CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão – 20º Congresso Brasileiro do Agronegócio – ABAG

Publicado em 02/08/2021

Divulgação/ABAG
20º Congresso ABAG

Acesse www.congressoabag.com.br, grátis e saiba como será o futuro agora.

Hoje segunda feira, 2 de agosto das 9h até as 13 h, ocorre em São Paulo o 20º Congresso do agronegócio - ABAG. O acesso é gratuito e vale a pena acompanhar para saber como esse futuro do principal setor da economia do país irá se desenrolar nos próximos 10 anos. O tema do congresso é O NOSSO CARBONO É VERDE. Significa uma convocação para adentrarmos imediatamente nesse potencial que temos, transformando o berço esplêndido, numa criança prodígio - nosso bioma sustentável.

Na abertura teremos Marcello Brito presidente da ABAG e Gilson Finkelsztain - CEO da B3.

Itamar Borges - Secretário de Agricultura de São Paulo; Sérgio Souza - Presidente da FPA -  Frente Parlamentar da Agropecuária; Tarcísio Gomes de Freitas - Ministro da Infraestrutura e Tereza Cristina Ministra da Agricultura fazem o primeiro painel.

Em seguida com o tema energia limpa e sustentável teremos Ricardo Mussa, CEO da Raizen, com os debatedores Antônio Roberto Cortes - Presidente e CEO da Volkswagen caminhões; Gilberto Tomazoni - CEO Global da JBS, a maior empresa mundial de proteína animal e Solange Ribeiro – Diretora Presidente Adjunta da Neoenergia.

O terceiro painel será sobre Brasil verde e competitivo. Otávio Ribeiro Damaso - Diretor de Regulação do Banco Central irá expor os novos fundamentos da prática da economia verde. Debatem Carolina da Costa -  Sócia da Mauá Capital; Fábio Zenaro - Diretor da B3; e Sergio Vale - Economista Chefe da MB Associados.

E finalizando o congresso, o painel O FUTURO DO AGRO NO COMÉRCIO MUNDIAL. A palestra central caberá ao Embaixador Marcos Azambuja - Conselheiro Emérito do Centro Brasileiro de Relações Internacionais – CEBRI.

Nos debates estarão Carlos Augusto Rodrigues de Melo - Presidente da Cooxupé, a maior cooperativa de café do mundo; Elizabeth Farina - Diretora Executiva da WRI Brasil e Malu Nachreiner - Presidente da Divisão Crop Life da Bayer.

Já estamos vivendo um novo ambiente ESS - Sustentabilidade, Saudabilidade e Estabelecimento de vínculos de confiança ao longo de toda cadeia produtiva desde as sementes até as percepções nas mentes dos clientes.

Acesse, gratuitamente e veja para onde nós já fomos, pois o presente passou a ser o resultado do futuro. Nosso carbono é verde no 20º Congresso Brasileiro de Agronegócio – ABAG ... fui, ou melhor “fomos“.

 

 

Também pode interessar

Precisamos superar a crise que incomoda mais de 1 milhão de produtores de leite brasileiros. O Brasil tem um consumo percapita de leite na faixa de 149 kg/ano segundo me informou a consultoria Alvarez & Marsal, num estudo realizado apontando novos hábitos dos consumidores, diminuindo o consumo do leite sendo substituído por produtos congelados e outros lácteos. Segundo A&M, o consumo do brasileiro no leite é tímido, os 149 kg/ano habitante quando comparado a países vizinhos como Argentina 195 kg/ano, Uruguay 211 kg/ano, é muito abaixo das recomendações de organizações de saúde como nos Estados Unidos 267/kg/ano, da Health and Human Services, ou na Austrália 228 kg/ano.
Sobre a saída da Rússia do acordo de escoamento de grãos no Mar Negro, e bombardeamento de portos, conversamos com o embaixador Rubens Barbosa, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), avaliando a situação e perspectivas para o país.
Cosag é o Conselho Superior do Agronegócio, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), presidido por Jacyr Costa Filho, com vasta experiência no agronegócio, tendo dirigido como CEO organizações com relações mundiais como a Tereos Açúcar e Energia do Brasil, 2ª maior produtora mundial de açúcar e a 3ª do Brasil.
Dentro das estratégias do candidato Lula, o elo com o centro político é a estratégia, repetindo o êxito do primeiro governo Lula com um ministério muito equilibrado. Geraldo Alckmin (ainda sem partido), um político conciliador, transmitiria ao setor ruralista uma mensagem de confiança na continuidade do agronegócio, cujo sucesso já vem de vários anos anteriores, tendo na tecnologia, empreendedorismo dos produtores, suas cooperativas e mercados internacionais os principais fatores que nos colocaram na 4ª posição global agrícola.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite