Eldorado/Estadão - 34% desconhecem mudança climática, 76% reconhecem importância do agro na economia. 89% esperam que seja um agro sustentável.
Publicado em 07/02/2025
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Pesquisa feita pela Tereos, uma grande líder em açúcar e alimentos atuando em 15 países e no Brasil, com Instituto DataFolha, mostra contrastes na percepção da população conectando mudanças climáticas, aquecimento global, responsabilidades das partes em ano de COP 30, evidenciando necessidade de orquestração da comunicação correta com toda a sociedade.
A pesquisa entrevistou mais de 2 mil pessoas em todas as regiões brasileiras e revela confusão, contrastes, diferenças de percepções, mas aponta a oportunidade para que líderes comuniquem corretamente.
34% dos brasileiros desconhecem o que são mudanças climáticas.
Nas classes sociais D e E o desconhecimento sobe para 54%.
51% dos brasileiros disseram desconhecer o que poderiam fazer para reduzir as emissões de gases efeito estufa.
Entretanto, ao serem questionados sobre “ações para cuidar do futuro do planeta”, 55% disseram que as ações de preservação ambiental seriam as mais importantes, 29% mencionaram o descarte correto do lixo e resíduos. E 15% falou do uso consciente da água.
Perguntados sobre “quem” deve ter essa responsabilidade, 38% falaram governo; 32% disseram a sociedade como um todo, e 22% mencionaram as indústrias.
Perguntados sobre quais ações deveriam ser realizadas, as menções foram 41% para desmatamento e plantio de árvores. 35 % para investimento em energias renováveis, e 34% para redução de combustíveis fósseis.
Perguntados sobre combustíveis limpos, a pesquisa trouxe que etanol foi mencionado por 51% dos entrevistados. Porém, gasolina e diesel foram citados também por mais de 20% dos entrevistados.
Perguntados sobre o impacto do agronegócio nas emissões de gases de efeito estufa, 38% citaram que a agricultura nacional emite grandes quantidades de gases de efeito estufa, enquanto 29% disseram emitir de forma moderada. Somente 4% disse que o setor agro brasileiro deve ser fundamental no combate as emissões de gases efeito estufa.
No lado positivo para o agro nessa pesquisa apareceu que temos uma torcida nacional a favor: 89% dos entrevistados concordam que o Brasil deve buscar reconhecimento como exemplo de agronegócio sustentável, equilibrando produção e preservação ambiental. E 76% reconhecem o papel fundamental do agro na economia local.
Felipe Mendes, diretor de sustentabilidade, novos negócios e relações institucionais da Tereos afirma: “apesar de um aumento na conscientização sobre mudanças climáticas a pesquisa mostra que ainda há uma distância entre o discurso e a prática”.
Pierre Santoul, diretor presidente da Tereos Brasil, disse: “o agro é uma alavanca poderosa para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, com produtividade, e conclui que essas ações são realizadas na Tereos dentro das exigências internacionais”.
Portanto, fica evidente a necessidade de uma comunicação educadora muito mais forte e competente no sentido de equalizarmos a consciência da população e, inclusive, alinharmos por um lado o aspecto positivo de 89% da população concordar que o Brasil tem tudo para ser reconhecido como exemplo mundial de agro sustentável, por outro lado temos altos índices de desconhecimento sobre o tema mudança climática e de ações que todos podem e devem fazer para uma efetividade brasileira a respeito do tema que hoje tem o número 1 das preocupações mundiais. E ainda a pesquisa faz o reconhecimento de 76% da população como sendo o agro fundamental para a economia nacional.
Portanto, a informação verdadeira faz falta e serve para combater o 2º maior risco hoje da humanidade, após mudança climática: exatamente a desinformação e fake news.
(Tereos, uma cooperativa francesa, atua em 15 países, com 15.800 colaboradores. O grupo faturou, em 2023/24, 7,1 bilhões de euros)
José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.