CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Voz de líder: “Com infraestrutura poderemos ter 600 milhões de toneladas em 10 anos”, afirma Maurício Tonhá.

Publicado em 17/06/2022

Divulgação
Maurício Tonhá, da Estância Bahia.

Há uma gigantesca convergência ao ouvirmos as vozes de líderes do agronegócio. Agora Maurício Tonhá, um empreendedor líder na área da pecuária, aponta 5 pontos fundamentais na sua visão para um plano agrogovernamental:

1- Política agrícola de longo prazo para atuarmos com um horizonte maior e com crédito viável e acessível para a atividade agropecuária que envolve riscos e incertezas.

2- Modernização e velocidade dos órgãos de controle para não perdermos tempo nos estudos e liberações dos insumos científicos e na mineração dos fertilizantes do npk.

3- Na infraestrutura Maurício acrescenta que poderemos obter 600 milhões de toneladas de grãos em 10 a 12 anos se investirmos nos modelos de logística fluvial, ferroviário e marítimo.

4- Irrigação. Outro ponto onde somos subdimensionados e temos terras férteis esperando por água. O que também será estratégico para mitigar as incertezas climáticas.

5 - Armazenagem, outro aspecto sem dúvida essencial  pois aumentando a oferta de alimentos sem armazenagem não seria factível.

“Precisamos de um plano agrícola de longo prazo para sermos uma potência agroalimentar, um país da solução, da paz, do alimento e do futuro”, Maurício Tonhá, Estância Bahia.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

“Não resolveremos o crescimento acelerado do país sem a indústria de transformação, ela precisa ser tech, pop, a indústria é tudo”, disse Josué Gomes da Silva, presidente da Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp).
Entrevistei Milton Steagall, Ceo do Grupo BBF - Brasil Biofuels, que atua no Pará e em Roraima. Ele revelou uma iniciativa inédita para vir a ser o maior produtor de cacau do mundo e, com isso, suprir o mercado interno brasileiro, pois somos importadores do cacau.
Entrevistei o Dr. José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), sobre o impacto brasileiro no agro mundial e no meio ambiente comparado.
O agronegócio não pode parar. O transporte não pode parar. Comento no programa de hoje sobre a marcha da sensatez e a importância de que tenhamos a escolha de extraordinárias pessoas para o Ministério da Agricultura do novo governo, para a construção de um agronegócio que dobre de tamanho e que deixe o caminho aberto para dobrar de tamanho nos próximos 04 - 05 ... 06 anos.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite