CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

No lockdown o comércio de tecnologia também é essencial: vamos superar

Publicado em 25/03/2021

Tássio Lustoza/Valexport.
Vale de São Francisco, o maior polo de irrigação do país, produzindo frutas para o Brasil e para o mundo. O agro não pode parar.

Agro envolve um sistema onde a ciência e a tecnologia definem a produtividade, a qualidade e a rentabilidade da originação. A Acavasf - Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco iniciou uma campanha de informação para a sociedade, do norte da Bahia e Petrolina, enfatizando que “o manejo correto da terra e os insumos necessários para produzir alimentos garantem a boa safra”.

Líderes da região endoçam essa afirmação: “No Vale do São Francisco o maior polo de irrigação do país, produzindo frutas para o Brasil e o mundo, o agro não pode parar”, assim ressalta nos anúncios da entidade a palavra de Guilherne Coelho, presidente da Abrafrutas - Associação Brasileira dos Exportadores de Frutas e Derivados. Da mesma forma, Jailson Lira de Paiva, presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Petrolina e diretor da Coopexvale, Cooperativa de Produtores e Exportadores do Vale do São Francisco, reafirma a importância do setor na distribuição e revenda nas lojas agrícolas.

Esse movimento de conscientização importantíssimo no norte da Bahia é válido para todo o estado. E todo país. Os insumos, a assistência técnica da mecanização, a digitalização e os controles estão hoje umbilicalmente conectados ao solo, às plantas, animais, ao meio ambiente e a um fluxo que precisa ser ininterrupto das fazendas para a distribuição, processamento, e todo varejo brasileiro e mundial.

Assim como supermercados são essenciais, a agroindústria, o transporte, a atividade dos produtores no campo, e os funcionários dos fabricantes de fertilizantes, bioinsumos, químicos, medicamentos e vacinas, igualmente o comércio e os serviços das lojas agrícolas significam hoje muito mais do que transações de produtos. As revendas agropecuárias são legítimas casas de difusão de conhecimento, e seus técnicos são importantíssimos no apoio e suporte de uma agricultura, a qual, sabemos ser essencial e não para, porque a natureza não para.

A Acavasf, do norte da Bahia e Petrolina, fez uma justa e correta interpretação do essencial. Assim como as flores e plantas também são essenciais, significando um importante alimento da mente. Saúde para todos é nosso mais forte desejo neste momento brasileiro e mundial. Vamos superar.

José Luiz Tejon para o jornal A Tarde. LEIA A MATÉRIA PUBLICADA AQUI!!!

Também pode interessar

Eu tive uma conversa que, aliás, as conversas com o Roberto Rodrigues, o nosso ex-ministro, são sempre extraordinárias, em que ele abordava sobre os novos Cavaleiros do Apocalipse. E esses novos Cavaleiros do Apocalipse são a insegurança energética, alimentar, a desigualdade social, e as mudanças climáticas.
Vamos crescer 15,2% o Valor Bruto da Produção Agropecuária (o dentro da porteira), um recorde de 1 trilhão, cento e noventa e dois bilhões de reais, na estimativa da CNA.
O conselho acima encontramos nas placas das estradas onde é comum termos neblina. Viver é nos acostumarmos a ultrapassar tanto os momentos de luz, sol claro, no oceano chamamos de “mar de almirante“, quanto as tempestades, as borrascas e as nuvens baixas dos nevoeiros pessoais, profissionais, sociais, econômicos e estruturais da sociedade onde vivemos.
Brasilian swimmer Guilherme Costa (nicknamed Big Dog) missed the podium in the 400 metres by just a quarter of a second. With that mark, he would have won the podium in all previous Olympic Games.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite