CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - “Agroconsciente existe”, Fernando Degobbi, Coopercitrus Expo.

Publicado em 27/07/2022

TCAI
Tejon e o CEO da Copercitrus, Fernando Degobbi

Aqui no Agroconsciente para o nosso Jornal Eldorado eu estou em um lugar onde a Agroconsciência está se desenvolvendo espetacularmente. Falo aqui de Bebedouro, da Copercitrus Expo, uma exposição onde o sistema todo ambiental, econômico e social está se desenvolvendo e eu trago para nós a presença do CEO da Copercitrus que é o Fernando Degobbi para nos dar uma síntese para todos os ouvintes daqui da Rádio Eldorado o que é essa coisa fenomenal Agroconsciente que vocês estão fazendo aqui.

“Em primeiro lugar, é um prazer recebê-lo, Tejon! Nós temos mais de 38 mil cooperados e esse é o maior evento da Coopercitrus. É um evento onde a gente quer mostrar para o cooperado, para o interessado no agro o que é possível fazer dentro do cooperativismo, desde a recuperação de nascentes, recuperação de matas, programas que a gente faz aqui na nossa Fundação, o braço de educação, que é a parceria também que nós temos com a FATEC e ETEC com o curso de Big Data do agro e também de técnico em agropecuária e mais de 160 empresas líderes no mercado onde elas atuam trazendo só soluções e um espaço especial que é o ecossistema campo digital, visando realmente a alcançar uma agricultura regenerativa, um processo de produção mais sustentável, entendendo tecnologias, trazendo empresas de agricultura de precisão e startups que juntas conseguem agregar solução e, de fato, entregar valor no campo. Então o nosso objetivo aqui é colocar o produtor rural, o cooperado, no centro da nossa proposta de valor”.

E Fernando Degobbi uma coisa genial aqui: criar uma Fundação Copercitrus Credicitrus. Eu estou vendo aqui uma juventude aprendendo a pilotar drones, pilotar robôs, um mundo sensacional do ponto de vista desse ecossistema ambiental, econômico, social. A Fundação, conta para nós um pouquinho desse trabalho genial.

“A Fundação nasceu com o objetivo de ser o braço ESG da cooperativa. É muito importante ter uma gestão dedicada, porque nós que cuidamos dos negócios a gente precisa sempre ter esse contraponto e entender que é muito relevante para a cooperativa estar dentro do propósito da cooperativa que todo esse ecossistema cresça como um todo. E ele só vai crescer com um todo se tivermos atenção nesses processos sociais, ambientais e de governança”.

Olha, Raissen, Carol, ouvintes é simplesmente fascinante falar de Agroconsciente e estar aqui neste momento em Bebedouro vendo este trabalho de total agroconsciência nesta cooperativa com 38 mil cooperados e que promove no entorno dela um grande desenvolvimento econômico, social e ambiental, inclusive com um trabalho genial que é o renascimento de nascentes de água e para encerrar vamos resgatar muita água, não é Degobbi.

“Sim, nós já resgatamos mais de 200 minas, já assinamos um protocolo aqui nosso e os objetivos são mil nascentes que nós queremos resgatar em um curto espaço de tempo”. Muito bom pessoal, é possível, sim, fazer. Grande abraço e parabéns Degobbi e Coopercitrus.

“Muito obrigado Tejon pela sua visita e não tem nada como ver o processo acontecendo. Eu tenho certeza que você sai daqui energizado para continuar a sua missão”.

E o Brasil precisa, grande abraço!

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão

Também pode interessar

Acompanhamos a insegurança da produção de commodities que assola o planeta em função da guerra de dois países de elevada importância na produção de grãos, como milho, soja, cevada, trigo, essenciais na base da pirâmide alimentar, além de energia. 
O setor do agronegócio está dividido, polarizado, uma parte com medo apocalíptico do novo governo, outra parte seguindo adiante, enquanto movimentos sociais já buscam protagonismos nas suas teses de olho nas movimentações dos sem terra, por exemplo, associando a palavra agronegócio com exploração ambiental e humana e se esquecendo que qualquer assentamento produtivo precisa da gestão desse conceito agronegócio além da filosofia cooperativista para obter sucesso para muitos e não para alguns.
PIB caiu 8% na comparação do 1º trimestre 2022 com 2021, e 0,9% comparando o 1º trimestre 2022 com o 4º trimestre 2021; e segundo o IBGE os motivos são: seca prejudicando a safra da soja no SUL e MS.
O Rio Grande do Sul significa cerca de 70% da produção de arroz no Brasil. A Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) conversou conosco através da sua diretora executiva Andressa Silva. Há uma perspectiva de não haver desabastecimento, porém aspectos da logística e mesmo melhores dados sobre o arroz já colhido em silos que podem estar sob inundações são necessários para uma maior certeza da situação. O preço da saca de 60 kg no campo ontem estava a R$ 107,00. Os próximos dias irão evidenciar como ficarão os preços no mercado interno.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite