CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Podemos dobrar o agro de tamanho, concorda Caio Carvalho novo presidente da Abag 2022

Publicado em 06/12/2021

ABAG
Luiz Carlos Corrêa Carvalho, Caio

Eu, Haisem Abaki e Carolina Ercolin recebemos hoje no Jornal da Eldorado Luiz Carlos Corrêa Carvalho, o Caio, que retorna à presidência da Associação Brasileira de Agronegócio (ABAG) a partir de janeiro de 2022, e que já foi presidente da entidade de 2012 a 2018. Caio é especialista no mundo da bioenergia, bioetanol, formado na Esalq e diretor da Coplana.

Nesta entrevista, Caio fala sobre o planejamento da entidade para os próximos anos, da radicalização e polarização política em ano eleitoral que impacta o agronegócio e de um trabalho que a associação pretende realizar de integração das cadeias produtivas, e que pode dobrar o agro de tamanho.

Tudo isso sem deixar de enfrentar os problemas macro, como a questão geopolítica, a redução do crescimento da China, parceiro fundamental do Brasil no agronegócio, a política de juros dos Estados Unidos, e a pandemia que fez crescer a demanda no Brasil, mas a oferta está travada por questões de altos custos. A solução apresentada por Caio é inovação, tecnologia e maior produtividade, com sustentabilidade.

Ouça a entrevista no podcast abaixo.

Também pode interessar

Conversei com o criador do conceito de agronegócio na Universidade de Harvard nos anos 50, prof. Ray Goldberg, e pedi a ele qual o grande conselho que daria para o agro dos próximos 30 anos? E ele foi muito objetivo e claro: "precisamos reunir, unir o mundo numa grande luta contra as divisões e as polarizações. E nesse sentido o sistema alimentar é o único que tem dentro de si essa real possibilidade".
Estou numa rodada pelo Mato Grosso, que é hoje o maior produtor de grãos e proteína animal do país, e como região a maior do mundo. Desci de Alta Floresta ao norte, passando por Sinop e agora falo de Sorriso, a cidade capital da soja e do milho no estado do Mato Grosso. Algumas chuvas já temos por aqui, porém não distribuída por toda área.
No Estadão de domingo (11), seu editorial traz uma excelente visão com o título: “A César o que é de César”, onde separa questões relativas a Deus, daquelas pertinentes aos seres humanos terrenos, agora totalmente misturados nas campanhas políticas.
Nestes dias 1, 2 e 3 de outubro no Rio Centro irá ocorrer o primeiro e maior Fórum Internacional do Agroambiental Sustentável com os fundamentos da faixa tropical do planeta, o “tropical belt”. Significa todos os solos, águas, populações, biomas que existem nas linhas entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, adicionando as faixas subtropicais.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite