CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Cidade de São Paulo mais de 800 cooperativas! Parabéns cooperativismo no seu dia e semana!

Publicado em 03/07/2023

Divulgação
1º de julho - Dia Internacional de Cooperativas

Vamos falar hoje sobre cooperativas. Vocês sabiam qual a cidade brasileira que tem o maior número de cooperativas no país? Exatamente a cidade de São Paulo.

Aline Cardoso, que é secretária de Desenvolvimento e Trabalho, declarou: “a cidade de São Paulo hoje conta com mais de 800 cooperativas, sendo o maior número dentre os municípios no Brasil. Esse quantitativo mostra o potencial econômico que o setor apresenta não só para o poder público e privado, mas também para os diversos trabalhadores que encontram no cooperativismo a sua geração de renda”.

Portanto aqui, na cidade de São Paulo, existe o programa SP Coopera e a Semana C, onde foi no primeiro dia de julho, dia 1 de julho, que é o Dia Internacional de Cooperativas, aconteceu um grande trabalho promovendo a sensibilização, qualificação, atendimento e formalização, tudo de maneira gratuita para o cooperado.

Portanto extraordinária ação. São Paulo é uma cidade, quando reúne o aspecto econômico financeiro do agro, é a maior, é a capital do capital como costumam dizer, e a semana do cooperativismo teve movimentos das cooperativas no país inteiro. E qual é a importância da cooperativa no planeta Terra? Gigantesto. Cerca de 1 bilhão e 200 milhões de pessoas no mundo são conectados às cooperativas.

O faturamento das cooperativas quando reunidos no mundo inteiro é a maior empresa de longe do país, do mundo, e no caso do Brasil a reunião do faturamento das cooperativas atinge algo em torno de 600 bilhões de reais e há uma perspectiva de que nos próximos 4 anos chegue a 1 trilhão de reais, envolvendo cerca de 30 milhões de brasileiros.

No campo, na agricultura, na agroindústria ligada à agricultura, as cooperativas significam cerca de 60% de tudo que é produzido no agronegócio brasileiro. E uma coisa muito importante que observamos, onde tem cooperativas bem lideradas o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é melhor do que em lugares que não existem as cooperativas bem lideradas.

Portanto tem como filosofia de trabalho o cooperativismo o não deixar gente para trás, empreendedorismo onde muitos consigam ser bem sucedidos. Portanto aqui em São Paulo as atividades foram no CERET, o Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador, ali no Jardim Anália Franco.

Parabéns Prefeitura de São Paulo, parabéns cooperativismo brasileiro, porque as cooperativas significam a capilaridade da dignidade humana e no campo é a única fórmula de um pequeno produtor se transformar em um grande empresários juntos. Parabéns cooperativas. Parabéns OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), parabéns a OCESP (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo) e parabéns a Aliança de Cooperativas Internacionais lá em Bruxelas.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

Conversei com André Matos, engenheiro agrônomo, produtor rural e diretor técnico da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), direto de Pelotas que faz um relato intenso da situação e reforça que não teremos desabastecimento no arroz e, sim, prejuízos na soja. Cerca de 360 mil famílias agrícolas do RS precisam de plano emergencial para a justa superação!
Essa pergunta ouvi muito após o lançamento na última quarta-feira do Plano Safra 2022/23, em Brasília, com a presença do presidente da República. A resposta para essa pergunta é: depende. Em primeiríssimo lugar depende dos fatores climáticos.
O colunista do Estadão Lourival Sant’anna (Página A15, edição de 16/4 - Risco  de dependência assimétrica) escreveu: “comércio e investimentos entre Brasil e China andam sozinhos. No governo Jair Bolsonaro, que tinha relação ruim com a China e atravessou a pandemia, o comércio bilateral cresceu 52%, e os investimentos chineses 79%, e somos o maior destino dos investimentos chineses, 13,6%”. Aproveito aqui tanto a visão da assimetria dos riscos de Lourival Sant’anna quanto o Brasil ser maior do que o buraco de Joelmir Betting, para concluir que o Brasil tem uma força que supera seus governos.
Estamos hoje em um tema muito importante e junto ao Sistema Faesp Senar, que é uma realização que promove efetivamente o desenvolvimento dos seres humanos do agronegócio no Estado de São Paulo. Conversei com o Dr. Carlos Alberto Demeterco, assessor especial da presidência do Sistema Faesp Senar, do Dr. Tirso Meirelles, e pedi a ele para contar o fundamento maior dos Centros de Excelência e nos relatar em cada cidade qual é o ponto específico do conhecimento.
© 2026 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite