CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

No lockdown o comércio de tecnologia também é essencial: vamos superar

Publicado em 25/03/2021

Tássio Lustoza/Valexport.
Vale de São Francisco, o maior polo de irrigação do país, produzindo frutas para o Brasil e para o mundo. O agro não pode parar.

Agro envolve um sistema onde a ciência e a tecnologia definem a produtividade, a qualidade e a rentabilidade da originação. A Acavasf - Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco iniciou uma campanha de informação para a sociedade, do norte da Bahia e Petrolina, enfatizando que “o manejo correto da terra e os insumos necessários para produzir alimentos garantem a boa safra”.

Líderes da região endoçam essa afirmação: “No Vale do São Francisco o maior polo de irrigação do país, produzindo frutas para o Brasil e o mundo, o agro não pode parar”, assim ressalta nos anúncios da entidade a palavra de Guilherne Coelho, presidente da Abrafrutas - Associação Brasileira dos Exportadores de Frutas e Derivados. Da mesma forma, Jailson Lira de Paiva, presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Petrolina e diretor da Coopexvale, Cooperativa de Produtores e Exportadores do Vale do São Francisco, reafirma a importância do setor na distribuição e revenda nas lojas agrícolas.

Esse movimento de conscientização importantíssimo no norte da Bahia é válido para todo o estado. E todo país. Os insumos, a assistência técnica da mecanização, a digitalização e os controles estão hoje umbilicalmente conectados ao solo, às plantas, animais, ao meio ambiente e a um fluxo que precisa ser ininterrupto das fazendas para a distribuição, processamento, e todo varejo brasileiro e mundial.

Assim como supermercados são essenciais, a agroindústria, o transporte, a atividade dos produtores no campo, e os funcionários dos fabricantes de fertilizantes, bioinsumos, químicos, medicamentos e vacinas, igualmente o comércio e os serviços das lojas agrícolas significam hoje muito mais do que transações de produtos. As revendas agropecuárias são legítimas casas de difusão de conhecimento, e seus técnicos são importantíssimos no apoio e suporte de uma agricultura, a qual, sabemos ser essencial e não para, porque a natureza não para.

A Acavasf, do norte da Bahia e Petrolina, fez uma justa e correta interpretação do essencial. Assim como as flores e plantas também são essenciais, significando um importante alimento da mente. Saúde para todos é nosso mais forte desejo neste momento brasileiro e mundial. Vamos superar.

José Luiz Tejon para o jornal A Tarde. LEIA A MATÉRIA PUBLICADA AQUI!!!

Também pode interessar

A bubalinocultura profissional praticada no Brasil envolve 18 mil criadores, os quais manejam cerca de 3 milhões de animais nas cinco regiões geográficas do país. O rebanho, incluindo as raças murrah, mediterrâneo, jafarabadi e carabao, produz leite e carne com diferenciais de qualidade. Somos líderes na atividade no Ocidente, que responde pelo giro de aproximadamente R$ 1 bilhão ao ano na economia nacional.
Essa pergunta ouvi muito após o lançamento na última quarta-feira do Plano Safra 2022/23, em Brasília, com a presença do presidente da República. A resposta para essa pergunta é: depende. Em primeiríssimo lugar depende dos fatores climáticos.
O presidente Lula e Geraldo Alckmin, no papel de ministro da Indústria e Comércio assinaram um ótimo manifesto assumindo que precisamos de uma política econômica onde a indústria terá um papel decisivo na geração de renda e de empregos intensivos em conhecimento e de uma política social que investe nas famílias.
Com agricultura na metrópole de São Paulo será possível frear o aquecimento da temperatura que subiu 1 grau centígrado de 1985 a 2019 e diminuir 0,2 grau em relação a 2019. 
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite