CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - “Agroconsciente existe”, Fernando Degobbi, Coopercitrus Expo.

Publicado em 27/07/2022

TCAI
Tejon e o CEO da Copercitrus, Fernando Degobbi

Aqui no Agroconsciente para o nosso Jornal Eldorado eu estou em um lugar onde a Agroconsciência está se desenvolvendo espetacularmente. Falo aqui de Bebedouro, da Copercitrus Expo, uma exposição onde o sistema todo ambiental, econômico e social está se desenvolvendo e eu trago para nós a presença do CEO da Copercitrus que é o Fernando Degobbi para nos dar uma síntese para todos os ouvintes daqui da Rádio Eldorado o que é essa coisa fenomenal Agroconsciente que vocês estão fazendo aqui.

“Em primeiro lugar, é um prazer recebê-lo, Tejon! Nós temos mais de 38 mil cooperados e esse é o maior evento da Coopercitrus. É um evento onde a gente quer mostrar para o cooperado, para o interessado no agro o que é possível fazer dentro do cooperativismo, desde a recuperação de nascentes, recuperação de matas, programas que a gente faz aqui na nossa Fundação, o braço de educação, que é a parceria também que nós temos com a FATEC e ETEC com o curso de Big Data do agro e também de técnico em agropecuária e mais de 160 empresas líderes no mercado onde elas atuam trazendo só soluções e um espaço especial que é o ecossistema campo digital, visando realmente a alcançar uma agricultura regenerativa, um processo de produção mais sustentável, entendendo tecnologias, trazendo empresas de agricultura de precisão e startups que juntas conseguem agregar solução e, de fato, entregar valor no campo. Então o nosso objetivo aqui é colocar o produtor rural, o cooperado, no centro da nossa proposta de valor”.

E Fernando Degobbi uma coisa genial aqui: criar uma Fundação Copercitrus Credicitrus. Eu estou vendo aqui uma juventude aprendendo a pilotar drones, pilotar robôs, um mundo sensacional do ponto de vista desse ecossistema ambiental, econômico, social. A Fundação, conta para nós um pouquinho desse trabalho genial.

“A Fundação nasceu com o objetivo de ser o braço ESG da cooperativa. É muito importante ter uma gestão dedicada, porque nós que cuidamos dos negócios a gente precisa sempre ter esse contraponto e entender que é muito relevante para a cooperativa estar dentro do propósito da cooperativa que todo esse ecossistema cresça como um todo. E ele só vai crescer com um todo se tivermos atenção nesses processos sociais, ambientais e de governança”.

Olha, Raissen, Carol, ouvintes é simplesmente fascinante falar de Agroconsciente e estar aqui neste momento em Bebedouro vendo este trabalho de total agroconsciência nesta cooperativa com 38 mil cooperados e que promove no entorno dela um grande desenvolvimento econômico, social e ambiental, inclusive com um trabalho genial que é o renascimento de nascentes de água e para encerrar vamos resgatar muita água, não é Degobbi.

“Sim, nós já resgatamos mais de 200 minas, já assinamos um protocolo aqui nosso e os objetivos são mil nascentes que nós queremos resgatar em um curto espaço de tempo”. Muito bom pessoal, é possível, sim, fazer. Grande abraço e parabéns Degobbi e Coopercitrus.

“Muito obrigado Tejon pela sua visita e não tem nada como ver o processo acontecendo. Eu tenho certeza que você sai daqui energizado para continuar a sua missão”.

E o Brasil precisa, grande abraço!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão

Também pode interessar

The lack of a strategic planning for the Brasilian “Agribusiness” integrated system implies polarisation and dissatisfaction among the numerous actors and, even more, involves ideological biases and political lines. As we´re speaking, the Safra Plan and the Tax Reform are multiplying discussions and campaigns carried out by segments and sub-segments, against each other.
Participei como espectador do Fórum da Soja, e como conferencista do Fórum da Carne, na Expodireto em Não Me Toque, Rio Grande do Sul, na Cooperativa Cotrijal. E em primeiro lugar parabéns pelo sucesso! Volume de negócios quase R$ 8 bilhões. Recorde de público, na casa de quase 400 mil pessoas, com um crescimento na ordem de 18% sobre o ano anterior. Então, em meio aos desafios evidentes de 2024, temos uma esperança realista muito positiva e que nos entusiasma para superar os problemas.
Entrevistei Luis Madi, coordenador da plataforma de inovação tecnológica do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) de Campinas, ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, órgão que reúne especialistas, pesquisadores e cientistas no campo da tecnologia dos alimentos, onde muitos mitos fake news são desenvolvidos e onde a racionalidade científica precisa imperar.
Na COP26 o ministro Joaquim Leite do Meio Ambiente afirmou que as “cooperativas já nascem ESG (environment, social, governance)”. No jornal Eldorado, Fabíola Nader Motta, gerente geral da OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras, disse na sua entrevista ao Agroconsciente com Carolina Ercolin, Haisem Abaki e José Luiz Tejon, ser o “cooperativismo o arranjo produtivo sustentável”.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite