CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Carne bovina brasileira sob ataque de Trump. “Somos competitivos”, afirma Oswaldo Ribeiro Jr., presidente da ACRIMAT

Publicado em 01/08/2025

Divulgação
Oswaldo Riberito Jr., presidente da ACRIMAT

A blitz, ataque de Trump ao Brasil, tem cinco focos de fogo: ideológico, egológico, comercial, estratégico geopolítico e protecionista ao seu agronegócio.

Ouvimos o presidente da Associação dos Criadores do Mato Grosso (ACRIMAT), hoje o maior estado da pecuária de corte no país e com um excelente desenvolvimento tecnológico, de qualidade e produtividade, o médico e pecuarista Dr. Oswaldo Ribeiro Jr.

A queda no preço da arroba, a impossibilidade a curto prazo de direcionar para outros mercados, inclusive o chinês, a ainda desunião da cadeia produtiva, frigoríficos e varejo que deveriam estar reunidos com o pecuarista e, sem dúvida, um protecionismo de Trump aos pecuaristas norte-americanos que nos veem como poderosos adversários produzindo a custo 20% inferior e com qualidade superior, onde abastecemos a indústria dos Estados Unidos com cortes do “dianteiro” para hambúrgueres. De fato estamos sob uma “cruzada” ideológica, egológica, geopolítica, comercial e de protecionismo do agro USA versus o brasileiro.

Ao lado de Haisem Abaki e Carolina Ercolin ouçam a entrevista completa com o presidente da ACRIMAT abaixo⬇️

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Em 1966, o jornalista Sérgio Porto, sob o nome de Stanislaw Ponte Preta, lançou um livro extraordinário: Febeapá, o Festival de Besteiras que assola o país”. Eu conversei com o engenheiro agrônomo, agroambientalista e professor Xico Graziano para que ele nos dissesse 3 besteiras a respeito de meio ambiente que se fala por aí e que não são verídicas.
Sempre que alguém me diz ser algo impossível, mais eu desconfio da sua total possibilidade. Então aí está. Finalmente uma guerra imprevisível, inimaginada, mas começou. O Le Monde, aqui da França, comenta que de um lado temos o presidente da Ucrânia Zelensky, um ex-comediante inexperiente, e do outro Putin na Rússia, ex-KGB, altamente experiente em repressões e conflitos.
Estou no Rio Grande do Sul onde terminou há pouco tempo a Expodireto, uma das feiras mais importantes do Sul do país, e conversei com o Prof. Dr. Elmar Floss, um dos especialistas mais renomados do Brasil e que tem um domínio do tema agronomia.
A ideia de taxar a cesta básica de alimentos com 25% de imposto e depois aplicar o cashback para a população de baixa renda é muito estranha. Supermercados não gostam nada disso, com certeza não será bom para o consumidor, para o país e para o agronegócio.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite