Rádio Eldorado/Estadão - Acordo UE & Índia assinado: 1.471 bilhão de consumidores indianos!
Publicado em 30/01/2026
Divulgação
Europa assina acordo de livre comércio com a Índia.
A Europa acabou de assinar um acordo de livre comércio com a Índia. E esse país é hoje a maior população do planeta. Dados aqui da estimativa para janeiro de 2026 uma população de 1.471 bilhão de habitantes e em uma idade média, de 29 anos, a idade da população indiana. Portanto, um mercado simplesmente gigantesco.
E na produção agrícola o Brasil hoje praticamente conseguiu empatar com a produção agrícola da Índia que atingiu a marca de 357 milhões de toneladas de grãos e a nossa estimativa está também por aí, na casa de 350 milhões de grãos, ou seja, o Brasil conseguiu em 40 anos praticamente empatar com uma agricultura milenar, a indiana, e que tem como necessidade básica abastecer, hoje, a maior população do planeta terra.
Obviamente o mercado indiano com essa juventude, que é uma juventude que cada vez mais passa a ter hábitos ocidentais no consumo, é um mercado espetacular para os setores comerciais, industriais e de serviços da Europa e a agricultura indiana é uma agricultura que fundamentalmente tem que abastecer essa gigantesca população, maior do mundo, com a estimativa em janeiro de 2026 agora de estar na casa de 1.471 bilhão de seres humanos naquele país milenar.
Então o acordo foi assinado obviamente com grande interesse para a Europa. E o acordo União Europeia e Mercosul foi enviado para análise da justiça europeia para avaliar se está dentro das formalidades legais.
O ambiente empresarial já está se movimentando, não é de hoje. A Europa, e principalmente através do seu grande porto de distribuição para o mundo, que é Roterdã, já tem com o Brasil muito desenvolvimento e eu creio que este envio do acordo União Europeia e Mercosul para a justiça atrasa, um pouco, porém será também inexorável.
Então aí está Europa formatando acordo de livre comércio com a maior população do mundo, que é a indiana, que tem uma idade média de 29 anos. Portanto uma juventude desenvolvendo hábitos cada vez mais ocidentais e vindo participar de muita formação universitária na própria Europa e também teremos aqui, no Brasil, no nosso programa com a Europa, alunos indianos esse ano participando aqui conosco. Então aí está, pode demorar, mas vai acontecendo a vitória do comércio acima das polarizações.