CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Vamos dobrar o agro de tamanho? Podemos vender muito mais para o mercado Halal!

Publicado em 08/12/2021

Divulgação
Certificação Halal

O mercado global Halal, produtos e serviços que seguem as leis islâmicas, compram apenas 7,4% de alimentos e bebidas do Brasil. US$ 190,5 bilhões é quanto o mercado Halal compra de bebidas e alimentos no mundo. E deste montante apenas US$ 14 bilhões é do Brasil, cerca de 7,4%.

“Halal está associado ao movimento do consumo consciente e passou a ser visto mais do que uma cultura e fundamentos das leis islâmicas, a uma certificação de qualidade”, conforme Khaled Hanafy, secretário geral da União das Câmaras Árabes afirma. E acrescenta: “tudo o que está na terra tem origem no Halal , está baseado na ética”. A certificação Halal exige uma série de procedimentos e não inclui suínos e bebidas alcoólicas.

O presidente da FAMBRAS Certificadora Halal, Mohamed Zoghb,i disse que temos potencial para expandir o comércio Halal com o Brasil, e o presidente da Apex-Brasil agência de promoção das exportações, Augusto Pestana, também assegura que as empresas brasileiras podem incrementar consideravelmente suas vendas para esse mercado.

O presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, embaixador Osmar Chohfi, abrindo o seminário Global Halal Brazil Business Fórum, disse que são 1, 9 bilhão da população muçulmana em 57 países da organização para a cooperação islâmica e também em outros países como Reino Unido, Estados Unidos, França e Alemanha.

O total do mercado islâmico é calculado em US$ 5,74 trilhões nos próximos dois anos, incluindo todos os setores, o que para dar uma dimensão da sua importância e potencialidade equivale a 4 vezes o total do PIB do Brasil hoje, na casa de US$ 1,4 trilhão.

O fórum realizado nesta semana é mais uma iniciativa de muitas que já recebi dos agentes do mercado Halal islâmico me dizendo: “o Brasil pode vender muito mais, é questão de não esperar por pedidos e sim partir para vender. Produtos como peixes, vegetais, água, abate especializado de bovinos e aves, com o corpo voltado para Meca feito por um muçulmano praticante; leites, todo produto criado por meio da biotecnologia, extraído de vegetal, mineral, microbiana para a indústria alimentar, etc, é Halal.

Quer dizer “autorizado”. Pois então, para fazer o Brasil crescer precisamos do agronegócio dobrando de tamanho. Oportunidades no mundo não faltam, Halal é um deles, gigantesco.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

Elos humanos são intermináveis. Uma vez estabelecidos jamais serão desestabelecidos. Podem não ficar nítidos no consciente, mas nos acompanharão ao eterno do ciclo espiritual das vivências. Muitas vezes esses elos são tão fortes que fazem com que uma criança, pura de consciência, se encha de amor por um quase desconhecido, como uma experiência própria comigo e uma criança de menos de 10 anos, a Gigi. Simplesmente nos amamos, na pureza da alma.
On this Wednesday, at the Ministry of Industry and Commerce Development, Brasília-DC, the Working Group for the Sector Plan for Adaptation to Climate Change will be installed. Why not unite Agribusiness as a whole? Brazil needs to adopt a National Agribusiness Policy.
Estou ao lado de Roberto Rodrigues, grande líder do agronegócio, com uma série de postos ocupados no mundo, e hoje é professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e recentemente foi convocado pela COP-30 para ser o organizador, o sponsor, uma coordenação da voz do agronegócio para a COP-30.
O Salão de Agricultura de Paris apresenta neste ano uma excelente novidade: a presença de lideranças femininas tomando conta das fazendas, acontecimento igual ao que vemos no Brasil, onde em outubro ocorrerá o Congresso Nacional das Mulheres do Agro.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite