CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Cidade de São Paulo mais de 800 cooperativas! Parabéns cooperativismo no seu dia e semana!

Publicado em 03/07/2023

Divulgação
1º de julho - Dia Internacional de Cooperativas

Vamos falar hoje sobre cooperativas. Vocês sabiam qual a cidade brasileira que tem o maior número de cooperativas no país? Exatamente a cidade de São Paulo.

Aline Cardoso, que é secretária de Desenvolvimento e Trabalho, declarou: “a cidade de São Paulo hoje conta com mais de 800 cooperativas, sendo o maior número dentre os municípios no Brasil. Esse quantitativo mostra o potencial econômico que o setor apresenta não só para o poder público e privado, mas também para os diversos trabalhadores que encontram no cooperativismo a sua geração de renda”.

Portanto aqui, na cidade de São Paulo, existe o programa SP Coopera e a Semana C, onde foi no primeiro dia de julho, dia 1 de julho, que é o Dia Internacional de Cooperativas, aconteceu um grande trabalho promovendo a sensibilização, qualificação, atendimento e formalização, tudo de maneira gratuita para o cooperado.

Portanto extraordinária ação. São Paulo é uma cidade, quando reúne o aspecto econômico financeiro do agro, é a maior, é a capital do capital como costumam dizer, e a semana do cooperativismo teve movimentos das cooperativas no país inteiro. E qual é a importância da cooperativa no planeta Terra? Gigantesto. Cerca de 1 bilhão e 200 milhões de pessoas no mundo são conectados às cooperativas.

O faturamento das cooperativas quando reunidos no mundo inteiro é a maior empresa de longe do país, do mundo, e no caso do Brasil a reunião do faturamento das cooperativas atinge algo em torno de 600 bilhões de reais e há uma perspectiva de que nos próximos 4 anos chegue a 1 trilhão de reais, envolvendo cerca de 30 milhões de brasileiros.

No campo, na agricultura, na agroindústria ligada à agricultura, as cooperativas significam cerca de 60% de tudo que é produzido no agronegócio brasileiro. E uma coisa muito importante que observamos, onde tem cooperativas bem lideradas o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é melhor do que em lugares que não existem as cooperativas bem lideradas.

Portanto tem como filosofia de trabalho o cooperativismo o não deixar gente para trás, empreendedorismo onde muitos consigam ser bem sucedidos. Portanto aqui em São Paulo as atividades foram no CERET, o Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador, ali no Jardim Anália Franco.

Parabéns Prefeitura de São Paulo, parabéns cooperativismo brasileiro, porque as cooperativas significam a capilaridade da dignidade humana e no campo é a única fórmula de um pequeno produtor se transformar em um grande empresários juntos. Parabéns cooperativas. Parabéns OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), parabéns a OCESP (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo) e parabéns a Aliança de Cooperativas Internacionais lá em Bruxelas.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

A Chocolates De Mendes venceu o prêmio “Startup do Ano” no Fórum Mundial de Bioeconomia, que aconteceu de 18 a 20 de outubro, em Belém, no Pará. O Comitê Consultivo do evento levou em consideração o impacto da companhia para a bioeconomia circular e para as mudanças climáticas.
Enquanto discutimos transição energética saudável o crime organizado entrou forte nos combustíveis. A utilização do etanol para falsificação de bebidas destiladas com morte de pessoas foi descoberta há pouco tempo, através do crime organizado da base da pirâmide criminosa.
Estou no Rio Grande do Sul, cidade de Santa Rosa, dentro de uma das mais evoluídas cooperativas da região que produz trigo, soja, milho e leite, a Cotrirosa. Aqui, no seminário do leite, além da disseminação da ciência e de tecnologias contemporâneas para seguir adiante nessa vida de pecuária leiteira, uma grande presença de jovens, estudantes de cursos técnicos da região vestindo camisetas com a inscrição “Sucessão rural passa por aqui”.
Marco importantíssimo de legítima ação de agrocidadania. Agricitizenship como o criador do agribusiness Dr. Ray Goldberg, em Harvard, tanto pede hoje aos líderes mundiais do setor. E aqui no Brasil podemos elogiar um marco excelente neste sentido num evento realizado na COSAN, a ONG Gerando Falcões apresentou a grandes empresários do agro seu fundo dignidade que objetiva levar 1 milhão de pessoas para a dignidade da vida nos próximos 10 anos.
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite