CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Agronegócio é um LEGO, se não entender as conexões não une as peças. Planejamento estratégico ou se faz agora ou vamos perder a hora.

Publicado em 04/01/2023

TCA
Lego do agronegócio

Ano novo, governo novo, peças do Lego do agronegócio, jogadas sobre a mesa. A transição falou das intenções, boas e bem intencionadas. As partes, as peças do Lego são citadas e mencionadas, mais como fins entremeadas por alguns meios.

Acabar com a fome e trazer dignidade de três refeições por dia à população. Louvável. Compromisso de fortalecer a Embrapa, louvável e sagrado. Produção com sustentabilidade. Condição “ sine qua non” quer dizer não há saída fora da produção com a governança, gestão da sustentabilidade.

O Ministério da Agricultura com o do Desenvolvimento Agrário todos no mesmo rumo, mesmo barco, essencial. Reaproximação com a comunidade internacional, fundamental.

Aplicação severa da lei contra os criminosos do desmatamento e atos ilegais, o óbvio. Desenvolver a indústria do antes e pós-porteira das fazendas, segurança e valor, indiscutível. Produtores rurais com segurança jurídica e com suporte financeiro, seguro, logística, o lógico.

São diversos pronunciamentos que enfatizam a visão de dobrar o agro de tamanho nos próximos 20 anos, incluindo 30 milhões de hectares de áreas degradadas sem tirar uma só árvore. Alvissaras louvável.

Entretanto essas peças precisam ser reunidas num planejamento estratégico com um grande objetivo incluindo metas. Mensurações, meios e responsáveis pela execução, com auditoria dos passos e êxitos ao longo do tempo.

Todas as peças do Lego sistêmico que forma um agronegócio brasileiro precisa estar embalado na mesma caixa, com manual de instrução, reunindo desde os métodos ACV de avaliação de ciclo de vida de produtos, até o estado da arte da ciência, a indústria, o comércio, agropecuária e os serviços.

Um Renovabio para todas as cadeias produtivas nacionais, desde iniciativas como da líder Simone Zilotti da pequena horticultura de Mogi das Cruzes, SP, até as maiores fazendas de commodities do mundo no Matopiba.

Todo esse sistema forma um Lego. Se ele não for integrado e conectado cada um puxa uma pecinha do Lego pro seu lado, não compartilha com as outras, e isso não monta o quebra cabeça. E se deixar um ainda fala mal da pecinha do outro.

Temos uma oportunidade de ouro para um plano estratégico de todo agronegócio brasileiro com objetivos, metas, números, táticas comerciais, investimentos estruturais, cooperativismo, agregação de valor e inclusão de milhões de brasileiros nessa riqueza, e isso vinculado ao crescimento do PIB.

E uma vez organizada a caixa do Lego, precisamos de comunicação e imagem, e fica aqui o Pelé, a maior marca do mundo, com carisma, emoção e uma marca que é amada por todos, quase nunca utilizada.

Vai nossa sugestão, uma campanha de comunicação dizendo assim: Com a bola no pé ele é o eterno rei Pelé. Com o Brasil na agricultura é sustentabilidade e fartura. Olé. Somos Pelé no campo do Agroconsciente, com muitos exemplos de agro regenerativo para encantar o mundo.

Mas chega de vitimização, a hora é de união e gestão. Chega de guerras intestinas entre esta versus aquela facção. Com ideologias não se faz a mesa, com ódios, raivas muito menos se coloca comida na mesa.

Agroconsciente é um só. Planejamento estratégico ou se faz agora ou vamos perder a hora.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

 

Também pode interessar

Nesta sexta-feira está sendo lançado o Plano Nacional de Fertilizantes 2050. Investiguei com a Embrapa Solos e Meio Ambiente sobre uma confusão perigosíssima associando as metas e objetivos deste plano que chega, antes tarde do que nunca, com ligações de que as lavras invadiriam terras das reservas indígenas. Não.
No último debate entre os candidatos o agronegócio recebeu menções pontuais, citações praticamente no meio de muita acusação e confusões. Com o padre Kelmon dizendo que muitos ali, inclusive os jornalistas, precisariam de catequese. Muito bem, voltando ao agro.
Solicitamos esclarecimentos para assessoria de imprensa Danone Brasil, ontem, domingo , que nos enviou uma nota abaixo, porém essa afirmação na Europa  foi feita de forma assertiva pelo diretor de Finanças e Tecnologia de dados da Danone, Sr. Juergen  Esser,  na sua matriz na França para a agência de notícias Reuters na última quinta-feira, e repercutindo aqui no Brasil neste último final de semana.
Conversei com o governador Eduardo Leite, eu diria um grande herói desse momento, no Congresso da ABAG, e perguntei a ele como está o agronegócio no Rio Grande do Sul.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite