CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - A importância do 1º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento Abras

Publicado em 18/06/2021

Fórum ABRAS 2021

Agroconsciente está feliz nesta manhã! No último dia 17 de junho creio que floresceu a reunião do capital brasileiro com a democracia, uma cidadania vital para o Brasil.

A Associação Brasileira dos Supermercados (Abras) convidou e reuniu, se fôssemos colocar os números da importância econômica e financeira, por alto, somamos, a maior indústria do país (25% da indústria nacional) de alimentos e bebidas, o maior comércio do país, supermercados, com todo valor bruto da produção agropecuária do Brasil, ali representada pela ministra da Agricultura Tereza Cristina.

Também presente o ex-ministro Alysson Paolinelli. Nessa conta já somaríamos cerca de 2 trilhões e meio de reais. Ali estavam também os setores financeiro, mercado de capitais, parte das indústrias metal mecânica, siderurgia, química, logística, tecnologia voltada à produção de alimentos e energia, os serviços e o ministro da economia, Paulo Guedes, com presidentes da iniciativa privada.

Somaríamos tranquilamente mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil diretamente envolvido ali presente, que impactam pesadamente a outra metade por demanda derivada.

Mas o mais genial dessa iniciativa da Abras e do seu presidente, João Galassi, foi incluir a cidadania como a própria ação contra a fome e a miséria pela vida do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, com seu CEO, o Kiko.

Diversos representantes do capitalismo consciente, da sustentabilidade, da responsabilidade social, e da governança sob os 17 objetivos do desenvolvimento social da ONU, eram vozes soando na mesma altura dos representantes do capital.

Então metade do PIB, o capital do país, se reuniu aos movimentos da cidadania consciente e assistimos além de uma coalizão multissetorial (essa é a legítima definição de agronegócio, um conceito de cadeias produtivas integradas), vimos a sociedade civil organizada, numa proposta uníssona de ESG - meio ambiente, responsabilidade social e governança, orientadas numa mesma bússola, voltados ao mesmo norte, crescimento econômico, tecnológico, com inclusão social, evolução da renda do povo, valorização e inclusão dos agricultores familiares, e questões da diversidade e da fome constantes em todas as propostas.

Quais foram os cinco itens de convergência ao final do fórum entre todos?

Ao final, com 45 líderes reunindo a “Av. Paulista e a Faria Lima (o capital)” com a democracia das questões profundas da cidadania, incluindo também o próprio ministro da Cidadania, João Roma, todos saíram com um compromisso conjunto de cinco prioridades:

1 - Redução de custos - ênfase na reforma tributária

2 - Consumo consciente - ênfase na economia circular

3 - Desperdício de alimentos - conectar o mapa da fome com o mapa do desperdício

4 - Fome - todos consideraram que um dos maiores países produtores de alimentos não pode ter fome: criação de bancos de alimentos e a prática best before, revendo a legislação da validade dos alimentos

5 - Falta de conhecimento - investimento em capacitação, treinamento, informação e criação da cultura ESG ao longo de todos os elos das cadeias de abastecimento

Diversos cases foram apresentados assim já orientados como JBS, Carrefour, Ambev, BRF, Coca Cola, KPMG, dentre outros, e ao final deste marcante encontro as palavras do presidente da Abras, João Galassi, foram: “temos uma longa jornada pela frente, mas saímos hoje mais fortes e unidos com a coalizão multissetorial numa posição coletiva”. A ministra Tereza Cristina gostou tanto que já marcou agenda para voltar ao assunto num prazo máximo de 15 dias.

Parabenizamos aqui no Agroconsciente esta iniciativa, onde esperamos que 17 de junho de 2021 seja um marco do planejamento estratégico para o crescimento do PIB do país, na reunião dos agentes que representam pelo menos a metade dele, e com impactos sobre a outra metade, e acima disso tudo que seja a vitória da união da iniciativa privada, com governo e com a governança da sociedade civil organizada, onde fome, diversidade e sustentabilidade estejam na mesma contabilidade.

Nunca ouvi falar tanto de agricultura familiar, logo de cooperativismo, e da qualidade do consumo popular, saudável e assegurado para todos, como neste fórum.

Estas 5 prioridades acessarão todas as demais, infraestrutura e logística, seguro, irrigação, armazenagem, educação, digitalização, etc.

Que se perpetue. E que se governe.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Henry Kissinger, diplomata considerado um dos mais sábios americanos na visão estratégica planetária, teve seu pensamento relatado no Estadão de 20/5/2023, e nele oferecia três segredos para lideranças e candidatos à líderes.
Vamos falar hoje sobre cooperativas. Vocês sabiam qual a cidade brasileira que tem o maior número de cooperativas no país? Exatamente a cidade de São Paulo. Aline Cardoso, que é secretária de Desenvolvimento e Trabalho, declarou: “a cidade de São Paulo hoje conta com mais de 800 cooperativas, sendo o maior número dentre os municípios no Brasil. Esse quantitativo mostra o potencial econômico que o setor apresenta não só para o poder público e privado, mas também para os diversos trabalhadores que encontram no cooperativismo a sua geração de renda”.
Este é o salto para o futuro objetivando dobrar o agro nacional de tamanho no seu valor tangível nos próximos 10 anos. Diferencial com agregação de valor onde o patrimônio ambiental será decodificado em cada alimento, energia, fibras, essências, etc, em uma jornada muito além do “celeiro do mundo” e virando “Brasil supermercados e deliveries do mundo”.
A Agrishow está um verdadeiro show de inovações. Quando falamos em home office já podemos, sem dúvida, tratar de uma “farmoffice”, ou seja, uma fazenda administrada de casa, ou uma “homefarm”. Visitando stands vi, por exemplo, na Jacto, 41 inovações sendo apresentadas na feira. Na New Holland o primeiro trator movido a biometano.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite