CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Momento histórico para o setor de feijão do Brasil

Publicado em 31/08/2023

Divulgação
Marcelo Eduardo Lüders, presidente do IBRAFE.

Na última segunda-feira (28), merecidamente, o presidente do Instituto Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais (IBRAFE), Marcelo Eduardo Lüders, foi homenageado na Assembleia Legislativa do Paraná e recebeu Menção Honrosa por um trabalho realizado ao longo dos 17 anos da instituição.

Por proposição do deputado Ney Leprevost, a Menção Honrosa foi entregue em sessão solene, em comemoração ao Dia da Criação do Paraná, alusiva a Lei Imperial nº 704 de 29 de agosto de 1853. Foram homenageadas personalidades da sociedade paranaense que contribuíram para elevar o nome do estado nas mais diversas áreas do conhecimento.

Em 2005, foi exatamente na Assembleia Legislativa do Paraná que iniciou a primeira conquista do IBRAFE, em relação à crédito presumido do ICMS sobre o feijão, que beneficiou não só o Paraná, mas acabou justificando que outros estados tomassem a mesma providência, facilitando, assim, para que o feijão fosse acessível ao consumidor.

A entidade vem atuando, também, lado a lado com a pesquisa, incentivando o desenvolvimento de novas cultivares e defendendo que o setor tenha recursos para continuar avançando e para que proporcione viabilidade econômica para o produtor, com preço justo para o consumidor.

Durante estes 17 anos, o IBRAFE tem atuado em várias frentes, entre elas o incentivo à exportação de excedentes, com diversos acordos de cooperação assinados este ano, entre outros com a Índia e a China, com o apoio da APEX Brasil e os exportadores.

Também fazem parte do escopo do IBRAFE o incentivo ao consumo e a divulgação de informações relevantes sobre a importância nutricional do Feijão e das Pulses na alimentação, garantindo a segurança alimentar. O projeto mais recente é uma parceria com médicos da Bahia, que prevê a conscientização do público que utiliza suplementos proteicos sobre os perigos do uso em excesso, propondo a doação de Arroz e Feijão por parte dos usuários de whey protein para pessoas em vulnerabilidade social.

“É uma consideração especial do estado que mais produz feijões para com setor, chancelando o IBRAFE, que tem sua sede nacional no Paraná, pela relevância do trabalho que estamos fazendo”, disse Marcelo Eduardo.

Parabéns IBRAFE, Marcelo e toda sua equipe, e que venham outras homenagens!

José Luiz Tejon.

 

Também pode interessar

Neste sábado (dia 5) celebramos o Dia Internacional do Cooperativismo. E como o Brasil, e o mundo, está precisando da filosofia e do espírito cooperativista para enfrentarmos a divisão, a polarização e a guerra de “vitimizações” que assola o país com uns culpando os outros.
Já comentamos sobre Trump, um vendedor do agro brasileiro? Pois sob o comando do nosso maior concorrente agro, os Estados Unidos, o Brasil tem crescido nas vendas e em diversos mercados mundiais, mesmo agora, com o fechamento do mercado norte-americano para o Brasil com o tarifaço enlouquecido.
Hoje abre o Congresso da ABAG/B3 com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, governador Tarcísio de Freitas e o ministro da Agricultura Carlos Fávaro. Amanhã se inicia o congresso da Andav.
O dia 22 de maio é o Dia Internacional da Biodiversidade e no dia 20 de maio celebramos o Dia Mundial da Abelha. A convivência das abelhas com a cana de açúcar mereceu destaque da União da Indústria de Cana de Açúcar e Bioenergia (Unica), com Renata Camargo gerente de sustentabilidade da entidade destacando: “ abelhas são responsáveis pela polinização de mais de 90% de plantas nativas e 75% das lavouras”.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite