CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Cidade de São Paulo mais de 800 cooperativas! Parabéns cooperativismo no seu dia e semana!

Publicado em 03/07/2023

Divulgação
1º de julho - Dia Internacional de Cooperativas

Vamos falar hoje sobre cooperativas. Vocês sabiam qual a cidade brasileira que tem o maior número de cooperativas no país? Exatamente a cidade de São Paulo.

Aline Cardoso, que é secretária de Desenvolvimento e Trabalho, declarou: “a cidade de São Paulo hoje conta com mais de 800 cooperativas, sendo o maior número dentre os municípios no Brasil. Esse quantitativo mostra o potencial econômico que o setor apresenta não só para o poder público e privado, mas também para os diversos trabalhadores que encontram no cooperativismo a sua geração de renda”.

Portanto aqui, na cidade de São Paulo, existe o programa SP Coopera e a Semana C, onde foi no primeiro dia de julho, dia 1 de julho, que é o Dia Internacional de Cooperativas, aconteceu um grande trabalho promovendo a sensibilização, qualificação, atendimento e formalização, tudo de maneira gratuita para o cooperado.

Portanto extraordinária ação. São Paulo é uma cidade, quando reúne o aspecto econômico financeiro do agro, é a maior, é a capital do capital como costumam dizer, e a semana do cooperativismo teve movimentos das cooperativas no país inteiro. E qual é a importância da cooperativa no planeta Terra? Gigantesto. Cerca de 1 bilhão e 200 milhões de pessoas no mundo são conectados às cooperativas.

O faturamento das cooperativas quando reunidos no mundo inteiro é a maior empresa de longe do país, do mundo, e no caso do Brasil a reunião do faturamento das cooperativas atinge algo em torno de 600 bilhões de reais e há uma perspectiva de que nos próximos 4 anos chegue a 1 trilhão de reais, envolvendo cerca de 30 milhões de brasileiros.

No campo, na agricultura, na agroindústria ligada à agricultura, as cooperativas significam cerca de 60% de tudo que é produzido no agronegócio brasileiro. E uma coisa muito importante que observamos, onde tem cooperativas bem lideradas o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é melhor do que em lugares que não existem as cooperativas bem lideradas.

Portanto tem como filosofia de trabalho o cooperativismo o não deixar gente para trás, empreendedorismo onde muitos consigam ser bem sucedidos. Portanto aqui em São Paulo as atividades foram no CERET, o Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador, ali no Jardim Anália Franco.

Parabéns Prefeitura de São Paulo, parabéns cooperativismo brasileiro, porque as cooperativas significam a capilaridade da dignidade humana e no campo é a única fórmula de um pequeno produtor se transformar em um grande empresários juntos. Parabéns cooperativas. Parabéns OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), parabéns a OCESP (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo) e parabéns a Aliança de Cooperativas Internacionais lá em Bruxelas.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Aqui direto da França, cidade de Nantes, estou ao lado de 40 estudantes internacionais para um master de pós-graduação em gestão de alimentos e agronegócio, na Audencia Business School, em parceria com a Fecap São Paulo. E no final de semana demos uma volta pelos restaurantes da cidade para identificar curiosidades importantes sobre os alimentos e o agronegócio junto aos consumidores finais.
Estamos na Semana Internacional do Cooperativismo. Quando reunimos todo o movimento econômico das cooperativas do planeta elas formam a maior empresa do mundo.
Falo da França, diretamente para o nosso Agroconsciente da Eldorado, com a doutora Juliana Grazini, que é especialista aqui nos temas da Europa e da França junto do agronegócio. Perguntei a professora Juliana qual a sua visão sobre o movimento dos agricultores europeus e franceses e no que o movimento vai levar e chegar com essa ação.
Uma transformação revolucionária reunindo nano informações que consegue saber que a velocidade da rotação do planeta terra diminuiu em milésimos de segundo, onde pesquisadores geneticistas descobrem genes já existentes nas plantas que as permitem crescer mais de 50% a produtividade na mesmíssima área, e onde o negacionismo da mudança climática do planeta tendo como efeitos também a causa humana não pode mais ser contestada, exatamente neste cenário temos a oportunidade de todos os séculos para o Brasil.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite