CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Cidade de São Paulo mais de 800 cooperativas! Parabéns cooperativismo no seu dia e semana!

Publicado em 03/07/2023

Divulgação
1º de julho - Dia Internacional de Cooperativas

Vamos falar hoje sobre cooperativas. Vocês sabiam qual a cidade brasileira que tem o maior número de cooperativas no país? Exatamente a cidade de São Paulo.

Aline Cardoso, que é secretária de Desenvolvimento e Trabalho, declarou: “a cidade de São Paulo hoje conta com mais de 800 cooperativas, sendo o maior número dentre os municípios no Brasil. Esse quantitativo mostra o potencial econômico que o setor apresenta não só para o poder público e privado, mas também para os diversos trabalhadores que encontram no cooperativismo a sua geração de renda”.

Portanto aqui, na cidade de São Paulo, existe o programa SP Coopera e a Semana C, onde foi no primeiro dia de julho, dia 1 de julho, que é o Dia Internacional de Cooperativas, aconteceu um grande trabalho promovendo a sensibilização, qualificação, atendimento e formalização, tudo de maneira gratuita para o cooperado.

Portanto extraordinária ação. São Paulo é uma cidade, quando reúne o aspecto econômico financeiro do agro, é a maior, é a capital do capital como costumam dizer, e a semana do cooperativismo teve movimentos das cooperativas no país inteiro. E qual é a importância da cooperativa no planeta Terra? Gigantesto. Cerca de 1 bilhão e 200 milhões de pessoas no mundo são conectados às cooperativas.

O faturamento das cooperativas quando reunidos no mundo inteiro é a maior empresa de longe do país, do mundo, e no caso do Brasil a reunião do faturamento das cooperativas atinge algo em torno de 600 bilhões de reais e há uma perspectiva de que nos próximos 4 anos chegue a 1 trilhão de reais, envolvendo cerca de 30 milhões de brasileiros.

No campo, na agricultura, na agroindústria ligada à agricultura, as cooperativas significam cerca de 60% de tudo que é produzido no agronegócio brasileiro. E uma coisa muito importante que observamos, onde tem cooperativas bem lideradas o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é melhor do que em lugares que não existem as cooperativas bem lideradas.

Portanto tem como filosofia de trabalho o cooperativismo o não deixar gente para trás, empreendedorismo onde muitos consigam ser bem sucedidos. Portanto aqui em São Paulo as atividades foram no CERET, o Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador, ali no Jardim Anália Franco.

Parabéns Prefeitura de São Paulo, parabéns cooperativismo brasileiro, porque as cooperativas significam a capilaridade da dignidade humana e no campo é a única fórmula de um pequeno produtor se transformar em um grande empresários juntos. Parabéns cooperativas. Parabéns OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), parabéns a OCESP (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo) e parabéns a Aliança de Cooperativas Internacionais lá em Bruxelas.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Estou no oeste do Paraná, no meio de uma bioplanta, muito espetacular e muito feliz porque significa exemplos brasileiros. Tem um Brasil que realiza e nós quase não ficamos sabendo, e a nossa missão é mostrar isso. Estou ao lado do Anderson Léo Sabadin, presidente da Primato, que é uma cooperativa que reúne cerca de 11 mil famílias agrícolas, grande parte produzindo suínos, carne, leite e o ponto é: os dejetos dos animais são espetaculares biocombustíveis. Eles se transformam em biofertilizantes, em bioeletricidade, em biometano, e você coloca todo uma região já preparada para ser rica em energia e na descarbonização e é um fato, histórico, espetacular, esta reunião aqui da Cooperativa Primato com uma indústria de engenharia, a Tupy MWM.
Ouvimos aqui entidades e líderes sérios com dados e fatos nas mãos sobre o assunto do arroz. Aliás, um produto que carece de ações de valorização perante o consumidor, pois ao longo de anos, onde cresce a renda, cai seu consumo.
O mundo pede mais produção e alimentos saudáveis. 150 milhões de toneladas de soja, vamos lá Brasil, fizemos 136 na safra 2020/21. Milho, 150 milhões de toneladas de grãos, por que não? Faremos cerca de 90 milhões de toneladas nesta safra. Incorporar 10 ou 15 milhões de hectares de áreas boas com pastagem degradada sem cortar uma só árvore.
Estou no Panamá a convite da Agroceres PIC no seminário executivo LATAM 2025. Executivos do agro de 15 países, incluindo Estados Unidos, debatem o cenário global; a inteligência artificial aplicada; o poder da comunicação e a preparação para o futuro.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite