CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Centros de Excelência Faesp Senar, excelente exemplo!

Publicado em 22/08/2025

Divulgação
Centros de Excelência Sistema Faesp Senar

Estamos hoje em um tema muito importante junto ao Sistema Faesp Senar, que é uma realização que promove efetivamente o desenvolvimento dos seres humanos do agronegócio no Estado de São Paulo.

São Centros de Excelência que foram criados e que têm o objetivo de desenvolver com profundidade o conhecimento de cada um dos temas. Eu sei que são sete Centros de Excelência, em sete cidades do estado, cada uma com um foco de especialização.

Conversei com o Dr. Carlos Alberto Demeterco, assessor especial da presidência do Sistema Faesp Senar, do Dr. Tirso Meirelles, e pedi a ele para contar o fundamento maior dos Centros de Excelência do Sistema Faesp Senar e nos relatar em cada cidade qual é o ponto específico do conhecimento.

Ouça a entrevista abaixo ⬇️.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Antônio da Luz, economista chefe da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e também Ceo da Agromoney nos explica de maneira simples, óbvia e ao mesmo tempo genial, por que o preço da soja caiu só no Brasil.
No último dia 28 foi divulgada a 27ª edição da Global CEO Survey 2024, uma pesquisa anual da PwC, que neste ano ouviu cerca de 4,7 mil executivos em mais de 100 países, incluindo o Brasil, e que mostra as tendências apontadas para a viabilidade e a resiliência das empresas no longo prazo. Na avaliação dos líderes do setor de agronegócio, as mudanças climáticas e tecnológicas serão as megatendências globais apontadas como fatores de mudança para criação, entrega e captura de valor das empresas para os próximos anos.
O Brasil tem uma dependência de cerca de 85% de fertilizantes importados, com custos elevados e riscos de suprimento. Com uma iniciativa significativa a JBS, líder da proteína animal, dentro de uma estratégia de economia circular passou a transformar resíduos de suas operações em úteis e importantes insumos como os fertilizantes orgânico, organominerais e especiais na cidade de Guaiçara, interior de São Paulo.
Entrevistei Andrea Azevedo, bióloga, doutora em desenvolvimento sustentável e diretora do Fundo JBS para Amazônia, que fala das ações de sustentabilidade integrando meio ambiente, responsabilidade social e geração de valor para a população do bioma amazônico. Caso real e assertivo em andamento com famílias de pequenos produtores amazônicos.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite