CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Rio Grande do Sul outro sofrimento climático e 11 setembro abertura da Mercoagro em Chapecó

Publicado em 08/09/2023

Divulgação
Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne

Neste Agroconsciente queremos enviar nossa solidariedade ao povo gaúcho. As adversidades climáticas têm trazido sofrimento e consequências nas safras do Rio Grande do Sul. Tivemos 2 anos de estiagem, de seca, e agora nesta semana ciclones com enchentes e além de efeitos no agronegócio do Rio Grande, com mortes e dores, sofrimentos humanos.

A principal ação neste instante é apoiar as vidas humanas e realizar uma operação de ajuda, de todo país com o Rio Grande do Sul.  A semana passada estivemos na Expointer, a exposição internacional em Esteio, no Rio Grande do Sul, e vimos uma extraordinária capacidade resiliente do povo gaúcho, com recorde de negócios na feira, e recorde de visitação.

Abordamos aqui no Agroconsciente a voz das cooperativas do Rio Grande do Sul com a meta de dobrar de tamanho até 2027, e demais iniciativas. E infelizmente nesta semana a crise climática.

A Emater do Rio Grande do Sul informa ainda não ser possível avaliar os efeitos dos ciclones na produção agropecuária. Neste exato momento a floração do trigo seria o maior risco alcançando praticamente 50% do cultivo. A pecuária também sofreu com os animais perante o fenômeno climático.

Saberemos a dimensão dos dramas no Rio Grande do Sul após socorrer as pessoas, e a reconstrução dos prejuízos.

Em Santa Catarina também ocorreram rajadas de ventos superiores a 100 km/hora. E nesta próxima segunda-feira terá início a exposição Mercoagro - Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne, em Chapecó, com a presença de lideranças da América do Sul para a visão do desenvolvimento da agregação de valor na proteína animal. Estaremos com o Agroconsciente na abertura da Mercoagro, em Chapecó, em 11 de setembro.

Por enquanto nossa solidariedade ao Rio Grande do Sul, e que a consciência da gestão dos fatores climáticos evolua procurando transformar em fator controlável o tão incontrolável clima e seus fenômenos.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

Estou hoje com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), Tirso de Salles Meirelles, e ele nos diz: “é uma grande alegria dizer bom dia a você, Tejon, e a seus ouvintes que são pessoas que têm uma oportunidade grande de ter as informações transparentes, objetivas para a nossa sociedade urbana e rural”.
Será que o presidente da República irá vetar a verba solicitada pelo congresso na semana passada, com aprovação da lei de diretrizes orçamentárias, de R$ 5,7 bilhões para propaganda eleitoral dos partidos políticos?
Este é o salto para o futuro objetivando dobrar o agro nacional de tamanho no seu valor tangível nos próximos 10 anos. Diferencial com agregação de valor onde o patrimônio ambiental será decodificado em cada alimento, energia, fibras, essências, etc, em uma jornada muito além do “celeiro do mundo” e virando “Brasil supermercados e deliveries do mundo”.
Nosso ouvinte Sidney, do Agroconsciente Eldorado Estadão, nos perguntou sobre esse assunto do abastecimento dos alimentos no país mencionando plano safra, taxas de juros especiais e vendas de alimentos ao exterior. Caro Sidney, esse tema é um dos mais complexos de todos os tempos no mundo inteiro. Mas no Brasil vamos começar pelas partes.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite