CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - “Agroconsciente existe”, Fernando Degobbi, Coopercitrus Expo.

Publicado em 27/07/2022

TCAI
Tejon e o CEO da Copercitrus, Fernando Degobbi

Aqui no Agroconsciente para o nosso Jornal Eldorado eu estou em um lugar onde a Agroconsciência está se desenvolvendo espetacularmente. Falo aqui de Bebedouro, da Copercitrus Expo, uma exposição onde o sistema todo ambiental, econômico e social está se desenvolvendo e eu trago para nós a presença do CEO da Copercitrus que é o Fernando Degobbi para nos dar uma síntese para todos os ouvintes daqui da Rádio Eldorado o que é essa coisa fenomenal Agroconsciente que vocês estão fazendo aqui.

“Em primeiro lugar, é um prazer recebê-lo, Tejon! Nós temos mais de 38 mil cooperados e esse é o maior evento da Coopercitrus. É um evento onde a gente quer mostrar para o cooperado, para o interessado no agro o que é possível fazer dentro do cooperativismo, desde a recuperação de nascentes, recuperação de matas, programas que a gente faz aqui na nossa Fundação, o braço de educação, que é a parceria também que nós temos com a FATEC e ETEC com o curso de Big Data do agro e também de técnico em agropecuária e mais de 160 empresas líderes no mercado onde elas atuam trazendo só soluções e um espaço especial que é o ecossistema campo digital, visando realmente a alcançar uma agricultura regenerativa, um processo de produção mais sustentável, entendendo tecnologias, trazendo empresas de agricultura de precisão e startups que juntas conseguem agregar solução e, de fato, entregar valor no campo. Então o nosso objetivo aqui é colocar o produtor rural, o cooperado, no centro da nossa proposta de valor”.

E Fernando Degobbi uma coisa genial aqui: criar uma Fundação Copercitrus Credicitrus. Eu estou vendo aqui uma juventude aprendendo a pilotar drones, pilotar robôs, um mundo sensacional do ponto de vista desse ecossistema ambiental, econômico, social. A Fundação, conta para nós um pouquinho desse trabalho genial.

“A Fundação nasceu com o objetivo de ser o braço ESG da cooperativa. É muito importante ter uma gestão dedicada, porque nós que cuidamos dos negócios a gente precisa sempre ter esse contraponto e entender que é muito relevante para a cooperativa estar dentro do propósito da cooperativa que todo esse ecossistema cresça como um todo. E ele só vai crescer com um todo se tivermos atenção nesses processos sociais, ambientais e de governança”.

Olha, Raissen, Carol, ouvintes é simplesmente fascinante falar de Agroconsciente e estar aqui neste momento em Bebedouro vendo este trabalho de total agroconsciência nesta cooperativa com 38 mil cooperados e que promove no entorno dela um grande desenvolvimento econômico, social e ambiental, inclusive com um trabalho genial que é o renascimento de nascentes de água e para encerrar vamos resgatar muita água, não é Degobbi.

“Sim, nós já resgatamos mais de 200 minas, já assinamos um protocolo aqui nosso e os objetivos são mil nascentes que nós queremos resgatar em um curto espaço de tempo”. Muito bom pessoal, é possível, sim, fazer. Grande abraço e parabéns Degobbi e Coopercitrus.

“Muito obrigado Tejon pela sua visita e não tem nada como ver o processo acontecendo. Eu tenho certeza que você sai daqui energizado para continuar a sua missão”.

E o Brasil precisa, grande abraço!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão

Também pode interessar

Ouvindo líderes do complexo do agronegócio brasileiro do antes, dentro e pós-porteira, além dos seculares problemas não resolvidos de reforma tributária, logística, privatização do Porto de Santos e um plano de estado para o futuro do agro brasileiro, colecionamos 12 erros que precisam ser evitados no próximo governo.
Temos mais de 3.500 variedades de cerca de 300 espécies de flores e plantas ornamentais para o presente dos romances, das paixões, do Dia dos Namorados. O Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) está animado com uma perspectiva de crescimento de 4% nas vendas de flores hoje. O dia dos namorados movimenta em torno de 8% do mercado de flores no país. A Holambra é a 4ª maior cooperativa de flores do mundo.
Para Bill Gates, numa entrevista ao MIT Technology Review, os países ricos deveriam mudar totalmente para o consumo da carne sintética, alegando razões climáticas e dos gases efeito estufa.
Estamos no rumo de uma recessão global com queda no consumo, inflação e desarranjo em todas as cadeias de suprimentos, inclusive dos alimentos. Uma crise planetária agravada por polarizações político ideológicas, acompanhada de uma falência de líderes visionários, competentes e que possam executar uma condução para a prosperidade, o que significaria a governança da boa esperança.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite