CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Rio Grande do Sul outro sofrimento climático e 11 setembro abertura da Mercoagro em Chapecó

Publicado em 08/09/2023

Divulgação
Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne

Neste Agroconsciente queremos enviar nossa solidariedade ao povo gaúcho. As adversidades climáticas têm trazido sofrimento e consequências nas safras do Rio Grande do Sul. Tivemos 2 anos de estiagem, de seca, e agora nesta semana ciclones com enchentes e além de efeitos no agronegócio do Rio Grande, com mortes e dores, sofrimentos humanos.

A principal ação neste instante é apoiar as vidas humanas e realizar uma operação de ajuda, de todo país com o Rio Grande do Sul.  A semana passada estivemos na Expointer, a exposição internacional em Esteio, no Rio Grande do Sul, e vimos uma extraordinária capacidade resiliente do povo gaúcho, com recorde de negócios na feira, e recorde de visitação.

Abordamos aqui no Agroconsciente a voz das cooperativas do Rio Grande do Sul com a meta de dobrar de tamanho até 2027, e demais iniciativas. E infelizmente nesta semana a crise climática.

A Emater do Rio Grande do Sul informa ainda não ser possível avaliar os efeitos dos ciclones na produção agropecuária. Neste exato momento a floração do trigo seria o maior risco alcançando praticamente 50% do cultivo. A pecuária também sofreu com os animais perante o fenômeno climático.

Saberemos a dimensão dos dramas no Rio Grande do Sul após socorrer as pessoas, e a reconstrução dos prejuízos.

Em Santa Catarina também ocorreram rajadas de ventos superiores a 100 km/hora. E nesta próxima segunda-feira terá início a exposição Mercoagro - Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne, em Chapecó, com a presença de lideranças da América do Sul para a visão do desenvolvimento da agregação de valor na proteína animal. Estaremos com o Agroconsciente na abertura da Mercoagro, em Chapecó, em 11 de setembro.

Por enquanto nossa solidariedade ao Rio Grande do Sul, e que a consciência da gestão dos fatores climáticos evolua procurando transformar em fator controlável o tão incontrolável clima e seus fenômenos.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

Estaremos trazendo para nossos ouvintes do Jornal Eldorado Agroconsciente as vozes dos líderes do agronegócio no que entendem ser planos fundamentais para o próximo governo de 2023 a 2026. Conversei com o embaixador Rubens Barbosa que já foi embaixador brasileiro nos Estados Unidos e hoje preside a Abitrigo, Associação Brasileira da Indústria do Trigo.
Conversei com um dos principais líderes do setor do biodiesel no país, Erasmo Battistella, presidente da BSBIOS, que afirmou ter o “setor levado um duro golpe aprovando a mistura de apenas 10% no diesel fóssil brasileiro até 31 de março de 2023”.
Entrevistei a Maria Antonieta Guazzelli, diretora da Rex Pecuária de Leite, hoje com produção de cerca de 23 mil litros diários de leite, que afirmou ser o custo da energia elétrica o 3º maior item da sua despesa
290 organizações e entidades, a coalizão Brasil, clima, florestas e agricultura enviou carta ao governo pedindo metas ambiciosas em relação ao meio ambiente e com enfrentamento decisivo sobre o desmatamento.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite