CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Alimento, biocombustíveis, saúde ambiental atraem votos dos eleitores

Publicado em 10/10/2022

Agroconsciente Brasil

Realizei ao lado do Instituto Ipeso com a Abag uma pesquisa com eleitores entre 16 e 70 anos nas áreas urbanas de 5 capitais das 5 regiões: Belém, Salvador, Goiânia, São Paulo e Porto Alegre. O estudo foi apresentado num dos congressos Abag.

O objetivo era descobrir o quanto da preocupação dos candidatos políticos com o tema agronegócio poderiam gerar ângulos positivos e atrair votos dos eleitores urbanos das grandes capitais.

O eleitor brasileiro revelava nesse estudo uma elevada percepção do significativo valor dessa cadeia produtiva, para a sua cidade, 87,5%; para o seu estado, 90,8% e para o seu país, 91,2%.

A pesquisa também apontava um orgulho positivo do eleitor brasileiro com os biocombustíveis: 89,9% considerando que o Brasil precisava usar mais a energia renovável que vem da agricultura como o etanol e o biodiesel; 86,3% acreditam que usando o etanol e o biodiesel contribui para diminuir a poluição nas cidades.

Sobre decodificar o que significa agronegócio, para a população urbana o tema da hortifruticultura tem fortíssima conexão. Legumes, verduras e frutas, ovos, leite são tangíveis e tocados in natura pelos consumidores. Os supermercados e as feiras livres são percebidos como autênticos shows do agro nas cidades, cuja relação tem sido um case de sucesso na carne suína ao lado do varejo urbano.

Programas como o Rama – Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos, da Abras, Associação Brasileira dos Supermercados também são cartões de visita do agro junto ao consumidor final, logo o eleitor.

O cidadão urbano conecta alimento com o agro, e ao mencionar as 10 marcas top of mind numa outra pesquisa da RV Mondel vieram pela ordem: JBS Ambev, Friboi, Sadia, Bunge, Embrapa, Cargill, Seara, Nestle e Aurora  Cooperativa. Um destaque especial para a menção a Embrapa, como também já havíamos constatado em outro estudo, a marca que tem credibilidade para falar em nome do agro.

Então vamos vendo que o assunto agro está percebido na sociedade envolvendo grandes marcas de alimentos e bebidas, o pós-porteira agroindustrial e, consequentemente, deve fazer parte dos planos dos candidatos e de seus compromissos com o futuro governo.

Este estudo de olho nos eleitores e no agro evidenciou uma expectativa de que os candidatos tenham competência, conhecimento e promoção da atividade. 90,5% dos entrevistados afirmou que concorda que o futuro presidente precisa dar mais atenção para as questões dos alimentos. Enquanto 89,9% entendem que o Brasil pode alimentar o mundo e gerando renda para os brasileiros.

Eleitores também revelam preocupações com a infraestrutura, portos, armazéns e ferrovias. O ângulo da saúde surge da mesma forma com meio ambiente, biogás natural e renovável, e segmentos e nichos de orgânicos, biodinâmicos, agricultura local nas grandes cidades e vertical.

Dessa forma numa revelação de que 83,5% concorda ser o agronegócio motor da economia do Brasil, sem dúvida podemos afirmar: sim, o candidato que souber tratar e apresentar planos para alimentos, biocombustíveis e saúde ambiental ganhará votos urbanos.

A marca da agropecuária mais querida pelo consumidor eleitor urbano é: agricultura familiar. E quando apresentados a uma lista de profissões perguntando quais as 5 consideradas vitais para a vida na cidade as respostas foram: bombeiro, médico, professor, policial e agricultor. Idem na pesquisa RV Mondel, 7 em 10 urbanos disse admirar o agronegócio.

Sim senhores candidatos, revelar sabedoria, competência, bom senso e tratar dos alimentos, biocombustíveis, saúde ambiental e cooperação ao invés de fragmentação e divisões é o único caminho. Dignidade para o mundo e para todos os brasileiros, isso dá voto, sim.

Um só agronegocio que tem o destino do Brasil, a todos pertence mas não é de ninguém. Agroconsciente.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

 

Também pode interessar

The 30th United Nations Conference on Climate Change (COP–30), to be held between November 10 and 21, 2025, in Belém, state of Pará, Amazon, Brazil, brings the essential function of electing the High-Level Climate Champion, that is, the nomination of a Brazilian authority who represents this entire Agri-environmental, Sustainable and Agroeconomic movement.
Em entrevista para o Estadão e também para nossa coluna Agroconsciente da Eldorado, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, afirma que meio ambiente, preservação, sustentabilidade, práticas sociais formam o futuro inexorável do agronegócio doravante. Ele também afirmou que irá desenvolver tolerância zero com o crime, desmatamento ilegal, o crime ambiental terá um controle rigoroso.
Nestes últimos dias três alertas significativos soaram a nível nacional, internacional e no Estadão de 14 de maio, sábado passado no seu editorial. Essas três sirenes recentes estão sendo acompanhadas aqui no nosso Agroconsciente, do Jornal Eldorado, numa iniciativa que estamos fazendo: voz de líder.
Entrevistei o primeiro brasileiro que esteve no Everest que dá uma aula de sustentabilidade no agronegócio! Estou com ele em Colider, na Show Rural aqui desse Mato Grosso que vai subir muito no agro com sustentabilidade. Daqui pra frente Waldemar Niclevicz: o que um alpinista pode nos ensinar no Agroconsciente?
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite