CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Voz de líder: “Com infraestrutura poderemos ter 600 milhões de toneladas em 10 anos”, afirma Maurício Tonhá.

Publicado em 17/06/2022

Divulgação
Maurício Tonhá, da Estância Bahia.

Há uma gigantesca convergência ao ouvirmos as vozes de líderes do agronegócio. Agora Maurício Tonhá, um empreendedor líder na área da pecuária, aponta 5 pontos fundamentais na sua visão para um plano agrogovernamental:

1- Política agrícola de longo prazo para atuarmos com um horizonte maior e com crédito viável e acessível para a atividade agropecuária que envolve riscos e incertezas.

2- Modernização e velocidade dos órgãos de controle para não perdermos tempo nos estudos e liberações dos insumos científicos e na mineração dos fertilizantes do npk.

3- Na infraestrutura Maurício acrescenta que poderemos obter 600 milhões de toneladas de grãos em 10 a 12 anos se investirmos nos modelos de logística fluvial, ferroviário e marítimo.

4- Irrigação. Outro ponto onde somos subdimensionados e temos terras férteis esperando por água. O que também será estratégico para mitigar as incertezas climáticas.

5 - Armazenagem, outro aspecto sem dúvida essencial  pois aumentando a oferta de alimentos sem armazenagem não seria factível.

“Precisamos de um plano agrícola de longo prazo para sermos uma potência agroalimentar, um país da solução, da paz, do alimento e do futuro”, Maurício Tonhá, Estância Bahia.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Estaremos trazendo para nossos ouvintes do Jornal Eldorado Agroconsciente as vozes dos líderes do agronegócio no que entendem ser planos fundamentais para o próximo governo de 2023 a 2026. Conversei com o embaixador Rubens Barbosa que já foi embaixador brasileiro nos Estados Unidos e hoje preside a Abitrigo, Associação Brasileira da Indústria do Trigo.
Agro envolve um sistema onde a ciência e a tecnologia definem a produtividade, a qualidade e a rentabilidade da originação.
Em entrevista para o Estadão e também para nossa coluna Agroconsciente da Eldorado, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, afirma que meio ambiente, preservação, sustentabilidade, práticas sociais formam o futuro inexorável do agronegócio doravante. Ele também afirmou que irá desenvolver tolerância zero com o crime, desmatamento ilegal, o crime ambiental terá um controle rigoroso.
Câmbio favorável para exportar, e os clientes chineses, norte-americanos e egípcios querendo comprar carne e a carne bovina bate recorde. Em 23 dias, mês de agosto, batemos recorde de exportação da carne bovina, mais de 203 mil toneladas no mês.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite