CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Momento histórico para o setor de feijão do Brasil

Publicado em 31/08/2023

Divulgação
Marcelo Eduardo Lüders, presidente do IBRAFE.

Na última segunda-feira (28), merecidamente, o presidente do Instituto Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais (IBRAFE), Marcelo Eduardo Lüders, foi homenageado na Assembleia Legislativa do Paraná e recebeu Menção Honrosa por um trabalho realizado ao longo dos 17 anos da instituição.

Por proposição do deputado Ney Leprevost, a Menção Honrosa foi entregue em sessão solene, em comemoração ao Dia da Criação do Paraná, alusiva a Lei Imperial nº 704 de 29 de agosto de 1853. Foram homenageadas personalidades da sociedade paranaense que contribuíram para elevar o nome do estado nas mais diversas áreas do conhecimento.

Em 2005, foi exatamente na Assembleia Legislativa do Paraná que iniciou a primeira conquista do IBRAFE, em relação à crédito presumido do ICMS sobre o feijão, que beneficiou não só o Paraná, mas acabou justificando que outros estados tomassem a mesma providência, facilitando, assim, para que o feijão fosse acessível ao consumidor.

A entidade vem atuando, também, lado a lado com a pesquisa, incentivando o desenvolvimento de novas cultivares e defendendo que o setor tenha recursos para continuar avançando e para que proporcione viabilidade econômica para o produtor, com preço justo para o consumidor.

Durante estes 17 anos, o IBRAFE tem atuado em várias frentes, entre elas o incentivo à exportação de excedentes, com diversos acordos de cooperação assinados este ano, entre outros com a Índia e a China, com o apoio da APEX Brasil e os exportadores.

Também fazem parte do escopo do IBRAFE o incentivo ao consumo e a divulgação de informações relevantes sobre a importância nutricional do Feijão e das Pulses na alimentação, garantindo a segurança alimentar. O projeto mais recente é uma parceria com médicos da Bahia, que prevê a conscientização do público que utiliza suplementos proteicos sobre os perigos do uso em excesso, propondo a doação de Arroz e Feijão por parte dos usuários de whey protein para pessoas em vulnerabilidade social.

“É uma consideração especial do estado que mais produz feijões para com setor, chancelando o IBRAFE, que tem sua sede nacional no Paraná, pela relevância do trabalho que estamos fazendo”, disse Marcelo Eduardo.

Parabéns IBRAFE, Marcelo e toda sua equipe, e que venham outras homenagens!

José Luiz Tejon.

 

Também pode interessar

Participei como espectador do Fórum da Soja, e como conferencista do Fórum da Carne, na Expodireto em Não Me Toque, Rio Grande do Sul, na Cooperativa Cotrijal. E em primeiro lugar parabéns pelo sucesso! Volume de negócios quase R$ 8 bilhões. Recorde de público, na casa de quase 400 mil pessoas, com um crescimento na ordem de 18% sobre o ano anterior. Então, em meio aos desafios evidentes de 2024, temos uma esperança realista muito positiva e que nos entusiasma para superar os problemas.
Os gênios do mundo não são muitos. São poucos. Aprender com eles, na capacidade que eles têm de antever as forças inexoráveis da evolução, é a grande e maior lição que todos poderiam aprender.
Conversei muito nestes dias com o pesquisador da Embrapa Solos José Carlos Polidoro. Ele está no Grupo de Trabalho do Plano Nacional de Fertilizantes que será implementado a partir do final deste mês. O plano objetiva a médio e longo prazos permitir que o Brasil reduza a menos de 50% sua dependência de fertilizantes importados, dobrando a oferta para mais de 80 milhões de toneladas até 2050.
Estamos juntos na Esalq, na 17ª Feira de Carreiras. A Esalq, considerada a 4ª melhor universidade de ciências agrárias do mundo, traz as empresas para dentro do seu campus em Piracicaba. A realização é do Departamento de Economia, Administração e Sociologia, sob responsabilidade do professor Roberto Arruda de Souza Lima, e coordenação das professoras Marina Franco de Lima e Gabrielle de Souza.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite