o que pode e sabe fazer com a biometanização, será um destaque mundial a ser celebrado. Plano carbono zero, além de tudo dá lucro.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

Em primeiro lugar, parabéns ao texto espetacular de Lourival Santanna, colunista do Estadão (19/9 Página A-11), “O impacto do taleban”. Como analista internacional de notoriedade exemplar, Lourival revela durante sua passagem pelo Afeganistão um fato que até agora não vi observado em nenhuma outra análise.
Aí vai a “pergunta que não quer calar”, expressão famosa de Artur Xexéo, brilhante jornalista: se o agronegócio é contra o desmatamento ilegal, por que o desmatamento ilegal faz de tudo para se esconder sob o agronegócio?
No Congresso da Apas 2022, em São Paulo, os supermercados pedem evolução nas relações humanas com o tema: “o essencial é humano”. De 16 a 19 de maio no Expocenter Norte, em São Paulo, ocorre o Apas Show, a maior feira de bebidas e alimentos das Américas.
Estamos no rumo de uma recessão global com queda no consumo, inflação e desarranjo em todas as cadeias de suprimentos, inclusive dos alimentos. Uma crise planetária agravada por polarizações político ideológicas, acompanhada de uma falência de líderes visionários, competentes e que possam executar uma condução para a prosperidade, o que significaria a governança da boa esperança.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite