CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - 6º Congresso Nacional do Direito Agrário, presidente da UBAU fala da importância do Direito!

Publicado em 23/08/2024

Divulgação
Tejon entrevista Albenir Querubini, presidente da UBAU.

Estou em Goiânia, no 6º Congresso Nacional do Direito Agrário falando com Albenir Querubini, presidente da União Brasileira dos Agraristas Universitários (UBAU). Esse evento trata de uma expectativa muito importante sobre o Direito do setor que é hoje um tema estratégico para todo o sistema do agronegócio.

Perguntei ao Albenir Querubini os três fundamentos do encontro que reúne todas as autoridades do mundo do Direito em Goiânia hoje:

“Tejon, é uma satisfação muito grande nesse evento poder falar do Direito Agrário, que é o ramo do Direito que traz justamente as leis, as normas que regulam a exploração da atividade rural, os direitos dos produtores rurais e dizer que ele é importantíssimo dentro do contexto do agronegócio, justamente por trazer aqueles elementos jurídicos indispensáveis para a segurança jurídica de quem está produzindo”, disse Querubini.

Nestes dois dias de eventos temos desembargadores, autoridades do mundo do Direito, pessoas que foram as criadoras dessa visão agrária do agro e que tem tudo a ver com os últimos 50 anos quando o agro brasileiro deu um salto saindo de 30 milhões de toneladas de grãos para mais de 300 milhões. Perguntei então ao Querubini como ele vê a maior integração no mundo do Direito Agrária com todo o sistema agroindustrial.

“Lançam-se novos desafios e um desafio para os profissionais do Direito que é dar uma resposta adequada de atualizar a legislação agrária a esses novos ditames e exigências mundiais. Então nós temos um papel de levar adiante esse incentivo ao estudo e que todos os profissionais possam refletir e, de fato, ter o Direito não como um entrave burocrático mas, sim, também um Direito que traga segurança jurídica para o sistema e para os negócios e que impulsione a prosperidade do setor”.

Pedi também ao Querubini uma mensagem principalmente para os habitantes da Grande São Paulo com interesse em aprofundar os conhecimentos no Direito Agrária, como é que contatam a UBAU. E ele respondeu:

“Pelas redes sociais, Instagram, também o contato com o portal DireitoAgrario.com, inclusive para quem tem interesse e essa curiosidade para saber um pouco mais sobre a matéria vai encontrar conosco ali todo o auxílio necessário para conhecer esse ramo e se aprofundar nos estudos”.

Muito bem, parabéns UBAU e fora do Direito não vai dar Direito!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Um estudo recente da consultoria LCA, em municípios com mais de 50 mil habitantes, revelou 4 das 5 cidades que mais cresceram na oferta de empregos, todas vinculadas ao sistema de agronegócio. São as cidades de Cristalina, em Goiás, que tem uma extraordinária diversificação de culturas com hortifruti, além dos grãos, produção de sementes, irrigação invejável, empresas de energia, serviços bancários, agroindústrias  onde ocorre também processamento, ou seja, agregação de valor industrial, e isso carrega empregos nas áreas do comércio e dos serviços.
Estou aqui em um momento muito importante, interessante, no Rio Grande do Sul, interior, Passo Fundo, na sede da maior empresa de biodiesel do país e curiosamente nascida de um empreendedor Erasmo Battistella que tinha um posto de gasolina e deste posto ele criou a Be8 que hoje está abrindo portas e está vendendo biodiesel para a população suíça.
A opinião do Estadão de domingo (5) assinalou: “o lado B da supersafra: déficit na infraestrutura de armazenagem desperdiça boa parte da colheita nacional”. E contando com os silos bag, ainda conseguimos guardar soja e milho literalmente no “chão”, numa solução criativa de produtores, cerealistas e cooperativas.
Um trabalho excelente da diretoria de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, a Mariane Crespolini com sua equipe.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite