CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Momento histórico para o setor de feijão do Brasil

Publicado em 31/08/2023

Divulgação
Marcelo Eduardo Lüders, presidente do IBRAFE.

Na última segunda-feira (28), merecidamente, o presidente do Instituto Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais (IBRAFE), Marcelo Eduardo Lüders, foi homenageado na Assembleia Legislativa do Paraná e recebeu Menção Honrosa por um trabalho realizado ao longo dos 17 anos da instituição.

Por proposição do deputado Ney Leprevost, a Menção Honrosa foi entregue em sessão solene, em comemoração ao Dia da Criação do Paraná, alusiva a Lei Imperial nº 704 de 29 de agosto de 1853. Foram homenageadas personalidades da sociedade paranaense que contribuíram para elevar o nome do estado nas mais diversas áreas do conhecimento.

Em 2005, foi exatamente na Assembleia Legislativa do Paraná que iniciou a primeira conquista do IBRAFE, em relação à crédito presumido do ICMS sobre o feijão, que beneficiou não só o Paraná, mas acabou justificando que outros estados tomassem a mesma providência, facilitando, assim, para que o feijão fosse acessível ao consumidor.

A entidade vem atuando, também, lado a lado com a pesquisa, incentivando o desenvolvimento de novas cultivares e defendendo que o setor tenha recursos para continuar avançando e para que proporcione viabilidade econômica para o produtor, com preço justo para o consumidor.

Durante estes 17 anos, o IBRAFE tem atuado em várias frentes, entre elas o incentivo à exportação de excedentes, com diversos acordos de cooperação assinados este ano, entre outros com a Índia e a China, com o apoio da APEX Brasil e os exportadores.

Também fazem parte do escopo do IBRAFE o incentivo ao consumo e a divulgação de informações relevantes sobre a importância nutricional do Feijão e das Pulses na alimentação, garantindo a segurança alimentar. O projeto mais recente é uma parceria com médicos da Bahia, que prevê a conscientização do público que utiliza suplementos proteicos sobre os perigos do uso em excesso, propondo a doação de Arroz e Feijão por parte dos usuários de whey protein para pessoas em vulnerabilidade social.

“É uma consideração especial do estado que mais produz feijões para com setor, chancelando o IBRAFE, que tem sua sede nacional no Paraná, pela relevância do trabalho que estamos fazendo”, disse Marcelo Eduardo.

Parabéns IBRAFE, Marcelo e toda sua equipe, e que venham outras homenagens!

José Luiz Tejon.

 

Também pode interessar

Conversei com André Matos, engenheiro agrônomo, produtor rural e diretor técnico da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), direto de Pelotas que faz um relato intenso da situação e reforça que não teremos desabastecimento no arroz e, sim, prejuízos na soja. Cerca de 360 mil famílias agrícolas do RS precisam de plano emergencial para a justa superação!
Parlamento europeu, declínio da economia chinesa, e imagem do Brasil, três grandes riscos para o agro 2023. Por um lado o parlamento europeu está exigindo um plano radical para proibição de importações de áreas desmatadas. Exportadores brasileiros estão preocupados.
Conversei com o criador do conceito de agronegócio na Universidade de Harvard nos anos 50, prof. Ray Goldberg, e pedi a ele qual o grande conselho que daria para o agro dos próximos 30 anos? E ele foi muito objetivo e claro: "precisamos reunir, unir o mundo numa grande luta contra as divisões e as polarizações. E nesse sentido o sistema alimentar é o único que tem dentro de si essa real possibilidade".
In Ipiranga do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil, a circus family performed shows in this small town, with just 2 thousand inhabitants, when they were surprised by the Covid 19 pandemic. Everyone remembers the Covid 19 events: No more shows, no more joy of the clown in the ring, no more the trapeze, the jugglers, the dancers and the music.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite