CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Luis Madi do ITAL, pede bom senso e equilíbrio para desmistificar críticas ao alimento industrializado!

Publicado em 13/03/2024

Divulgação
Grupo Estado realiza seminário LIDE Alimentos

Ontem (12), em São Paulo, tivemos o evento LIDE Alimentos reunindo autoridades, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o Francisco Mesquita, presidente do Grupo Estado participando a respeito do setor dos alimentos agroindustrializados que estão cercados também de visões errôneas e interpretações equivocadas. E eu ouvi uma das pessoas que eu considero uma das mais competentes com relação ao que significa a segurança do alimento industrial brasileiro que é o Luis Madi que foi por 17 anos diretor-geral do Ital, que é um instituto de tecnologia de alimentos de Campinas, uma organização que reúne os melhores pesquisadores e cientistas dos alimentos no país. E o Luis Madi nos apresenta a visão dele neste evento em que participou.

“Ontem tive o prazer de participar de mais um evento do LIDE, onde estavam presentes o ministro Furlan, o ex-governador João Dória, o presidente do Grupo Estado, Francisco Mesquita, coordenado pela ABIA, o evento era ligado a alimentos industrializados e à indústria de alimentos. Foi muito bom ter uma participação assim, bastante ativa e mostrando que existe hoje uma ação orquestrada e organizada contra a indústria de alimentos por uma parte da mídia. O que prejudica muito, principalmente criando uma incerteza, uma confusão, junto aos consumidores que ficam em dúvida da importância dos alimentos. E aí surge dentro de todo esse trabalho que foi discutido lá a importância de desmistificar o alimento ultraprocessado. O alimento ultraprocessado é como se fosse uma ficção, mas que todo mundo fica falando, e foram levantados vários aspectos, inclusive os aspectos que trazem as políticas públicas que podem ser implantadas, inclusive com a reforma tributária, onde começam a falar que vão taxar os alimentos ultraprocessados com os alimentos processados genericamente falando que representam boa parte dos alimentos industrializados no Brasil, nos Estados Unidos, na Inglaterra, na União Europeia. Então fica muito difícil, porém existe um caminho nisso aí. O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) tem trabalhado desde 2015 no sentido de minimizar, orientar, organizar e trazer essa informação para a mídia, levar essa informação para o consumidor e para a sociedade falando, sim, deve consumir os alimentos industrializados moderadamente numa forma que foi colocada muito ontem, num equilíbrio entre in natura e processados para que nós tenhamos um proveito maior na parte da saúde pública”.

Então é isso, o bom senso, a compreensão dos aspectos científicos, técnicos e o equilíbrio é a palavra de ordem. E na verdade sem a agroindustrialização nós não teríamos condição de alimentar ninguém e muito menos de estar falando aqui de agronegócio, principalmente de um AgroConsciente.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Estou em viagem para a França onde participo, nos últimos 8 anos, todo ano, de um encontro com alunos internacionais. E neste ano estarei com 30 alunos do mundo todo em um programa que objetiva formar gestores de agribusiness, ou seja, é o FAM, Food and Agribusiness Managment, com a faculdade francesa Audencia Business School, na cidade de Nantes (França), e em parceria aqui no Brasil com a FECAP, a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.
Estou em um lugar onde a Agroconsciência está se desenvolvendo espetacularmente. Falo aqui de Bebedouro, da Copercitrus Expo, uma exposição onde o sistema todo ambiental, econômico e social está se desenvolvendo e eu trago para nós a presença do CEO da Copercitrus que é o Fernando Degobbi para nos dar uma síntese do que é essa coisa fenomenal Agroconsciente.
Páscoa chegando e fui conversar com dois líderes do mundo do chocolate, e quando falamos chocolate surge a cadeia produtiva do cacau, a cacauicultura. Então vamos lá, o que o coelhinho da Páscoa está trazendo pra mim, pra você, para nós os consumidores e apaixonados por chocolates?
Nos reunimos em cerca de 30 líderes do agro na cidade de Ribeirão Preto no final de julho deste ano 2020 para debatermos os desafios da comunicação. Este encontro faz parte de um projeto de altos líderes do agro promovido pela FMC, tendo na FDC, Fundação Dom Cabral seu braço acadêmico.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite