CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Ao invés de dar comida, vamos incluir milhões de brasileiros na produção e venda da comida, e com Biogás Brasil

Publicado em 07/01/2022

TCA
Biogás

Precisamos tanto de energia, eletricidade, combustíveis quanto nos credenciarmos no potencial mercado do carbono zero. O alimento, fibras, madeira, a energia e a eletricidade do futuro serão parte inexorável do meio ambiente. Portanto, o Brasil em todos os seus 6 biomas, pampa, mata atlântica, pantanal, cerrado, caatinga e Amazônia possui essa riqueza no solo, nas águas e nos ares.

Sobre o biometano, previsto no Plano ABC+, agricultura de baixo carbono que objetiva acrescentar mais 50 milhões de hectares aos 50 milhões já existentes, tem no biogás uma fortíssima referência e importância.

Poderemos não apenas sustentar as operações dentro do agronegócio, nas usinas de cana, na agropecuária, e mesmo na agricultura com todos os seus resíduos, no tocante a bioeletricidade como biocombustíveis a partir de biodigestores produzindo gás natural e renovável que pode ser exportado para as redes elétricas da região, como também produção de biometano combustível.

Já temos tecnologias de biometanização dos motores como acompanho, por exemplo, na MWM. As inovações já existentes precisam ser adaptadas com velocidade no país. Este assunto está também diretamente ligado ao combate à fome.

A miséria rural é sempre mais severa do que a urbana, e os dados de 2021 mostram que as famílias rurais que vivem fora dos mercados são as que mais perderam renda e qualidade de vida. A fome no Brasil está mais associada a pobreza e miséria e distanciamento da base da pirâmide social da possibilidade de ter renda do que produção agropecuária.

Porém, existe uma má distribuição não da comida, mas da competência para produzir, comercializar, industrializar e prestar serviços a partir do que podemos extrair dos campos, mares e ares do Brasil. Basta ver onde temos cooperativas bem lideradas e como pequenas famílias agrícolas vivem com excelente, renda e dignidade de vida.

Desta forma, para 2022, de olho nos planos das candidaturas. Vamos cobrar planos competentes envolvendo o agronegócio, pois além de significar 1/3 do PIB do país, podendo duplicar de tamanho, significa agrocidadania, renda, eliminação da fome sem precisar dar comida, ensinando a produzir e vender, isso sim.

Não existe país subalimentado, existe país subadministrado e liderado.

2022, ano da grande agroconsciência.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

Deixar de plantar 20 milhões de árvores e colocar em risco empregos, custos ao consumidor e desacreditar o Renovabio é o que vale a decisão de manter em 10% a mistura do biodiesel, foi o que ouvi do ex-ministro Francisco Turra, atual presidente do Conselho da Aprobio, Associação dos Produtores de Biocombustível do Brasil.
Conversei com Dilvo Grolli, presidente da Coopavel, onde acontece uma das maiores feiras do agro do mundo hoje, a Show Rural Coopavel no oeste do Paraná na cidade de Cascavel.
Conversei com Sônia Chapman, uma das maiores especialistas de sustentabilidade no país. Ela é também diretora executiva da Rede Empresarial de Avaliação de Ciclo de Vida - Rede ACV. Esse sistema significa avaliação do berço ao berço. Quer dizer, na natureza nada se perde tudo se transforma. Para o bem ou para o mal irá depender da competência da gestão humana, todos juntos.
A Chocolates De Mendes venceu o prêmio “Startup do Ano” no Fórum Mundial de Bioeconomia, que aconteceu de 18 a 20 de outubro, em Belém, no Pará. O Comitê Consultivo do evento levou em consideração o impacto da companhia para a bioeconomia circular e para as mudanças climáticas.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite