CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Somos grandes exportadores de commodities, mas não participamos das mesas dos consumidores.

Publicado em 21/02/2022

TCA
O agro brasileiro precisa falar muito mais das nossas delícias comidas regionais

Aqui direto da França, cidade de Nantes, estou ao lado de 40 estudantes internacionais para um master de pós-graduação em gestão de alimentos e agronegócio, na Audencia Business School, em parceria com a Fecap São Paulo. E no final de semana demos uma volta pelos restaurantes da cidade para identificar curiosidades importantes sobre os alimentos e o agronegócio junto aos consumidores finais.

E a experiência foi sensacional. Vimos aqui na França o que precisamos fazer imediatamente no Brasil para elevar a percepção de todo agronegócio brasileiro junto, primeiro a sociedade urbana consumidora do país, e depois através dessa lição de casa alcançarmos o mundo, os consumidores finais dos países clientes.

Carol, Haisem, ouvintes, as pessoas não querem comer “commodities”, as pessoas querem sabor, saúde, e valorizam muito o amor, o cuidado com que a produção agrícola é feita pelos seus agricultores locais e reúnem os artesãos, os chefs de cuisine locais aos agricultores locais.

Estávamos vendo o restaurante mais badalado de Nantes, com fila para entrar e aqui tem que ter o passaporte da vacina, senão não entra e não come. Mas o restaurante chama-se Entrecote. Carnes, bifes, e uma observação no menu: carnes produzidas por produtores franceses.

Outro restaurante, de frangos assados, Ma Poule, também com forte destaque a mensagem de que os frangos são provenientes de agricultores locais com a gastronomia de artesãos locais.

A cidra deliciosa, feita no terroir local. E isto observamos na pesquisa da caminhada pela cidade de Nantes, onde nasceu Júlio Verne em 1828. O escritor do futuro, que entre outras obras fez Capitão Nemo e as 20 Mil Léguas Submarinas, onde ali dizia que as algas seriam alimentos preciosos, e hoje na costa norte da França a atividade das algas se desenvolve extraordinariamente para alimentação animal e humana.

E ouvintes, Carol e Haisem, se tem um assunto que não sai da nossa frente o tempo todo aqui é a crise Ucrânia, Rússia. Mácron pediu que todos os franceses abandonem os estados fronteira da Ucrânia com a Rússia. E Ucrânia é considerada o celeiro do mundo também, com suas terras planas e muito férteis e, ao contrário de nós, tropicais, não precisa de fertilizante, como precisamos aqui.

Carol, Haisem, ouvintes, direto da França, alerta para o agro brasileiro falar muito mais das nossas delícias comidas regionais do que tanto de toneladas de commodities. Viva o terroir brasileiro! Au revoir Brasil!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão

Também pode interessar

Agora Argentina é tricampeã mundial, parabéns, e consagra mais uma vez a eterna camisa 10, e vale aqui um momento agroconsciente para olharmos a dimensão deste vizinho que tem grande importância nas relações comerciais brasileiras, tanto nas nossas importações, como nas exportações.
Para Bill Gates, numa entrevista ao MIT Technology Review, os países ricos deveriam mudar totalmente para o consumo da carne sintética, alegando razões climáticas e dos gases efeito estufa.
No último dia 29, com a participação de Jorge Caldeira, escritor de uma obra prima chamada “Brasil, paraíso restaurável”, e de Alysson Paolinelli, ex-ministro e candidato ao Nobel da Paz, assistimos a criação do Instituto Agroambiental do Araguaia.
Hoje segunda feira, 2 de agosto das 9h até as 13 h, ocorre em São Paulo o 20º Congresso do agronegócio - ABAG. O acesso é gratuito e vale a pena acompanhar para saber como esse futuro do principal setor da economia do país irá se desenrolar nos próximos 10 anos. O tema do congresso é O NOSSO CARBONO É VERDE. Significa uma convocação para adentrarmos imediatamente nesse potencial que temos, transformando o berço esplêndido, numa criança prodígio - nosso bioma sustentável.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite