CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Sob denso nevoeiro nunca pare na pista

Publicado em 25/07/2021

Denso nevoeiro

O conselho acima encontramos nas placas das estradas onde é comum termos neblina. Viver é nos acostumarmos a ultrapassar tanto os momentos de luz, sol claro, no oceano chamamos de “mar de almirante“, quanto as tempestades, as borrascas e as nuvens baixas dos nevoeiros pessoais, profissionais, sociais, econômicos e estruturais da sociedade onde vivemos.

Estamos em meio a um denso nevoeiro sob a pandemia universal que expõe a desconexão das lideranças e sob um ambiente de mortes torna tudo nebuloso, conflituoso onde o medo tende a prevalecer.

Mas é exatamente das horas das trevas que florescem os saltos positivos que continuam nos levando na jornada inexorável da evolução humana. Os apocalipses ao longo da história tem sido anunciados e nunca efetivados. Muito simples, nascemos todos para experienciar a vida na terra e com ela aprender a aprender.

Neste momento, onde o nevoeiro é denso vale o bom conselho das placas, “nunca pare na pista“. Diminua a velocidade, use farol baixo e “keep going“ como se diz em inglês, siga andando. Se você parar a chance de um grave acidente irá provocar.

Uma vez cruzando o estreito de Gibraltar, na divisa do atlântico com o Mediterrâneo, 6 horas da manhã, eu estava no convés de um navio cargueiro indo do Rio de Janeiro até o Porto de Livorno na Itália. Era impossível enxergar 2 metros adiante de você. E esse local é estreito com rotas intensas de navegação. As embarcações todas com sensores, radares, modernas tecnologias.

Porém, a cada minuto nosso comandante fazia soar o apito do navio. E passei a ouvir uma série de apitos de outros navios. Parecia uma orquestra onde não víamos nada, tínhamos os radares nos dirigindo, mas também, o soar dos avisos dos apitos dizendo: eu estou aqui, apite por favor.

Vamos continuar a nossa marcha na terra, e iremos aprender o que significa cooperação, o papel da pacificação, e o que separa “chefes do quarteirão“ de legítimos líderes de uma nação. Apite, ou seja, se comunique.

E fica aqui a lição, não pare na vida, nunca desista, sob nevoeiro não adianta farol alto. Hora de colocar os pés no chão e saber que nas horas boas podemos voar com lucidez, e nesses momentos aprendemos a não duvidar do sentido de viver. Iremos disso precisar como nunca imaginamos para que nas crises as possamos vencer.

Não pare, a vida continua. Os caminhos aperfeiçoam e criam legítimos líderes.

Também pode interessar

O Renovabio, programa de estímulo aos biocombustíveis brasileiros, considerado o maior projeto de descarbonização através de etanol e biodiesel do mundo, teve segundo Plínio Nastari, Datagro, um dos mais competentes especialistas do setor no país e no mundo; o que ele chamou de “uma ação intempestiva e inapropriada do Ministério de Minas e Energia (MME)”, do ministro Adolfo Sachsida.
Planejamento estratégico no agronegócio diminuiria a crise? Falta consciência de crise. Agosto de 2020 a Abras - Associação Brasileira de Supermercados apontava que não conseguiria mais repor pelos mesmos preços os estoques dos itens básicos como arroz, feijão, lácteos, óleo de soja.
Imagine que você está na agropecuária moderna onde insumos, máquinas agrícolas, manejo, clima, tudo está conectado à moderna gestão digital e não tem sinal para reunir essa fórmula fundamental para poder estar, competir e ir ao futuro no agronegócio com consciência e domínio dos custos e impactos ambientais e sociais? Por isso, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) está apoiando o Projeto de Lei 1303, do deputado Evair Vieira de Mello, que dá segurança jurídica às cooperativas de infraestrutura para fornecerem sinal de internet aos campos e interior brasileiro.
Amar é aperfeiçoar. Quem ama aperfeiçoa. Podemos aprender sempre até o último segundo da vida, porém o que fazemos em um ser humano até 7 anos de idade irá decidir toda a sua vida.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite