CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

No lockdown o comércio de tecnologia também é essencial: vamos superar

Publicado em 25/03/2021

Tássio Lustoza/Valexport.
Vale de São Francisco, o maior polo de irrigação do país, produzindo frutas para o Brasil e para o mundo. O agro não pode parar.

Agro envolve um sistema onde a ciência e a tecnologia definem a produtividade, a qualidade e a rentabilidade da originação. A Acavasf - Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco iniciou uma campanha de informação para a sociedade, do norte da Bahia e Petrolina, enfatizando que “o manejo correto da terra e os insumos necessários para produzir alimentos garantem a boa safra”.

Líderes da região endoçam essa afirmação: “No Vale do São Francisco o maior polo de irrigação do país, produzindo frutas para o Brasil e o mundo, o agro não pode parar”, assim ressalta nos anúncios da entidade a palavra de Guilherne Coelho, presidente da Abrafrutas - Associação Brasileira dos Exportadores de Frutas e Derivados. Da mesma forma, Jailson Lira de Paiva, presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Petrolina e diretor da Coopexvale, Cooperativa de Produtores e Exportadores do Vale do São Francisco, reafirma a importância do setor na distribuição e revenda nas lojas agrícolas.

Esse movimento de conscientização importantíssimo no norte da Bahia é válido para todo o estado. E todo país. Os insumos, a assistência técnica da mecanização, a digitalização e os controles estão hoje umbilicalmente conectados ao solo, às plantas, animais, ao meio ambiente e a um fluxo que precisa ser ininterrupto das fazendas para a distribuição, processamento, e todo varejo brasileiro e mundial.

Assim como supermercados são essenciais, a agroindústria, o transporte, a atividade dos produtores no campo, e os funcionários dos fabricantes de fertilizantes, bioinsumos, químicos, medicamentos e vacinas, igualmente o comércio e os serviços das lojas agrícolas significam hoje muito mais do que transações de produtos. As revendas agropecuárias são legítimas casas de difusão de conhecimento, e seus técnicos são importantíssimos no apoio e suporte de uma agricultura, a qual, sabemos ser essencial e não para, porque a natureza não para.

A Acavasf, do norte da Bahia e Petrolina, fez uma justa e correta interpretação do essencial. Assim como as flores e plantas também são essenciais, significando um importante alimento da mente. Saúde para todos é nosso mais forte desejo neste momento brasileiro e mundial. Vamos superar.

José Luiz Tejon para o jornal A Tarde. LEIA A MATÉRIA PUBLICADA AQUI!!!

Também pode interessar

Conversei com a Marisete Belloli, gerente de Safras e Informações Agropecuárias da Conab do Estado de São Paulo com relação aos números da Safra 2025/26 e a informação que ela me deu é que nós teremos uma safra que continuará grande. O primeiro levantamento da Conab divulgado mês passado apontava 357,7 milhões de toneladas de grãos e a recente, publicada ontem (13), aponta um número de 354,8 milhões de toneladas de grãos, ou seja, praticamente batendo com a mesma previsão anterior, ou seja, continua estável em uma safra dentro do histórico brasileiro, uma safra grande mas que novamente, nós continuamos sempre pedindo muito um planejamento estratégico porque poderíamos ter uma maior tranquilidade no abastecimento e também nas ações internacionais.
Falo diretamente de Porto Velho, Rondônia, ao lado do Léo Borges, que viveu um sucesso brasileiro extraordinário, que está em matéria do Estadão de ontem (31), que é a Flakes, onde a Britney Spears reverberou um ovo de chocolate espetacular que ele faz aqui, além de outras coisas.
Realizei ao lado do Instituto Ipeso com a Abag uma pesquisa com eleitores entre 16 e 70 anos nas áreas urbanas de 5 capitais das 5 regiões: Belém, Salvador, Goiânia, São Paulo e Porto Alegre. O estudo foi apresentado num dos congressos Abag.
Estou em um trabalho extraordinário de transformação do agro brasileiro a partir da robótica, da Inteligência Artificial (IA), do mundo digital e como isso vai transformar toda a gestão. E para falar sobre essa transformação conversei com o Emerson Crepaldi, CEO da Solfintec América Latina, e que já tem hoje, aqui no Brasil, mais de 12 milhões de hectares trabalhados sobre essa visão de moderna gestão onde a IA já está.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite