CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Café com leite & biogás a fórmula Maria Antonieta Rex

Publicado em 19/05/2023

Visitei Maria Antonieta Guazelli, da Agropecuária Rex.

Entrevistei em Boa Esperança, sul de Minas Gerais, uma líder produtora rural Agroconsciente, Maria Antonieta Guazelli, da Agropecuária Rex, membro do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag) e coordenadora de comunicação da Associação dos Produtores de Leite (Abraleite), que reúne as atividades do leite com o café e mostra a sustentabilidade originada da integração dessas duas atividades.

Perguntei a ela qual o segredo do novo café com leite mineiro. “O café com leite, além de ser uma bebida deliciosa, muitas pessoas adoram, ele faz também uma integração na questão da produção tanto do leite quanto do café primordial. Essa integração se faz através do aproveitamento dos dejetos da produção de leite que são usados como fertilizantes nas lavouras do café. E com isso nós conseguimos a redução de custos na produção do café e muito mais do que isso, nós conseguimos manter uma umidade de solo que é capaz de suportar os momentos de estiagem que temos aqui no sul de Minas, que são muitos desafiantes para os nossos cafés. Então a integração café com leite não se dá somente no produto final, na bebida, mas principalmente na produção dos dois, café com leite com sustentabilidade e é uma solução para a questão ambiental principalmente”.

Em seguida a questionei sobre a produção do leite verde, com sustentabilidade e aproveitamento dos desejos, gerando biogás, bioeletrecidade, biofertilizante e se essas ações melhoram a qualidade do leite para os consumidores de São Paulo. E ela disse: “Com certeza, os dejetos antes de serem usados na fertirrigação, são usados na produção de biogás e com isso nós temos uma energia limpa, renovável. Então parte da nossa energia aqui na fazenda é gerada através dos dejetos também. Então é uma outra utilização fundamental que nós temos para os dejetos gerando mais uma vez uma visão sistêmica, integrada”, concluiu

Portanto, o café com leite fica mais gostoso e saudável quando produzidos juntos na mesma fazenda, com visão sistêmica.

Vale registrar aqui que a operação biogás na fazenda Palmito, de Maria Antonieta, é uma parceria com a MWM.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

A informação acima foi realizada a partir de um estudo inédito da Serasa Experian Agro sobre uma amostra de 10% do total de pretendentes contratantes do crédito rural e/ou seguro  no ano passado, num total de 163.600 produtores rurais. O Head de agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta, me disse: “quando o assunto é ESG não basta só olhar para o crédito, é importante avaliar os dois aspectos: Agro Score e Score ESG Agro.
Somos potência para dobrar de tamanho em tudo. E principalmente onde já possuímos ativos concretos, conhecimento, inteligência humana, e exemplos honestos e legítimos. Nos últimos 50 anos o que passamos a chamar de “agronegócio”, um sistema envolvendo a agropecuária com a ciência, insumos, mecanização, indústria, agregando valor, comércio e todo setor de serviços passou a representar 27,4% do PIB nacional. Esta conta hoje é “contada” pelo Cepea/Esalq. Portanto, em um PIB total brasileiro de US$ 1.92 tri em 2022, o agronegócio representou US$ 526 bilhões.
Conversei com a Gislaine Balbinot, diretor executiva da Associação Brasileira de Agronegócio (ABAG) que nos fala sobre as novidades da 22ª edição do Congresso Brasileiro de Agronegócio.
Em entrevista para o Agroconsciente, Ivan Wedekin, ex-secretário de Política Agrícola no primeiro governo Lula ao lado do ministro Roberto Rodrigues, consultor, agrônomo, aponta que o setor precisa ficar de olho, sim, no mercado, pois “o mercado é o nosso patrão”.
© 2024 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite