CABEÇA
DE LÍDER

José Luiz Tejon

Eldorado/Estadão - Polinização de abelhas trará ótima imagem para o selo biodiesel sustentável

Publicado em 19/02/2025

Divulgação
Carlos Pamplona, especialista em polinização de abelhas e agricultura regenerativa tropical

Entrevistei o especialista em polinização de abelhas e agricultura regenerativa tropical Carlos Pamplona Rehder que apresentou à Secretaria da Agricultura o estudo do “impacto da polinização das abelhas no selo do biodiesel sustentável”.

“O que é esse selo biodiesel sustentável? É a garantia que as empresas que produzem biodiesel e diesel compram de produtores familiares de pequena escala a matéria-prima para produzir o biodiesel. Hoje nós temos praticamente um milhão de hectares no Brasil de compras de produtos, de soja principalmente, que é feita em propriedades familiares que vão originar. Para isso nós estudamos a quantidade de abelhas necessárias para fazer esse serviço ambiental e o impacto financeiro. Se incluíssemos em cada hectare duas colmeias, nós conseguiríamos ter um serviço com uma margem bruta de 1 bilhão de reais, somente de incluir esse serviço para os agricultores familiares, fora a produção de mel, e fora o valor gerado pelo biodiesel e tudo mais. Então o impacto foi interessantíssimo e estou apresentando isso para a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo para tentarmos construir a criação e inclusão das abelhas como serviço de polinização nas propriedades de pequeno porte vinculadas ao selo biodiesel sustentável, incluindo o ARP, que é a agricultura regenerativa tropical, que vai reduzir os custos e proteger as abelhas e as abelhas são tudo da agricultura regenerativa e isso é um potencial enorme, não só de criar na mesma área mais soja, mais renda, mais biodiesel, mas também isso pode ter uma imagem muito importante na produção do biodiesel porque a abelha é muito mediática, ela pode trazer um valor e uma visão de como é sustentável a produção de soja no Brasil, inclusive se pensarmos que no Brasil temos no mínimo 20% de reserva legal e APP e com isso nós podemos até demonstrar que as abelhas moram nesse local, nessa reserva legal, as abelhas que estão no meio ambiente e elas vão fazer um trabalho de polinização durante a florada da soja nas pequenas propriedades. Esse é o trabalho, criar e demonstrar essa visão que a abelha pode trazer o resultado financeiro. A polinização vai gerar, no mínimo, 15% de aumento de produtividade de soja e esse aumento vai gerar 15% a mais de biodiesel. Então as abelhas curam a nossa agricultura ainda mais a regenerativa. E temos tudo para vencer e mostrar isso ao mundo e produzir mais”.

É muito interessante esse estudo realizado pelo Carlos Pamplona mostrando como a agricultura regenerativa tropical tem ingredientes que são desejados pelo mundo inteiro. Parabéns, a importância que sempre teve a polinização das abelhas, mas a importância dessa ação, dessa iniciativa associando isso ao biodiesel sustentável brasileiro. Muito bom para a imagem do Brasil também.

José Luiz Tejon para a Eldorado/Estadão.

Também pode interessar

On Monday, September 2nd, at the Legislative Assembly of the State of São Paulo (Capital of the State of São Paulo-Brazil), at 7 pm, Dr.Roberto  Rodrigues received another significant tribute for his achievements in favor of our Agriculture.
Começamos o ano trazendo as perspectivas e expectativas da FAESP, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo e Senar, na palavra do seu presidente, Tirso de Salles Meirelles.
A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), representante dos agricultores, lançou um manifesto nesta quarta-feira (26) contra a agropolarização de uns contra os outros, pregando um conceito de união através do alimento. O alimento nos une a todos.
Ou a indústria, comércio e serviços zelam pela imagem dos seus produtores rurais, ou perderão consumidores finais. O mundo mudou e agora consumidor final quer saber de onde veio o alimento, quem originou o algodão, o etanol, biodiesel, café, frutas, carnes, ovos, peixes, e se naquela atividade leiteira, por exemplo, os biodigestores já existem produzindo biometano para mover os veículos tirando metano da atmosfera?
© 2025 José Luiz Tejon Megido. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por RMSite