CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Rio Grande do Sul outro sofrimento climático e 11 setembro abertura da Mercoagro em Chapecó

Publicado em 08/09/2023

Divulgação
Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne

Neste Agroconsciente queremos enviar nossa solidariedade ao povo gaúcho. As adversidades climáticas têm trazido sofrimento e consequências nas safras do Rio Grande do Sul. Tivemos 2 anos de estiagem, de seca, e agora nesta semana ciclones com enchentes e além de efeitos no agronegócio do Rio Grande, com mortes e dores, sofrimentos humanos.

A principal ação neste instante é apoiar as vidas humanas e realizar uma operação de ajuda, de todo país com o Rio Grande do Sul.  A semana passada estivemos na Expointer, a exposição internacional em Esteio, no Rio Grande do Sul, e vimos uma extraordinária capacidade resiliente do povo gaúcho, com recorde de negócios na feira, e recorde de visitação.

Abordamos aqui no Agroconsciente a voz das cooperativas do Rio Grande do Sul com a meta de dobrar de tamanho até 2027, e demais iniciativas. E infelizmente nesta semana a crise climática.

A Emater do Rio Grande do Sul informa ainda não ser possível avaliar os efeitos dos ciclones na produção agropecuária. Neste exato momento a floração do trigo seria o maior risco alcançando praticamente 50% do cultivo. A pecuária também sofreu com os animais perante o fenômeno climático.

Saberemos a dimensão dos dramas no Rio Grande do Sul após socorrer as pessoas, e a reconstrução dos prejuízos.

Em Santa Catarina também ocorreram rajadas de ventos superiores a 100 km/hora. E nesta próxima segunda-feira terá início a exposição Mercoagro - Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne, em Chapecó, com a presença de lideranças da América do Sul para a visão do desenvolvimento da agregação de valor na proteína animal. Estaremos com o Agroconsciente na abertura da Mercoagro, em Chapecó, em 11 de setembro.

Por enquanto nossa solidariedade ao Rio Grande do Sul, e que a consciência da gestão dos fatores climáticos evolua procurando transformar em fator controlável o tão incontrolável clima e seus fenômenos.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

Vamos começar a ver os tambores e baterias das escolas de samba e falar sobre o Carnaval, além de eventos envolvendo o agronegócio com o Tirso de Sales Meirelles, presidente da Faesp/Senar, e do que está acontecendo de envolvimento do agro paulista com o Carnaval.
Nesta segunda-feira, em São Paulo, acontece a “Nova Agenda Brasil-China: Neoindustrialização e sustentabilidade. Propostas de acordos bilaterais serão tratados com investimentos na industrialização, áreas ligadas a tecnologia e descarbonização. E temas da sustentabilidade, biotecnologia e mercado de carbono.
Uma campanha inesquecível tinha a marca do banco Bamerindus à época , anos 80/90, foi criada com uma executiva da rede globo de televisão, Mirna Aversa, e mostrava exemplos de “gente que faz” de todos os cantos do Brasil.
The concept of Agribusiness emerged from a vision by Dr. Ray Goldberg at Harvard/USA in the 1950s as a synthesis of the sum total of factors before, inside, and after the farm gate. Agriculture encompasses factors of human history on Earth that go beyond commerce and business itself. It represents the possibility of life producing food, from ancient times for survival, evolving to bartering in medieval fairs, and today into a mix of commerce, agrI-industrialization, and marketing. 
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite