CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Centros de Excelência Faesp Senar, excelente exemplo!

Publicado em 22/08/2025

Divulgação
Centros de Excelência Sistema Faesp Senar

Estamos hoje em um tema muito importante junto ao Sistema Faesp Senar, que é uma realização que promove efetivamente o desenvolvimento dos seres humanos do agronegócio no Estado de São Paulo.

São Centros de Excelência que foram criados e que têm o objetivo de desenvolver com profundidade o conhecimento de cada um dos temas. Eu sei que são sete Centros de Excelência, em sete cidades do estado, cada uma com um foco de especialização.

Conversei com o Dr. Carlos Alberto Demeterco, assessor especial da presidência do Sistema Faesp Senar, do Dr. Tirso Meirelles, e pedi a ele para contar o fundamento maior dos Centros de Excelência do Sistema Faesp Senar e nos relatar em cada cidade qual é o ponto específico do conhecimento.

Ouça a entrevista abaixo ⬇️.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

A maior agricultura do mundo, com o maior nível de suporte e subsídios, a norte-americana, está pedindo “Help” ao presidente dos Estados Unidos. Uma carta formal da entidade dos sojicultores American Soybean Association (ASA), o maior concorrente do Brasil tem em parte do seu texto um tom de súplica: “senhor presidente, o senhor tem apoiado fortemente os agricultores e os agricultores tem apoiado fortemente o senhor. Precisamos da sua ajuda. Nesse pedido a ASA afirma: “os produtores de soja estão sob extrema pressão financeira. Os preços continuam caindo e, ao mesmo tempo, nossos agricultores estão pagando significativamente mais por insumos e equipamentos”. O presidente da entidade norte-americana, Caleb Ragland, continua: “os produtores de soja dos EUA não podem sobreviver a uma disputa comercial prolongada com nosso maior cliente”. Os norte-americanos falam de um “precipício comercial e financeiro”.
Conversei com um dos principais líderes do setor do biodiesel no país, Erasmo Battistella, presidente da BSBIOS, que afirmou ter o “setor levado um duro golpe aprovando a mistura de apenas 10% no diesel fóssil brasileiro até 31 de março de 2023”.
O ministro Fávaro apresentou a decisão do Conselho Monetário Nacional  (CMN) autorizando a renegociação das dívidas do crédito rural para 17 estados e quatro produtos: soja, milho, bovinocultura de carne e leite. Quem foi afetado por adversidades climáticas ou dificuldades de comercialização tratará com a instituição financeira credora até 31 de maio deste ano a prorrogação dos vencimentos que cairiam em 2024.
Conversei com diretoria do Bradesco! Reafirmam seus elos efetivos com o agro brasileiro e pelo meu lado acompanhando nosso setor desde 1977 dou fé sobre isso.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite