CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Cidade de São Paulo mais de 800 cooperativas! Parabéns cooperativismo no seu dia e semana!

Publicado em 03/07/2023

Divulgação
1º de julho - Dia Internacional de Cooperativas

Vamos falar hoje sobre cooperativas. Vocês sabiam qual a cidade brasileira que tem o maior número de cooperativas no país? Exatamente a cidade de São Paulo.

Aline Cardoso, que é secretária de Desenvolvimento e Trabalho, declarou: “a cidade de São Paulo hoje conta com mais de 800 cooperativas, sendo o maior número dentre os municípios no Brasil. Esse quantitativo mostra o potencial econômico que o setor apresenta não só para o poder público e privado, mas também para os diversos trabalhadores que encontram no cooperativismo a sua geração de renda”.

Portanto aqui, na cidade de São Paulo, existe o programa SP Coopera e a Semana C, onde foi no primeiro dia de julho, dia 1 de julho, que é o Dia Internacional de Cooperativas, aconteceu um grande trabalho promovendo a sensibilização, qualificação, atendimento e formalização, tudo de maneira gratuita para o cooperado.

Portanto extraordinária ação. São Paulo é uma cidade, quando reúne o aspecto econômico financeiro do agro, é a maior, é a capital do capital como costumam dizer, e a semana do cooperativismo teve movimentos das cooperativas no país inteiro. E qual é a importância da cooperativa no planeta Terra? Gigantesto. Cerca de 1 bilhão e 200 milhões de pessoas no mundo são conectados às cooperativas.

O faturamento das cooperativas quando reunidos no mundo inteiro é a maior empresa de longe do país, do mundo, e no caso do Brasil a reunião do faturamento das cooperativas atinge algo em torno de 600 bilhões de reais e há uma perspectiva de que nos próximos 4 anos chegue a 1 trilhão de reais, envolvendo cerca de 30 milhões de brasileiros.

No campo, na agricultura, na agroindústria ligada à agricultura, as cooperativas significam cerca de 60% de tudo que é produzido no agronegócio brasileiro. E uma coisa muito importante que observamos, onde tem cooperativas bem lideradas o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é melhor do que em lugares que não existem as cooperativas bem lideradas.

Portanto tem como filosofia de trabalho o cooperativismo o não deixar gente para trás, empreendedorismo onde muitos consigam ser bem sucedidos. Portanto aqui em São Paulo as atividades foram no CERET, o Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador, ali no Jardim Anália Franco.

Parabéns Prefeitura de São Paulo, parabéns cooperativismo brasileiro, porque as cooperativas significam a capilaridade da dignidade humana e no campo é a única fórmula de um pequeno produtor se transformar em um grande empresários juntos. Parabéns cooperativas. Parabéns OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), parabéns a OCESP (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo) e parabéns a Aliança de Cooperativas Internacionais lá em Bruxelas.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Estou aqui com Henrique Mazotini, entrevistando líderes do agro, nessa virada de ano e o Henrique é presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo, também da Abisolo, setor importantíssimo de micronutrientes que cresce extraordinariamente e vamos ouvir aqui o Henrique e a sua visão em 2022 e a sua perspectiva para 2023 desse setor e de uma categoria fundamental, que é a categoria dos engenheiros agrônomos do Estado de São Paulo.
Começa neste sábado (26) a celebração de 90 anos da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), a genética animal que significa 80% da pecuária nacional no gado Gyr, Guzerá, Nelore e cruzamentos com outras raças. Começou com um pioneiro herói Celso Garcia Cid em torno de 1940 importando os primeiros zebus da Índia. Aqui foram tropicalizados e hoje nesta Expozebu, em Uberaba Minas Gerais, nos transformamos na capital mundial do zebu, e exportamos genética brasileira para a própria Índia.
Entrevistei o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai, e pedi que ele explanasse a respeito das ações da sua secretaria perante os dramas climáticos e as ações emergenciais necessárias para reconstruir a vida agropecuária no Estado de São Paulo.
Estou na posse da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) e com o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Guilherme Campos, e vivemos uma confusão nacional e a pergunta que fiz a ele foi: qual sua visão, expectativas e ações que o MAPA pode estar fazendo nesse momento.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite