Rádio Eldorado/Estadão - Brasil & França se unem no Dia Mundial do Queijo
Publicado em 21/01/2026
Divulgação
Geraldo de Melo Filho, secretário de Agricultura de São Paulo
Um projeto entre a Secretaria de Agricultura de São Paulo, com o secretário Geraldo de Melo Filho, e a embaixada da França no Brasil criam centros de referência para queijos especiais nas queijarias artesanais. Nesta terça-feira (20) foi celebrado o Dia Mundial do Queijo, e nesse sentido essa demonstração de reunir talentos dos terroir franceses e paulistas significa um exemplo de ótimas parcerias entre União Europeia e Mercosul.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de São Paulo Geraldo Melo Filho afirmou: “São Paulo está estruturando um conjunto de ações integradas que envolve capacitação técnica, agregação de valor, certificação artesanal simplificada, e o incentivo às rotas agroturísticas”.
A cadeia do leite precisa muito de estímulo e valorização. E nesse sentido a queijaria artesanal é uma extraordinária iniciativa. Esse acordo conta com a participação de órgãos da Secretaria de Agricultura, incluindo o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), dentre outros, e contará com a presença de especialistas franceses. A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) coordena o projeto e também participam o Centro Paula Souza e a Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP).
São Paulo, em 2016, tinha apenas 19 queijarias artesanais e agora somam 104 num aumento de mais de 400%. No âmbito industrial São Paulo conta com 97 queijarias.
Inspirado nas rotas do vinho e do café foi lançada também a rota do queijo. Cidades como Amparo, Itapetininga, São João da Boa Vista, Cabreúva, Porto Feliz, Serra Negra e até a própria cidade de São Paulo e outras. Você acha na internet no “caminho do queijo paulista.com” as informações e como chegar e eu tenho um que adoro de Itu, o Goldy, do produtor William Labaki que usa leite das ótimas vacas Jersey.
E o turismo rural se transformando num dos setores que mais cresce em São Paulo. E viva os queijos paulistas, brasileiros pois a cadeia leiteira precisa muito de agregação de valor e aumentar o consumo.
Porém enquanto em São Paulo nos reunimos com a França nos sabores dos queijos, lá na França o ministro das relações exteriores, Jean-Noel Barrot, declarou apoiar a suspensão de um acordo comercial entre a Europa e Estados Unidos devido aos ataques tarifários de Trump a respeito da Groenlândia.
Tomara que tudo isso termine em queijos e vinhos.
José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.